Os Jovens em Portugal, Hoje
Os Jovens em Portugal, Hoje
«Os jovens em Portugal, hoje» é uma investigação pioneira, tanto pela amplitude da população-alvo que representa (2,2 milhões de jovens entre os 15 e os 34 anos que residem em Portugal) como pela diversidade das temáticas investigadas (os valores e as formas de ser perante a vida, a família de origem, os amigos e a pessoa parceira, a formação, o trabalho pago, os hábitos que têm, o que pensam em relação a questões como o trabalho, a mobilidade, a maternidade ou a paternidade, a política, o meio ambiente, a pressão social que sentem, até que ponto se sentem felizes, se sofreram alguma situação de discriminação, entre outras). É também pioneira pelas metodologias de análise utilizadas, que permitem compreender em profundidade não só as várias questões que foram colocadas aos jovens no questionário como também o modo como estas se inter-relacionam, e até inferir respostas a questões a que os jovens não teriam conseguido responder caso lhes tivesse sido colocada uma pergunta direta na altura da entrevista.
O estudo foi coordenado por PRM Market Intelligence. Para garantir que todas as especificidades dos jovens e da sociedade portuguesa seriam devidamente consideradas, a FFMS contou com a consultoria de duas investigadoras externas: Alice Ramos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Evelia Alvarez do ISCTE.
«Os jovens em Portugal, hoje» é uma investigação pioneira, tanto pela amplitude da população-alvo que representa (2,2 milhões de jovens entre os 15 e os 34 anos que residem em Portugal) como pela diversidade das temáticas investigadas (os valores e as formas de ser perante a vida, a família de origem, os amigos e a pessoa parceira, a formação, o trabalho pago, os hábitos que têm, o que pensam em relação a questões como o trabalho, a mobilidade, a maternidade ou a paternidade, a política, o meio ambiente, a pressão social que sentem, até que ponto se sentem felizes, se sofreram alguma situação de discriminação, entre outras). É também pioneira pelas metodologias de análise utilizadas, que permitem compreender em profundidade não só as várias questões que foram colocadas aos jovens no questionário como também o modo como estas se inter-relacionam, e até inferir respostas a questões a que os jovens não teriam conseguido responder caso lhes tivesse sido colocada uma pergunta direta na altura da entrevista.
O estudo foi coordenado por PRM Market Intelligence. Para garantir que todas as especificidades dos jovens e da sociedade portuguesa seriam devidamente consideradas, a FFMS contou com a consultoria de duas investigadoras externas: Alice Ramos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Evelia Alvarez do ISCTE.
