LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas

LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas

Coordenadora: Sofia Aboim
Vice-coordenadora: Ana Patrícia Hilário

 

O Grupo de Investigação (GI) LIFE tem como objetivo central conhecer como se (re)produzem velhas e novas formas de desigualdade e solidariedade numa sociedade global e em acelerada mudança, e compreender os respetivos impactos nos percursos biográficos, nos estilos de vida e na vida quotidiana dos indivíduos.

A investigação realizada no GI LIFE também monitoriza políticas públicas desenhadas para lidar com alguns desafios sociais contemporâneos, analisando como a regulação pública molda práticas e é moldada pelas práticas de diversos atores sociais, individuais e coletivos, formal ou informalmente organizados, em vários tempos e esferas da vida: familiar, escolar, profissional, associativa, das relações pessoais e afetivas, na esfera da saúde e bem-estar, do lazer, das mobilidades, dos usos de novas tecnologias da informação e comunicação, etc. 

As abordagens teóricas e metodológicas desenvolvidas no GI LIFE são plurais e diversificadas: ainda que a Sociologia seja a disciplina predominante entre os seus investigadores, esta articula-se com outras disciplinas como a Demografia, a Antropologia, a História, a Ciência Política, as Ciências da Educação e a Psicologia Social, em equipas de investigação marcadas pela interdisciplinaridade. Combinam-se perspetivas macro e microssociais, metodologias quantitativas e qualitativas, e as realidades sociais são focadas à escala local, nacional, europeia e transnacional, quer a partir das suas configurações presentes, quer assumindo um ponto de vista histórico.

Tendo como foco transversal as profundas transformações recentemente havidas nos percursos de vida dos indivíduos, o GI LIFE desenvolve pesquisa em torno de quatro áreas principais, as quais cruzam diferentes idades da vida, regimes de transição e esferas sociais:

1) Infância, juventude, vida familiar e relacional: a produção social das infâncias e das relações entre e com crianças; transições da infância para a juventude; identidades e culturas juvenis; educação, formação e aprendizagens; experiência escolar, escolhas vocacionais e transições para o mercado de trabalho; formas de consumo e de lazer juvenis; pluralização das formas familiares, da maternidade e da paternidade; formas de conciliação entre família e trabalho; desigualdades de género no trabalho pago e não pago; famílias, pobreza e a reprodução das desigualdades; solidariedades e desigualdades intergeracionais e intrageracionais; mobilidades globais e famílias transnacionais; políticas de educação, de juventude, de género e de família; redes sociais e formas associativas; relações pessoais, emoções e afetos entre humanos e entre humanos e animais.

2) Fertilidade, envelhecimento, saúde e bem-estar: evolução da fecundidade e das intenções reprodutivas; envelhecimento demográfico, sistemas de cuidados e Estado-Providência; envelhecimento e sistema de pensões; envelhecimento, turismo e bem-estar; envelhecimento, saúde física e mental e dependência; representações sobre a saúde e a doença física e mental; práticas de prevenção e promoção da saúde e do bem-estar subjetivo; desigualdades no acesso aos sistemas de saúde e aos cuidados médicos; saúde, doença e políticas públicas;

3) Géneros, corpos e sexualidades: representações, valores e atitudes perante o corpo; práticas de manutenção e modificação corporal; masculinidades, feminilidades e diversidade de género; comportamentos sexuais, media e mudança social; discriminação de minorias LGBTI+; cidadania íntima, sexualidades e direitos.

4) Media, tecnologias, culturas e estilos de vida: condições sociais e desigualdades nas práticas culturais; o papel dos media na construção social dos valores e das identidades; a revolução digital e impactos na cultura, no trabalho e nos grupos profissionais; diferenças e desigualdades intra e intergeracionais nos usos dos media e do mundo digital; políticas públicas de promoção do acesso à cultura e ao mundo digital.

Os efeitos de dinâmicas recentes na sociedade portuguesa, resultantes de mudanças demográficas e tecnológicas, da crise económica e do recuo do Estado-Providência, têm constituído novos desafios na agenda recente da investigação do GI LIFE. Novos padrões de transição ao longo da vida e de definição das idades da vida, novas desigualdades, solidariedades e estilos de vida criados no contexto pós-crise, novos desafios que se colocam em termos educacionais e do mercado de trabalho, novos valores, práticas e formas de cidadania e de relação que emergem (entre humanos e entre humanos e não humanos), têm estimulado o desenvolvimento de novos terrenos empíricos na agenda recente do GI LIFE, resultando novas em perspetivas teóricas, metodológicas e éticas.

Sob o foco da Inclusão, da Cidadania e da Sustentabilidade - temas-chave da missão do ICS-ULisboa - especial atenção tem sido dada a grupos sociais em situações de vulnerabilidade ou discriminação, sejam crianças, jovens, idosos, mulheres, desempregados, precarizados, migrantes, com deficiência, e/ou pertencentes a minorias étnicas e LGBTI+, numa perspetiva interseccional.

A investigação no GI LIFE é financiada por entidades nacionais e internacionais, quer através de projetos competitivos que têm em conta agendas de investigação internacionais, quer através de encomendas de organismos públicos e privados que veem no conhecimento científico um contributo indispensável para diagnosticar problemas e formular soluções, nomeadamente em termos de políticas públicas. 

Os membros do GI LIFE envolvem-se ativamente em atividades de outreach e divulgação científica, nomeadamente através do Blog LIFE Research Group e da sua página de Facebook. Também colaboram no diálogo ciência-sociedade através de atividades em três Observatórios do ICS-ULisboa: o Observatório Permanente da Juventude (OPJ), o Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) e o Instituto do Envelhecimento (IE). Tem ainda um Hub para o estudo das relações entre humanos e animais, o HAS.

Diversos membros do GI LIFE também participam em programas doutorais do ICS-ULisboa, com destaque para o Programa de Doutoramento Interuniversitário em Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas, bem como na organização de várias escolas de Verão e Inverno.

