Gender & Generations: methodological and theoretical issues from the Italian case

Data:
20/02/2023 a 23/02/2023
Idioma:
Inglês

Programa de Ensino Erasmus+ de Sveva Magaraggia,
Professora Associada, ​Departamento de Sociologia e Pesquisa Social, Universidade de Milano-Bicocca

Seminário 1 (LIFE Seminars) - Investigação longitudinal qualitativa em transições de jovens italianos
20/02/2023 (11:00 – 13:00)

O objetivo deste seminário é de partilhar reflexões metodológicas e algumas análises preliminares dos 5 anos de pesquisa qualitativa longitudinal “ITA.LI - Vidas Italianas”. A pesquisa, dirigida por Carmen Leccardi, Sveva Magaraggia e Ilenya Camozzi, é promovida pelo Departamento de Sociologia e Pesquisa Social da Universidade de Milano-Bicocca e visa oferecer uma análise das trajetórias de vida de homens e mulheres jovens no contexto da transição contemporânea para a idade adulta e suas transformações. Como podemos estudar as maneiras pelas quais jovens rapazes e raparigas lidam com transições que são cada vez mais não apenas atrasadas, mas de certo modo suspensas?

Seminário 2 - Métodos de pesquisa feminista: debates, tensões e desencontros
22/02/2023 (17:00 – 20:00)

Este seminário visa a partilha e discussão de formas de incluir uma perspetiva crítica de género num projeto de investigação de doutoramento. Tentaremos entender o que aconteceu quando, na década de 1970, as investigadoras sociais feministas começaram a “contar melhores histórias” sobre o mundo social genderizado. Ao analisar esses debates e os atuais, iremos discutir alguns dos desafios e escolhas metodológicas que fizeram e iremos usar essas reflexões para enriquecer o desenho metodológico da nossa pesquisa.

Seminário 3 - Teorias, discursos da mídia, campanhas sociais sobre violência de gênero: percepções da Itália
23/02/2022 (17:00 – 20:00 )

Gender-based violence (GBV) is a symptom of the cultural order that molds our gender identities and our intimate relationships. When dealing with the issue of GBV, it is crucial to focus on the mediatic, cultural and social factors responsible for its perpetuation. This seminar aims at 1) framing theoretical tools for understanding the complexity of this structural problem; 2) sharing empirical research on the role of GBV in different mediatic discourses; 3) problematising recent Italian social campaigns for the prevention of GBV.

A violência de gênero (Gender-based violenece, GBV) é um sintoma da ordem cultural que molda as nossas identidades de género e os nossos relacionamentos íntimos. Ao lidar com a questão da GBV, é crucial focar nos fatores mediáticos, culturais e sociais responsáveis pela sua perpetuação. Este seminário visa 1) enquadrar ferramentas teóricas para compreender a complexidade deste problema estrutural; 2) partilhar pesquisas empíricas sobre o papel da GBV em diferentes discursos mediáticos; 3) problematizar as recentes campanhas sociais italianas para a prevenção da GBV.

Sveva Magaraggia

Sveva Magaraggia é Professora Associada na Universidade de Milano-Bicocca, Departamento de Sociologia e Ciências Sociais. É mestrada em Estudos Femininos e Prática de Investigação (University of Lancaster UK - 2004) e um doutorada em Sociologia Aplicada e Métodos de Investigação (Universidade de Milano-Bicocca - 2008). Atualmente, faz parte do Centro Interuniversitário de Estudos de Gênero “Culture di Genere”, Universidade de Milano-Bicocca. Em 2015, recebeu uma bolsa do DAAD e realizou investigação em Frankfurt, Alemanha, sobre “Relações de Gênero e Paternidade”. O mesmo tema foi alvo de pesquisa em 2012 em Sydney, Austrália, onde foi premiada com a “Endeavour Research Fellowship” (Australian Department of Education, Employment and Workplace Relations).

Candidaturas

Candidaturas: Até o dia 17 de fevereiro de 2023

Candidaturas através da plataforma FenixEdu do ICS: https://fenix.ics.ulisboa.pt.
Para criar um registo, aceda a https://fenix.ics.ulisboa.pt/accountCreation.
Caso já possua um registo, poderá recuperar o acesso em https://fenix.ics.ulisboa.pt/passwordResetRequest.
Caso já tenha número de estudante no ICS, deverá utilizar as suas credenciais da conta Campus. Pode recuperar o acesso a esta conta em https://utilizador.ulisboa.pt.

Limite de inscrições: 20 estudantes

A candidatura e frequência deste curso é gratuita para estudantes do ICS. No entanto, estudantes externos ao ICS devem pagar a taxa de inscrição, que incluí seguro escolar, no valor de 25 €.

Coordenador