Open Day

Open Day

Caras e caros estudantes,

Vimos convidar-vos a participarem no OPEN DAY 2024 o fórum anual de discussão e convívio entre os estudantes do ICS, com uma breve apresentação do vosso trabalho.

O QUE É O OPEN DAY?

O Open Day é um encontro organizado pelo Conselho Pedagógico do ICS, no qual os estudantes apresentam as suas investigações em curso, desde a fase de projeto até resultados preliminares ou mais consolidados.

PARA QUE SERVE?

Para treinar as capacidades de síntese, apresentação pública e reflexão crítica. E, muito importante, para fomentar a discussão académica e o conhecimento mútuo entre mestrandos, doutorandos e investigadores de todas as áreas científicas do ICS. Paralelamente, o Open Day procura estimular ou incentivar a comunicação inter-geracional da comunidade ICS, fomentando o diálogo e o contacto entre investigadores doutorandos e investigadores eméritos do ICS.

QUEM PARTICIPA?

Podem apresentar comunicações todos os mestrandos, doutorandos e alunos visitantes do ICS, inscritos nos programas existentes no ICS. Consulte o programa completo.

COMO DECORRE?

Em painéis de 4 ou 5 estudantes, cada um dos quais tem até 5 minutos para fazer a sua apresentação, e um comentador, investigador do Instituto, que dispõe de tempo igual para intervir, seguindo-se discussão aberta. As línguas de trabalho são o português e o inglês.

QUANDO TERÁ LUGAR?

Nos dias 5 e 6 de Junho, quarta e quinta-feira.

E ONDE?

No ICS, na Sala Maria de Sousa. A participação presencial vale metade do Open Day. O convívio durante as pausas para café e almoço possibilita que estudantes e investigadores se conheçam e troquem impressões sobre as suas pesquisas, para lá das fronteiras entre disciplinas e programas doutorais. Cabe-nos a todos contrariar, nestes dois dias, o isolamento que acontece no processo da vida académica. É um esforço que vale a pena!

Para não excluir do encontro os estudantes que se encontrem fora do país ou que estejam impedidos de comparecer presencialmente por outros motivos de força maior, será possível também participar por videoconferência. Esta opção deverá ser indicada no formulário de inscrição.

 

A equipa organizadora,

Alice Ramos, António Pedro de Barros, Fábio Rafael Augusto, Joana Sá Couto, Katia Favilla, Ricardo Roque (Conselho Pedagógico), Daniel Cascão e Adriana Inácio (Serviço de Gestão Académica)