 

António Fonseca
Diana Gonçalves Tomás
Rita Correia
Seminários GI
SHIFT: Ambiente, Território e Sociedade
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 26/03/2024 - 11:00
Seminários GI
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 19/03/2024 - 11:00
Seminários e Workshops
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 27/02/2024 - 11:00
Seminários GI
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Seg, 05/02/2024 - 11:00
Seminários GI
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 07/11/2023 - 11:00
ONLINE
Natasha Sagardia Beltran, University of Puerto Rico at Río Piedras
Seminários GI
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 31/10/2023 - 11:00
Sala 3 - ICS-ULisboa
Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Ciclos e Seminários Temáticos
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Qua, 21/06/2023 - 14:30
Zoom - ICS-ULisboa
Ciclos e Seminários Temáticos
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 20/06/2023 - 11:00
Sala 2 - ICS-ULisboa
Rafael R. Macêdo, ICS-ULisboa
Seminários GI
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Ter, 23/05/2023 - 11:00
Sala 2, ICS-ULisboa
Gerlinde Mauerer (Universidade de Viena, Austria).
Seminários e Workshops
LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Sex, 19/05/2023 - 14:30
Sala Maria de Sousa, ICS-ULisboa
Fulvia Márquez Valderrama e German Muñoz Gonzalez
Hilário, A. P.Augusto, F. R.(2022)Pathways for a ‘Good Death’: Understanding End-of-Life Practices Through An Ethnographic Study in Two Portuguese Palliative Care Units Sociological Research Online Vol. 27, 2, pp.219-235(First Published November 26, 2020)Online[Artigo em Revista]
Rodriguez-Giralt, I. Mort, M.Almeida, A. N. deRibeiro, A. S.(2020)Building a framework for child-centred disaster risk management in Europe. In : Maggie Mort, Israel Rodriguez-Giralt and Ana Delicado (Eds.)Children and Young People’s Participation in Disaster Risk Reduction Agency and Resilienc, pp.93-117Bristol University PressOnline[Capítulo de Livro]
Matos, J. N.(2020) Do jornalismo ao seu abandono: uma análise a partir do percurso de ex-jornalistas em Portugal [From journalism to its abandonment: an analysis based upon the socioprofessional course of former journalists]Comunicação Pública Vol. 15, 29Online[Artigo em Revista]
Placideli, N.Castanheira, E. R. L.Dias, A.Silva, P. A. daCarrapato, J. L. F.Sanine, P. R.Machado, D. F.Mendonça, C. S. Zarili, T. F. T.Nunes L. O.Monti, J. F. C.Harz, Z. M. de A.Nemes, M. I. B.(2020)Evaluation of comprehensive care for older adults in primary care servicesRevista de Saúde Pública Vol. 54, 6Online[Artigo em Revista]
Abidova, A.Silva, P. A. daMoreira, S.(2020) Predictors of Patient Satisfaction and the Perceived Quality of Healthcare in an Emergency Department in PortugalWestern Journal of Emergency Medicine Vol. 21, 2, pp.391–403[Artigo em Revista]
Cunha, V.(2020)Invisibilidades no masculino: Comentário à intervenção de Vasco Prazeres In Oliveira, H. et al (Eds.), (In)visibilidades da Saúde Sexual dos Homens em Portugal, pp. 37-43. [Lisboa]: APE - Associação Portuguesa de Enfermeiros. ISBN 978-989-99867-3-2Online[Acta]
Policarpo, Verónica(2020)Comentário à intervenção da Dr.ª Marta Crawford. In Oliveira, H. et al (Eds.), (In)visibilidades da Saúde Sexual dos Homens em Portugal, pp. 21-24. [Lisboa]: APE - Associação Portuguesa de EnfermeirosOnline[Acta]
Blum, S.Correia, S.Nygård, M.Rakar, T.Wall, K.(2020)Social investment in an age of austerity: A comparison of family policy reforms in four European countries [Socijalno ulaganje u doba štednje: Usporedba reformi obiteljske politike u četiri Europske zemlje]Revija Za Socijalnu Politiku [Croatian journal of social policy] Vol. 27, 3, pp.249-266Online[Artigo em Revista]
Pais, J. M.(2020)Círculo de afetos juvenis. Identidades, relacionamentos e imagens de si. In :  Elisabete Maria Garbin e Daniela Medeiros de Azevedo Prates (Eds.)Juventudes Contemporâneas. Emergências, convergências e dispersões, pp.51-76Editora CirkulaOnline[Capítulo de Livro]
Policarpo, Verónica(2020) Daphne the Cat: Reimagining human–animal boundaries on FacebookThe Sociological Review Vol. 68, 6, pp.1290–1306Online[Artigo em Revista]
Ferreira, V. S.(2020)Youth Studies and Generations: Values, Practices and Discourses on GenerationsMDPI (This book is a printed edition of the Special Issue Youth Studies and Generations that was published in Societies)Online[Livro/Editor]
Cunha, V.(2020)Revisão de: 0). Creating Equality at Home: How 25 Couples around the World Share Housework and Childcare.Cambridge University Press[Outro]
Almeida, A. N. deRamos, V.(2020)Changes to childrens forms of living in contemporary Portugal . In : Lourdes Gaitán, Yannis Pechtelidis, Catarina Tomás, Natália Fernandes (Eds.)Children's Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks, pp.47-61Edward Elgar.[Capítulo de Livro]
Bilic, B.(2020)Dilemmes de genre postsocialistes : la Marche des lesbiennes de Belgrade de 2015 et ses antécédents Balkanologie: Revue d'études pluridisciplinaires Vol. 18, 1Online[Artigo em Revista]
Vidić, J.Bilic, B.(2021)TGNB persons, mental health, and gender binarism in SerbiaJournal of Gay and Lesbian Mental Health Vol. 25, 2 , pp.155-174 (Published online 14 Dec 2020)Online[Artigo em Revista]
