Extensão no ICS

Extensão no ICS

O ICS está totalmente empenhado nas atividades de extensão universitária e em garantir o envolvimento público, nomeadamente através do diálogo ciência-sociedade. Este empenho é articulado por uma Comissão de Extensão Universitária e detalhado numa Estratégia de Extensão plurianual para assegurar uma maior coesão e eficácia das várias atividades desenvolvidas neste domínio, encorajar novas formas de ação e promover ligações mais fortes com a investigação e a formação pós-graduada. 

Os investigadores do ICS desenvolvem regularmente uma ampla gama de atividades de extensão, incluindo instâncias de coprodução de conhecimento e outras destinadas a disseminar e discutir resultados de investigações com públicos não académicos, informar políticas públicas e envolver diversas partes interessadas e comunidades. O ICS desenvolve um conjunto de atividades destinadas a converter resultados de investigação científica em instrumentos de suporte à decisão política e à atuação de outros agentes sociais (stakeholders): publicação de Policy Briefs, participação em conselhos consultivos, presença em eventos organizados por stakeholders, colaboração com o GovInt Fórum para a Governação Integrada e com o PlanApp. Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.

Ainda que a grande maioria dos eventos realizados no ICS estejam abertos à participação do público em geral, o ICS promove também diferentes iniciativas que procuram disseminar o conhecimento produzido pelas ciências sociais e envolver os cidadãos nos debates de temas com uma componente científica. O ICS tem canais nas principais redes sociais: YouTube, Twitter, Facebook, Linkedin. Vários Observatórios e Grupos de Investigação do ICS publicam blogues que disponibilizam regularmente contributos dos seus investigadores, doutorandos e colaboradores. O ICS organiza pontualmente consultas a cidadãos sobre temas da atualidade associados às áreas de investigação dos Grupos e Observatórios. Participa regularmente em eventos como a Noite Europeia dos Investigadores  e a Semana da Ciência e Tecnologia.

Ciente da importância de divulgar as ciências sociais a estudantes e professores dos níveis de ensino pré-universitário, o ICS organiza anualmente eventos e estágios (Verão na ULisboa, Ciência Viva no Laboratório: Estágios de Ocupação Científica no Verão) que se destinam a proporcionar experiências de investigação aos mais jovens. Participa em eventos destinados a jovens como Descobre a ULisboa ou a Futurália. Os investigadores do ICS são também regularmente convidados a efetuar palestras em escolas do ensino básico e secundário.

Os investigadores do ICS colaboram frequentemente com meios de comunicação social e com iniciativas como 90 Segundos de Ciência e outros podcasts.

A estratégia do ICS para o envolvimento com a sociedade e transferência de conhecimento inclui cinco Observatórios, que dão forma ao debate sobre os principais aspetos da sociedade portuguesa (envelhecimento, família, juventude, democracia, ambiente) e contribuem para a inovação social e melhoria da formulação de políticas e governação. Ao promover parcerias com órgãos da administração local e central, empresas e instituições privadas sem fins lucrativos, os Observatórios ICS produzem conhecimento técnico e científico orientado para políticas de governo, local e central, e partes interessadas.

Os Observatórios desenvolvem atividades regulares, como disponibilização de bases de dados, realização de análises e recomendações de políticas, publicação de pesquisas e resumos de políticas, organização de eventos e formação para públicos diversos e promoção de consultas públicas. Cada Observatório possui uma extensa rede de parceiros nacionais e internacionais, públicos e privados. Os cinco Observatórios colaboram numa publicação bienal sobre questões sociais transversais: a coleção Portugal Social em Mudança.