Programas educativos e de formação profissional para jovens em museus de arte contemporânea
Programas educativos e de formação profissional para jovens em museus de arte contemporânea
Este projeto tem como objetivo investigar os programas educativos e de formação profissional para jovens em museus de arte contemporânea, e como é que estas iniciativas promovem o empoderamento dos jovens e oportunidades de carreira no sector criativo. Com enfoque na viragem emergente em museus de arte contemporânea na Europa para programas que oferecem aos jovens formação profissional, o projeto irá analisar o potencial de uma estrutura de programação por etapas para envolver este grupo etário, uma vez que esta oferece aos participantes distintos pontos de acesso à vida dos museus, assim como novas possibilidades para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional fora da educação formal.
Usando uma abordagem de investigação participativa, o projeto foca-se num estudo de caso piloto a ser codesenvolvido com um grupo de jovens e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat) em Lisboa, analisado em paralelo com outros programas pioneiros para jovens em museus em Portugal, Espanha, e Reino Unido.
Os resultados esperados incluem um entendimento mais aprofundado sobre os interesses socioculturais dos jovens: as suas perceções, motivações e expectativas sobre arte e museus; e como é que programas continuados para jovens podem informar a programação futura dos museus para este grupo etário.
educação em museus, museologia, arte contemporânea, estudos de juventude, sociologia da educação, metodologias participativas
Este projeto tem como objetivo investigar os programas educativos e de formação profissional para jovens em museus de arte contemporânea, e como é que estas iniciativas promovem o empoderamento dos jovens e oportunidades de carreira no sector criativo. Com enfoque na viragem emergente em museus de arte contemporânea na Europa para programas que oferecem aos jovens formação profissional, o projeto irá analisar o potencial de uma estrutura de programação por etapas para envolver este grupo etário, uma vez que esta oferece aos participantes distintos pontos de acesso à vida dos museus, assim como novas possibilidades para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional fora da educação formal.
Usando uma abordagem de investigação participativa, o projeto foca-se num estudo de caso piloto a ser codesenvolvido com um grupo de jovens e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat) em Lisboa, analisado em paralelo com outros programas pioneiros para jovens em museus em Portugal, Espanha, e Reino Unido.
Os resultados esperados incluem um entendimento mais aprofundado sobre os interesses socioculturais dos jovens: as suas perceções, motivações e expectativas sobre arte e museus; e como é que programas continuados para jovens podem informar a programação futura dos museus para este grupo etário.