Garcia, J. L.(2020)A segunda grande vaga de desincrustação e a crise de 2007-15. In :  Khan, S; Sousa, V. de; Ribeiro, R. (Ed.)O mundo na Europa: crises e identidades, pp.19-42entro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do MinhoOnline[Capítulo de Livro]
Merlini, S.(2020)Género e Transgressão: des/fazendo o masculino e o feminino em Portugal e no Reino UnidoImprensa de Ciências Sociais Online[Livro/Autor]
Hilário, A. P.Augusto, F. R.(2021) Feeding the family at the end‐of‐life: An ethnographic study on the role of food and eating practices for families facing death in PortugalHealth and Social Care in the Community Vol. 29, 6, pp.e232-e239Online[Artigo em Revista]
Abidova, A.Silva, P. A. daMoreira, S.(2021)The mediating role of patient satisfaction and perceived quality of healthcare in the emergency departmentMedicine Vol. 100, 11, pp.e25133Online[Artigo em Revista]
Silva, P. A. daBatista, M. T.(2018)Representações da saúde mental nos media em PortugalInstituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa / EUTIMIA. Aliança Europeia Contra a Depressão em PortugalOnline[Relatório]
Augusto, F. R.Hilário, A. P.(2020)[Book Review] Lambie-Mumford, H. Silvasti, T. (ed.) The Rise of Food Charity in EuropeVoluntas Vol. 32, 2, pp.528-529 (Published online 28 September 2020)Online[Recensão]
Marques, J. C.Candeias, P.Góis, P.Peixoto, J.(2021)Is the Segmented Skill Divide Perspective Useful in Migration Studies? Evidence from the Portuguese CaseJournal of International Migration and Integration Vol. 22, pp.577-598 (Published: 02 March 2020)[Artigo em Revista]
Aboim, S.Vasconcelos, P.(2022)What does it Mean to be a Man? Trans Masculinities, Bodily Practices, and Reflexive EmbodimentMen and Masculinities Vol. 25, 1, pp.43-67(First Published April 20, 2021)Online[Artigo em Revista]
Marinho, S.Gouveia, Rita(2021)Child Custody Preferences in Light of Attitudes Toward the Couple's Division of Labor in PortugalJournal of Marriage and Family Vol. 83, 3, pp.1502-1514Online[Artigo em Revista]
Matos, J. N.Subtil, F.Baptista, C.(2021)Os Três D dos Media: desigualdade, desprofissionalização e desinformaçãoOutro Modo Cooperativa CulturalOnline[Livro/Editor]
Matos, J. N.(2021)Para uma economia política do estágio: experiências de ingresso no jornalismo entre ex-jornalistas. In : Matos, J. N., Subtil, F., Baptista, C. (Eds.)Os três D dos media: Desigualdade, Desprofissionalização e Desinformação, pp.99-112Outro Modo Cooperativa CulturalOnline[Capítulo de Livro]
Garcia, J. L. Graça, S. M.(2021)O capitalismo de plataforma e o jornalismo sob a ameaça da tecno-mercantilização da informação (reloaded). In : Matos, J. N., Subtil, F., Baptista, C. (Eds.)Os três D dos media: Desigualdade, Desprofissionalização e Desinformação, pp.42-54Outro Modo Cooperativa Cultural[Capítulo de Livro]
Garcia, J. L.Matos, J. N.Silva, P. A. da(2021)Journalism in State of Emergency: An Analysis of the Effects of the Covid-19 Pandemics on Journalists’ Employment Relationships [Jornalismo em Estado de Emergência: Uma Análise dos Efeitos da Pandemia Covid-19 nas Relações de Emprego dos Jornalistas]Comunicação e Sociedade Vol. 39, pp.269-285Online[Artigo em Revista]
Ramos, V.Truninger, M.(2021)Food poverty and informal network support in a changing Portuguese rural areaSociologia Ruralis Vol. 61, 4, pp.759-777Online[Artigo em Revista]
Cunha, V.Marinho, S.Atalaia, S.(2021)Intenções de fecundidade nos núcleos parentais jovens: uma análise comparativa dos núcleos monoparentais, de casais “simples” e recompostos. In : Instituto Nacional de Estatística Inquérito à Fecundidade: 2019, pp.31-57Instituto Nacional de Estatística Online[Capítulo de Livro]
Horstink, L.Fernandes, L.Campos, R.(2020)Alerta vermelho, alerta verde: dar forma à transformação ecossocialistae-cadernos CES Vol. 34 (publicado a 09 julho 2021)Online[Revista/Editor]
Horstink, L.Fernandes, L.Campos, R.(2020)Introdução. Alerta vermelho, alerta verde: dar forma à transformação ecossocialistae-cadernos CES Vol. 34 (publicado a 09 julho 2021)Online[Artigo em Revista]
Hilário, A. P.Augusto, F. R.(2021)Desafios éticos, metodológicos e práticos na pesquisa qualitativa em saúde: um olhar a partir de um estudo em torno do processo de morrerRevista Pesquisa Qualitativa Vol. 9, 21, pp.306-321Online[Artigo em Revista]
Haro, F. A.Matos, J. N.(2021)Os Sujeitos do NeoliberalismoEdições Outro Modo, Tigre de Papel[Livro/Editor]
Matos, J. N.(2021)Jornalista: Trabalho, Neoliberalismo e Subsunção. In : Haro, Fernando Ampudia, Matos, José Nuno (Eds.)Os Sujeitos do Neoliberalismo, pp.207-227Edições Outro Modo, Tigre de Papel [Capítulo de Livro]
Vieira, M. M.Pappamikail, L.Ferreira, T.(2021)Special Issue: NEETs in Europe: from plural (in)visibilities to public policiesJournal of Applied Youth Studies Vol. 4, 2[Revista/Editor]
Vieira, M. M.Pappamikail, L.Ferreira, T.(2021)NEETs in Europe: from Plural (In)visibilities to Public Policies Journal of Applied Youth Studies Vol. 4, 2, pp. 89-94[Artigo em Revista]
Leite, M. S.Machado, V. F.Ferreira, V. S.(2021)Social media and the streets: student occupation in Brazilian High Schools. In : Bessant, J., Mesinas, A. M., Pickard, S. (Eds.)When Students Protest: Secondary and High Schools, pp.177-192Rowman & Littlefield PublishersOnline[Capítulo de Livro]
