Migrações, relações familiares e redes sociais entre África e Europa do Sul

Considerando a mobilidade um direito humano e oportunidade para os indivíduos e famílias, o objetivo deste projecto é promover uma transferência mútua de conhecimentos entre Portugal e Itália. O intuito é o de enriquecer o quadro teórico sobre as diferentes formas de famílias (nuclear, patrilinear , matrilinear, poligamic, monogâmica, etc) e seus arranjos quando um ou mais membros da família migram, assim como sobre as dinâmicas dos processos migratórios nas sociedades do sul da Europa e do Mediterraneo. O principal objectivo do grupo de trabalho é explorar o impacto da mobilidade na vida dos indivíduos, considerando-se as relações familiares e domésticas, e tendo em conta a forma como as experiências de integração são afetadas por representações de género e pela sua auto-percepção. Neste projecto iremos discutir as implicações epistemológicas e as escolhas envolvidas nos métodos de recolha de dados nos estudos sobre a mobilidade transnacional. O objetivo será alcançado através do intercâmbio entre investigadores séniores e júniores, de acordo com o plano de trabalho.

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Migrações, Género, Família, Redes sociais

Explorar o impacto da mobilidade na vida dos indivíduos, considerando-se as relações familiares e domésticas, e tendo em conta a forma como as experiências de integração são afetadas por representações de género e pela sua auto-percepção.
Rede Internacional
Marianna Bacci Tamburlini