Amizades entre crianças e animais: Desafiando as fronteiras entre humanos e não humanos nas sociedades contemporâneas

De que forma crianças e animais de estimação constroem relações quotidianas que contribuem para desafiar, ou reproduzir, categorias dominantes e fronteiras estabelecidas entre mundos humanos e não humanos? Este projeto pretende explorar esta questão, a partir de alguns factos que têm estimulado a curiosidade científica em torno do tópico: o contraste entre mudanças normativas relativas aos direitos e proteção dos animais, e o número massivo de cães e gatos errantes ou institucionalizados, devido a diferentes formas de abuso e negligência; a queda dramática das taxas de fertilidade e o menor número de crianças, a par da crescente centralidade destas na família, e do investimento parental na sua educação; lares que se tornaram 'recreios tecnológicos', onde as crianças aprendem e brincam, e ter um animal de estimação se torna uma opção para os que advogam uma 'pedagogia experiencial', percebida como um modo de recuperar a relação com a natureza e todo 'um mundo que se perdeu'. Para além disso, desde a modernidade que crianças e animais partilham processos similares, embora desfasados, de reconhecimento enquanto sujeitos de direitos fundamentais. Inspirado pela 'teoria da prática', e partindo de literatura interdisciplinar (estudos sobre a infância, afetos, amizade e sobre o humano-não humano), o projeto tem como objetivo estudar as relações entre crianças e animais de estimação. Presta especial atenção às suas práticas afetivas, enquanto formas de construção de sentido corporificadas (embodied). Sugere-se que crianças e animais coproduzem os mundos nos quais estão inseridos, através de práticas que podem reproduzir, ou desafiar, a barreira inter-espécies. Avança-se a hipótese de que, quando estas relações são construídas como laços de família ou de amizade, essa barreira é questionada. Outras questões mais específicas são: quais são as dimensões (educacionais, lúdicas, instrumentais) das práticas entre crianças e animais? De que modo estas práticas influenciam a criança e o animal, no desenvolvimento da empatia mútua? Como contribuem para desenhar as fronteiras do que é um 'animal', um 'animal de estimação', ou um 'amigo'? Como se entrelaçam com práticas parentais, educativas e do cuidar, da criança e do animal, bem como com o cenário material da casa? Metodologicamente, o projeto segue um desenho qualitativo. A unidade de análise é a relação entre a criança e os animais de estimação (cães e gatos); às crianças será dada voz, e a sua relação com os animais será observada em contexto doméstico. A aproximação multi-método incluirá dados visuais e verbais, recolhidos através de observação direta, métodos visuais e participativos, e entrevistas com o apoio de fotografias. O projeto desenvolve uma perspetiva sociológica que permaneceu pouco explorada: a relevância da relação criança-animal de estimação para ambas as partes; e como ela se constrói através de práticas afetivas. É o primeiro trabalho sobre o tema nas ciências sociais portuguesas.

Entidades:
Fundação para a Ciência e Tecnologia

Crianças, animais de companhia, amizade, práticas afetivas

Observações:
CLAN é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto "PTDC/SOC-SOC/28415/2017".

CLAN

PTDC/SOC-SOC/28415/2017