Hilário, A. P.(2022)Sibling caring roles and responsibilities when a child suffers from a chronic illnessSociology Compass Vol. 16, 1, e12950 (First published 05 December 2021)Online[Artigo em Revista]
Silva, C.(2021)Pockets of Resilience – the Digital Responses of Youth Collectives in Contemporary Art Museums During LockdownJournal of Museum Education Vol. 46, 4, pp.493-508Online[Artigo em Revista]
Pais, J. M.(2021)Jovem / Youth. In : Tomás, C. et al (Eds)Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas. Globais Key concepts on Sociology of Childhood, pp.312-320Universidade do Minho EditoraOnline[Capítulo de Livro]
Vieira, M. M.Pappamikail, L.Ferreira, T.(2021)Fazer a ciência chegar mais longe: reflexões sobre o outreach universitárioConfigurações Vol. 28, pp.27-42Online[Artigo em Revista]
Gouveia, RitaRamos, V.Wall, K.(2021)Household Diversity and the Impacts of COVID-19 on Families in PortugalFrontiers in Sociology Vol. 6, Article nº 736714Online[Artigo em Revista]
Almeida, A. N. de(2021)Família/Family. In : Tomás, C. et al (Eds)Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas. Globais Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives, pp.249-258Universidade do Minho EditoraOnline[Capítulo de Livro]
Hilário, A. P.(2022)When pain never goes away: Understanding the lived experiences of children with chronic pain and their parents in PortugalChildren and Society Vol. 36, 5, pp.840-856 (First published 09 January 2022)Online[Artigo em Revista]
Hilário, A. P.Augusto, F. R.(2022)Teaching and Learning Guide for: Siblings caring roles and responsibilities when a child suffers from a chronic illnessSociology Compass Vol. 16, 2, e12957Online[Artigo em Revista]
Matos, J. N.(2022)Plan B: the abandonment of journalism in Portugal. In : Marjoribanks, T., Zion, L., O´Donnel, P., Sherwood, M. (Eds.) Journalists and Job Loss, pp.155-167RoutledgeOnline[Capítulo de Livro]
Albernaz, V. B.Vieira, M. M.(2021)Parlamento dos jovens: programas, processos e experiências Research Brief 2021. OPJ. Observatório Permanente da Juventude. Instituto de Ciências Sociais da Univsersidade de Lisboa. ISBN 978-972-671-677-8 Online[Policy Brief]
Liz, M.(2022)Educação para o cinema em PortugalPolicy Report 2022. Lisboa: OPJ. Observatório Permanente da Juventude. Instituto de Ciências Sociais da Univsersidade de LisboaOnline[Policy Brief]
Lima, E. C.Ferreira, V. S.Souza, Y. K. F. de(2021)Fé nos unicórnios: sacralização e discursos redentivos sobre o mundo simbólico das startups à luz de WeberXXIV SmeadAD -Seminários em Administração [Anais Eletrónicos]Online[Acta]
Aboim, S.(2021)Gender trajectories and the production of inequalities from a life course perspective. In : Nico, M., Pollock, G. (Eds.)The Routledge Handbook of Contemporary Inequalities and the Life Course, pp.338-348RoutledgeOnline[Capítulo de Livro]
Martinho, T. D.Lapa, T.(2022)Internet, práticas culturais online e distinção. In : Pais, J. M., Magalhães , P. e Antunes, M. L. (coords)Práticas Culturais dos Portugueses. Inquérito 2020, pp.55-98Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Martinho, T. D.(2022)Círculos ainda estreitos: museus, monumentos históricos, sítios arqueológicos e galerias de arte. In : Pais, J. M., Magalhães , P. e Antunes, M. L. (coords)Práticas Culturais dos Portugueses. Inquérito 2020, pp.197-234Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Aboim, S.(2022)‘What’s in a name?’ The discursive construction of gender identity over timeJournal of Gender Studies Vol. First published online 15 Feb 2022Online[Artigo em Revista]
Aboim, S.(2022)Fragmented Recognition: Gender Identity between Moral and Legal Spheres Social Politics: International Studies in Gender, State & Society Vol. 29, 1, pp.71-93 (Published online 06 May 2020)Online[Artigo em Revista]
Pais, J. M.(2022)Práticas culturais e clivagens sociais. In : Pais, J. M., Magalhães, P., Antunes, M. L. (Eds.)Práticas culturais dos portugueses: inquérito 2020, pp.311-351ICS. Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Pais, J. M.(2022)Introdução. In : Pais, J. M., Magalhães, P., Antunes, M. L. (Eds.)Práticas culturais dos portugueses: inquérito 2020, pp.23-45Online[Capítulo de Livro]
Pais, J. M.Magalhães, P. C.Antunes, M. L.(2022)Práticas culturais dos portugueses: inquérito 2020ICS. Imprensa de Ciências SociaisOnline[Livro/Editor]
Lima, E. C.Ferreira, V. S.(2022)Ao som de Belchior: uma experiência auditiva-musical sobre o mundo das startupsRevista Brasileira de Estudos Organizacionais Vol. 9, 1, pp.72-98Online[Artigo em Revista]
Silva, C.(2021)O impacto das políticas culturais no desenvolvimento de programas para jovens na Tate (1989-2019)MIDAS - Museus e estudos interdisciplinares Vol. 13, pp.1-17Online[Artigo em Revista]
Ramos, V.(2022)Entre percurso de vida e desigualdades sociais: propostas de articulação e resultados de pesquisaAnálise Social Vol. lvii (1.º), 242, pp.32-54Online[Artigo em Revista]
Garcia, J. L.(2022)Mário Domingues: A afirmação negra e a questão colonial: textos, 1919-1928 / Ensaio e seleção José Luís GarciaTinta-da-China[Livro/Editor]
Garcia, J. L.(2022)Mário Domingues: precursor da afirmação negra e do anticolonialismo. In : Garcia, J. L. (Ed)Mário Domingues: a afirmação negra e a questão colonial. Textos, 1919-1928, pp.11-84Tinta-da-ChinaOnline[Capítulo de Livro]
Ribeiro, A. S.Vieira, M. M.Almeida, A. N. de(2022) Lockdown practices: a portrait of young people in the family during the first lockdown in PortugalJournal of Youth Studies, Published online 28-04-2022[Artigo em Revista]
Aboim, S.(2022)Posfácio: Género, espaço e memória. In :  Pereira, A. C.Mulheres da minha ilha, mulheres do meu país, pp.241-248Bertrand Editora[Capítulo de Livro]
Matos, J. N.(2022)Profissionais de Imprensa e Sindicalismo na I RepúblicaEstudos em Comunicação, 34, pp.97-124Online[Artigo em Revista]
Matos, J. N.(2022)Before the court of public opinion: Imprensa de Lisboa and the 1921 press workers’ strikeEuropean Review of History: Revue européenne d'histoire, Published online Setembro 2022Online[Artigo em Revista]
Pais, J. M.(2022)Posfácio. In : Sarrouy, A. D., Simões, J. A. V., e Campos, R.A Arte de Construir a Cidadania. Juventude, Práticas Criativas e Ativismo, pp.389-399Tinta da ChinaOnline[Capítulo de Livro]
Garcia, J. L.(2021)Posfácio. In : Alves, T.1961 - Sob o viés da imprensa, pp.417-420Imprensa de História Contemporânea[Capítulo de Livro]
Gouveia, RitaRamos, V.(2022)Perfis sociais de impacto da pandemia COVID-19. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org). Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.37-56Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Gouveia, RitaAlmeida, A. N. de(2022)Vidas confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em PortugalImprensa de Ciências SociaisOnline[Livro/Editor]
Gouveia, RitaAlmeida, A. N. de(2022)Introdução: À partida. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org)Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.21-26Imprensa de Ciências Sociais[Capítulo de Livro]
Gouveia, Rita(2022)Nota metodológica. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org). Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.27-37Imprensa de Ciências Sociais[Capítulo de Livro]
Pais, J. M.Ramos, F.B.(2022)A leitura pelo olhar do cotidianoCONJECTURA: filosofia e educação Vol. 27[Revista/Editor]
Horta, A.Vieira, M. M.Almeida, A. N. de(2022) O confinamento à lupa em quatro perfis: experiências no presente, perceções do futuro. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org)Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.57-96Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Vieira, M. M.Ribeiro, A. S.Almeida, A. N. de(2022)Vidas suspensas? Os jovens em confinamento pandémico. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org)Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.97-143Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Azevedo, A. B.Ferreira, P. M.(2022)Os seniores durante o confinamento: reações, adaptações e confiança. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org). Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.145-169Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Gouveia, RitaMarinho, S.Atalaia, S.Ramos, V.(2022)Famílias, confinamento e vulnerabilidades: uma leitura a partir dos agregados domésticos. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org). Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal., pp.171-208Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Augusto, F.Truninger, M.(2022)Alimentação confinada: os efeitos da pandemia COVID-19 na vida quotidiana. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org).Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.209-238Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Gouveia, RitaAlmeida, A. N. de(2022)Vidas confinadas: reflexões finais. In : Gouveia, R., Almeida, A., N. de (org). Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em Portugal, pp.239-256Imprensa de Ciências Sociais[Capítulo de Livro]
Hilário, A. P.Catela, J.Augusto, F.Graça, J.(2022)Olhares sobre a relação entre humanos e animais de companhia na vivência da doença crónicaAnálise Social Vol. lvii (2.º), 243, pp.386-404Online[Artigo em Revista]
Sauter, JGanjour, O.Gouveia, RitaWidmer, E. D.(2022)The impact of friendship structures on marital quality of heterosexual couplesPersonal Relationships Vol. 29, 4, pp.840-856(Published online 16 september 2022)Online[Artigo em Revista]
Fontes, A.Pereira, C. R.Menezes, S.Soares, A.Almeida, P.Carvalho, GeórgiaArriaga, P(2022)Predictors of Health-Protective and Helping Behaviors during the Covid-19 Pandemic: The Role of Social Support and ResiliencePsychological ReportsFirst published online August 28, 2022Online[Artigo em Revista]
Vieira, M. M.Ribeiro, A. S.(2022)From Digital Natives to Zoom Graduates? Student Experiences with Distance Learning during Lockdown in PortugalYouth Vol. 2, pp.391-404Online[Artigo em Revista]
Ramos, V.Carvalho, T.(2021)Remapping the Portuguese social space: Towards a Bourdieusian class schemePortuguese Journal of Social Science Vol. 20, 1-2, pp.3-25[Artigo em Revista]
O’Connell, R.Brannen, J.Ramos, V.Skuland, S.Truninger, M.(2022)School meals as a resource for low-income families in three European countries: a comparative case approachEuropean Societies Vol. 24, 3, pp.251-282RoutledgeOnline[Artigo em Revista]
Aboim, S.Vasconcelos, P.(2022)O lugar do corpo: Masculinidades Trans e a materialidade corporal do géneroRevista Estudos Feministas Vol. 30, 3, pp.e81202Online[Artigo em Revista]
Ferreira, T.Ribeiro, A. S.(2022)WP 2 – MAPPING. Overview on rural NEETs – PORTUGALTrack-INOnline[Relatório]
Kraftl, P.Kelly, P.Carbajo Padilla, D.Ribeiro, A. S.Noonan, M.Rosalyn BlackMacdonald, D.(2022)Young people and stories for the anthropoceneRowman & Littlefield[Livro/Editor]
Ribeiro, A. S.(2022)Young people and wildfire disasters: a capability for safety?. In : In Kraftl, P; Kelly, P.; Padilla, D. C..; Ribeiro, A. S.; Noonan, M.; Black, R.; Macdonald, D. (eds). Young People and Stories for the Anthropocene, pp.19-32Rowman & LittlefieldOnline[Capítulo de Livro]
Silva, C.(2022)Programming and Researching With Youth in Cultural Institutions – a Brief Reflection on a Cross-Institutional Youth Advisory BoardJournal of Participatory Research Methods Vol. 3, 3 (Youth-themed Special Issue), pp.1-13Online[Artigo em Revista]
Hilário, A. P.Mendonça, J.Iorio, J. C.(2022)SWOT Analysis for PortugalIn Cardano, M. Numerato, D. Gariglio, L. Marhánková, J. Scavarda, A. Cochis, I. Country-specific Policy briefs in Target Region language. VAX.TRUST project: Addressing Vaccine Hesitancy in Europe, pp. 78-83[Policy Brief]
Martinho, T. D.(2023)Amílcar Cabral: Agriculture, Technology and Colonialism. In : Jerónimo, H.M. (eds)Portuguese Philosophy of Technology. Philosophy of Engineering and Technology Vol. 43, pp.89-108Springer (Published Online November 2022)Online[Capítulo de Livro]
Garcia, J. L.Subtil, F.(2023)Mediatization: From Gutenberg to unlimited media and datafication. In : Jerónimo, H.M. (ed.)Portuguese philosophy of technology: egacies and contemporary work from the Portuguese-Speaking community, pp.211-241SpringerOnline[Capítulo de Livro]
Martinho, T. D.(2022)O papel dos media na luta de Amílcar Cabral. In : Reis, L. N., Bussotti, L. (Orgs.)Paz, Direitos e Novas Redes - III Conferência Internacional Ativismos em África, pp.61-76Editora UFPEOnline[Capítulo de Livro]
Ferreira, T.Ribeiro, A. S.(2022)Track-IN | Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETsFerreira, T. & Ribeiro, A.S. (Coords.) Track-INOnline[Relatório]
Policarpo, VerónicaBarbosa, M.Santos, R. R.(2022)Introdução: Animais-companheiros nas vidas dos humanosAnálise Social Vol. lvii (2.º), 243, pp.334-339Online[Artigo em Revista]
Policarpo, VerónicaTereno, H.(2022)Precisar, sonhar, ‘inesperar’: animais de companhia e comunidades pessoais multiespécies Vol. LVII (2.º), 243, pp.340-366Online[Artigo em Revista]
Policarpo, Verónica(2022)Perder um animal de companhia: rituais e práticas sociais de lutoAnálise Social Vol. LVII (2º), 243, pp.406-425Online[Artigo em Revista]
Silva, C.(2022) Coreografias de participação – Tipologias e potencialidades dos programas de jovens em cinco instituições culturais da grande LisboaCadernos De Sociomuseologia Vol. 64, 20, pp.85-93Online[Artigo em Revista]
Ferreira, V. S.(2023)Imagens e políticas de juventude na viragem neoliberal. In : Oliveira, V. (Org.)Debates sobre Juventudes, pp.214-236GEPJUVE, UFRGSOnline[Capítulo de Livro]
Garcia, J. L.(2022)Linha de cor e ‘colonização-crime’ em Mário Domingues [Color line and “colonization-crime” in Mário Domingues]Pessoa Plural Vol. 22, pp.323-347Online[Artigo em Revista]
Garcia, J. L.(2021)O trabalho, o vírus fascista e a sociedade de mercado, pp.54-64Barrientos-Parra, J .(Ed.), Anais do VII Seminário Brasileiro sobre o pensamento de Jacques Ellul, 27 a 29 de outubro de 2021Online[Acta]
Aboim, S.Vasconcelos, P.(2023)Gender (trans)formations in Europe and beyond: Trans lives and politics from a transnational perspectivePortuguese Journal of Social Science Vol. 20 (ssue The Portuguese Rainbow: LGBTQI+ Rights and Experiences), pp.131-151Online[Artigo em Revista]
Ramos, V.(2023)Food consumption, social class and taste in contemporary PortugalJournal of Consumer Culture Vol. 23, 4, pp.903-925Online[Artigo em Revista]
Wahlen, S.Plessz, M.Dean, W.Ditlevsen, K.Magkriotis, S.Ramos, V.(2023)Intersectionality and food consumption: a roundtableConsumption and Society Vol. Année 2023, pp.1-24Online[Artigo em Revista]
Correia, R. B.(2020)Efeitos da pandemia nas famílias portuguesas: principais impactos, legislação e medidas governamentais entre Março e Agosto de 2020Policy Brief 2020. OFAP. Instituto de Ciências Sociais PDF icon Online (1.49 MB)[Policy Brief]
Deus, P. N. deBranco, F.(2022)Políticas de Família e de Apoio à Parentalidade nos Programas de Governo em Portugal: Do I Ao XXIII Governo Constitucional (1976-2026) Policy Review 2022. OFAP. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa[Policy Brief]
Atalaia, S.(2020)Crianças, Composição Familiar e Estatuto Jurídico do Padrasto e da Madrasta em Portugal Research Brief 2020. OFAP. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de LisboaOnline[Policy Brief]
Craveiro, D.Moreira, A.(2020)Disparidades de género nas pensões em PortugalPolicy Brief 2020. IE. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de LisboaOnline[Policy Brief]
Ferreira, P. M.Azevedo, A. B.Paci, C.(2020)População e habitação no centro de Lisboa 1991-2011: declínio e envelhecimento?Research Brief 2020. IE. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de LisboaOnline[Policy Brief]
Aboim, S.(2023)Migration trajectories in Southern Africa: The masculinity fix between Maputo and Johannesburg. In : Garth Stahl, Yang Zhao (Eds.)Migratory Men: Place, Transnationalism and Masculinities. RoutledgeOnline[Capítulo de Livro]
Pais, J. M.(2022)Encruzilhadas da cultura num mundo por reinventar. In : Carmo, Renato Miguel do, Inês Tavares; e Ana Filipa Cândido (Eds.)Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia, pp.15-26Observatório das Desigualdades, CIES-IscteOnline[Capítulo de Livro]
Policarpo, VerónicaBarbosa, M.Santos, R. R.(2022)Animais-companheiros nas vidas dos humanosAnálise Social Vol. LVII, 243Online[Revista/Editor]
Meil, G.Wall, K.Atalaia, S.Escobedo, A.(2022)Trends towards de-gendering leave use in Spain and Portugal. In : Dobrotić, I. et al (Eds.)Research Handbook on Leave Policy: Parenting and Social Inequalities in a Global Perspective, pp.219-231Edward Elgar[Capítulo de Livro]
Rowland, J.Ramos, V.Venâncio, C.(2022)Remix to resist: using methods creatively in the age of projectsDIY Methods 2022 Conference Proceedings, pp. 360-366. Experimental Methods and Media Lab The Low-Carbon Research Methods GroupOnline[Acta]
Lima, E. C.Ferreira, V. S.Souza, Y. K. F. de(2022)Fé nos unicórnios: sacralização e discursos redentivos sobre o mundo simbólico das startups à luz de WeberRevista Alcance Vol. 29, 3, pp.375-386Online[Artigo em Revista]
Vieira, M. M.(2022)Organizar um congresso em tempos pandémicos – vicissitudes processuais, balanços finaisIn Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia, pp. 1-3. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.Online[Acta]
Alves, T.(2022)1961 sob o viés da imprensa: Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império portuguêsImprensa de História ContemporêneaOnline[Livro/Autor]
Hilário, A. P.Augusto, F. R.(2023)The use of diaries for understanding the experience of health and illnessSociology Compass Vol. 17, 9, e13103Online[Artigo em Revista]
Figueiredo, E.Truninger, M.Forte, T.(2022)Porquê estudar os percursos e o papel dos produtos agroalimentares de proveniência rural a partir das lojas urbanas especializadas? – o caso do projeto STRINGS. In : Figueiredo, E., Truninger, M., Forte, T., Silva, A., Eusébio, C. (Eds.)Dos Campos para as Cidades: o papel dos produtos agroalimentares no desenvolvimento rural e nas relações rural-urbano em Portugal, pp.17-36UA Editora Universidade de AveiroOnline[Capítulo de Livro]
Ferreira, T.Vieira, M. M.Vilar, D.Cunha, V.Pelixo, P.(2022) Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar]OFAP. Observatório das Famílias e de Políticas da Família. OPJ. Observatório Permanente da Juventude. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de LisboaOnline[Relatório]
Ferreira, T.Vieira, M. M.et al.(2022) Mapping community-based projects promoting participation and social inclusion of youth NEETs in rural areas across Europe. Report elaborated by Working Group 1: Rural NEETs social networks and social inclusion.COST Action CA18213 Rural NEET Youth NetworkOnline[Relatório]
Vieira, M. M.Istanbul, E. E.Rosa, M. C.Emirhafizovic, M.Ferreira, T.Fernandes-Jesus, M.(2023)Enhancing community-based projects for rural youth NEETS: Policy recommendationsorking Group 1 (WG1): Rural NEETs social networks and social inclusion. COST Action CA 18213: Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion. COST (European Cooperation in Science and Technology)Online[Policy Brief]
Lapa, T.Martinho, T. D.Reis, C.(2023)First and Second-Level Digital Divides and Cultural Capital: Framing Digital Lives of Seniors in Portugal and Europe, pp.489-504In Gao, Q., Zhou, J. (eds), Human Aspects of IT for the Aged Population. HCII 2023. Lecture Notes in Computer Science, vol 14043Online[Acta]
Stecanela, N.Ramos, F.B.Pais, J. M.(2023)O cotidiano como perspectiva metodológica e alavanca para o conhecimento: diálogo com José Machado PaisRevista Brasileira de Educação, 28, e280024Online[Outro]
Pais, J. M.(2023)Ver de perto para enxergar ao longe: o pulsar da mudança social na Lisboa boémia do século XIX. In : Edwar de Alencar Castelo Branco, Jaislan Honório Monteiro, Ana Karoline de Freitas Nery (Eds.)Acontecimento, linguagem e narrativa: a perspectiva dos estudos culturais na História, pp.207-220Editora CancioneiroOnline[Capítulo de Livro]
Mendonça, J.Hilário, A. P.(2023)Healthism vis-à-vis Vaccine Hesitancy: Insights from Parents Who Either Delay or Refuse Children’s Vaccination in PortugalSocieties Vol. 13, 184Online[Artigo em Revista]
Policarpo, VerónicaAlmeida, A. N. deTereno, H.(2023)“Warming the house”: Children and animals “doing family”Childhood Vol. First published online August 29, 2023. DOI 10.1177/09075682231197033Online[Artigo em Revista]
Abidova, A.Silva, P. A. daMoreira, S.(2023)Moderating effects of psychological factors and frequency of experiences in the emergency department: The role of perceived quality of healthcareMedicine Vol. 102, 37Online[Artigo em Revista]
Hilário, A. P.Scavarda, A.Numerato, D.Mendonça, J.[...]et al.(2023)Recruiting a Hard-to-Reach, Hidden and Vulnerable Population: The Methodological and Practical Pitfalls of Researching Vaccine-Hesitant ParentsQualitative Health Research Vol. First published online September 6, 2023. DOI 10.1177/10497323231196439Online[Artigo em Revista]
Hilário, A. P.Mendonça, J.(2023)Graphic medicine and its role to communicate research findings and create effective interventions with health care professionalsThe European Sociologist, 49Online[Artigo em Revista]
Mendonça, J.Hilário, A. P.(2023)Touching the cornerstone: An illustrative example of the effects of stigma and discrimination on vaccine-hesitant parentsPublic Health in Practice Vol. 6, 100438Online[Artigo em Revista]
Vieira, M. M.(2023)Desafios para o Ensino Superior: Vol. IIIImprensa Académica[Livro/Editor]
Vieira, M. M.(2023)Introdução. In : Vieira, M. M., Pappamikail, L. (Eds.)Desafios para o Ensino Superior: Vol. III, pp.13-28Imprensa Académica[Capítulo de Livro]
Silval, I. S.Cunha-Saraiva, F.Ribeiro, A. S.Bártolo, A.(2023)Exploring the Acceptability of an Environmental Education Program for Youth in Rural Areas: ECOCIDADANIA ProjectEducation Sciences Vol. 13, 982Online[Artigo em Revista]
Garcia, J. L.(2023)Innovation Policy Driven by the Market: The Second Great Disembeddedness. In : Miller, G., Jerónimo, H. M., Zhu, Q. (Eds.)Thinking through Science and Technology: Philosophy, Religion, and Politics in an Engineered World, pp.391-413Rowman & Littlefield[Capítulo de Livro]
Ferreira, P. M.Azevedo, A. B.(2023)Envelhecimento e condições de vida no centro histórico de Lisboa. In : Santos, O., Silva, K., Malheiros, J. (Eds.)Geografia Urbana: revisitando conceitos e temas, pp.373-392.Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa | Universidade Federal Rural de PernambucoOnline[Capítulo de Livro]
Marinho, S.(2023)A família, a criança e a parentalidade no debate noticioso: residência alternada como leiSociologia, Problemas e Práticas Vol. 103, pp.105-125Online[Artigo em Revista]
Aboim, S.Machado, M.Zhang, L. E.(2023)Masculinities in the Wasteland: (Post)colonial Capitalism in the West, China, and Africa. In : Jeff Hearn, Kadri Aavik, David L. Collinson, Anika Thym (Eds.) Routledge Handbook on Men, Masculinities and Organizations: Theories, Practices and Futures of OrganizingRoutledgeOnline[Capítulo de Livro]
Leitão, M.Wall, K.Correia, R. B.Atalaia, S.(2023)Portugal country note. In : Blum, S., Dobrotić, I., Kaufman, G., Koslowski, A., and Moss, P. (Eds.)19th International Review of Leave Policies and Related Research 2023, pp.455-469International Network on Leave Policies & ResearchOnline[Capítulo de Livro]
Ferreira, V. S.Almeida, A. N. de(2023)Re-Envisioning Youth Studies in Times of Global Risks: an IntroductionYouth and Globalization Vol. 5, 1, pp.1-13Online[Artigo em Revista]
Barata, C.(2023)Obstetric Violence as Gender-based Violence. In : Banwell, S. et al (Eds.)The Emerald International Handbook of Feminist Perspectives on Women's Acts of Violence, pp.203-217Emerald Publishing[Capítulo de Livro]
Ferreira, V. S.Almeida, A. N. de(2023)Special Issue: Re-Envisioning Youth Studies in Times of Global RiskYouth and Globalization Vol. 5, 1Online[Revista/Editor]
Aboim, S.(2023)Relembrar o passado, projetar o futuro. Celebrando seis décadas da Análise SocialAnálise Social Vol. 58, 249, pp.666-670Online[Artigo em Revista]
Cunha, V.(2020)“Onde gastei, eu, hoje, o meu tempo?”LIFE Research Group BlogOnline[Artigo/Secção em Site]
Cunha, V.(2019)Procriação e Parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económicaLIFE Research Group BlogOnline[Artigo/Secção em Site]
Wall, K.Cunha, V.Ramos, V.(2014)Evolução das estruturas domésticas em Portugal, 1960-2011. In : Delgado, A., Wall, K. (Eds.)Famílias nos censos 2011: diversidade e mudançaInstituto Nacional de Estatística / Imprensa de Ciências SociaisOnline[Capítulo de Livro]
Aboim, S.(2023)Between nature and nurture: Paradoxes of masculinity in times of turmoilSEXTANT: masculinities, sexualities & decolonialities Vol. 1, 1, pp.24-38Online[Artigo em Revista]
Marzana, D.Ellena, AMartinez-Damia, S.Ribeiro, A. S.et al.(2024)Public Employment Services and Strategic Action towards Rural NEETs in Mediterranean EuropeSocial Sciences Vol. 13, 1Online[Artigo em Revista]
Ribeiro, A. S.(2023)A digitalização dos serviços públicos de emprego e a transição escola-trabalho: problemas, tendências e percursosIn Sales Dias, M. et al. (Eds.). 1.ª Conferência SocioDigital Lab 2022: Transformação Digital em Tempos de Crise. Policy Briefs, pp. 40-45. Iscte – Instituto Universitário de LisboaOnline[Acta]
Vieira, M. M.(2023)Sociologia - olhar a realidade e interpelações educativas. In : Pereira, A. (Ed.)Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal, pp.166-188Universidade Católica Editora[Capítulo de Livro]
Ribeiro, A. S.et al.(2024)Public Employment Services' Responses to the Pandemic: Examples from Portugal, Bulgaria, and LithuaniaPolitics and Governance Vol. 12, Article 7437CogitatioOnline[Artigo em Revista]
Cardano, M.[...]Hilário, A. P.et al.(2023)A Team Ethnography on Vaccine Hesitancy in Europe: A Case Study of a Local Truth ConstructionRassegna Italiana di Sociologia Vol. 4, pp.615-642Online[Artigo em Revista]
Coordenação