Extensão no ICS

Extensão no ICS

O ICS está totalmente empenhado nas atividades de extensão e em garantir o envolvimento público, nomeadamente através do diálogo ciência-sociedade. Este empenho é articulado por uma Comissão de Extensão Universitária e detalhado numa Estratégia de Extensão plurianual para assegurar uma maior coesão e eficácia das várias atividades desenvolvidas neste domínio, encorajar novas formas de ação e promover ligações mais fortes com a investigação e a formação pós-graduada. 

Os investigadores do ICS desenvolvem regularmente uma ampla gama de atividades de extensão, incluindo instâncias de coprodução de conhecimento e outras destinadas a disseminar e discutir resultados de investigações com públicos não académicos, informar políticas públicas e envolver diversas partes interessadas e comunidades. Informação sobre essas iniciativas e aspetos relacionados podem ser encontrada no nosso site em  ICS Ciência Aberta.

A estratégia do ICS para o envolvimento com a sociedade e transferência de conhecimento inclui cinco Observatórios, que dão forma ao debate sobre os principais aspetos da sociedade portuguesa (envelhecimento, família, juventude, democracia, ambiente) e contribuem para a inovação social e melhoria da formulação de políticas e governação. Ao promover parcerias com órgãos da administração local e central, empresas e instituições privadas sem fins lucrativos, os Observatórios ICS produzem conhecimento técnico e científico orientado para políticas de governo, local e central, e partes interessadas.

Os Observatórios desenvolvem atividades regulares, como disponibilização de bases de dados, realização de análises e recomendações de políticas, publicação de pesquisas e resumos de políticas, organização de eventos e formação para públicos diversos e promoção de consultas públicas. Cada Observatório possui uma extensa rede de parceiros nacionais e internacionais, públicos e privados. Os cinco Observatórios colaboram numa publicação bienal sobre questões sociais transversais: a coleção Portugal Social em Mudança.

Para saber mais sobre estes observatórios clique aqui.

Comissão de Extensão Universitária:

  • Rui Costa Lopes, Presidente/Representante do Conselho Científico
  • Ana Delicado, Coordenadora do Conselho dos Observatórios
  • João Mourato, Representante dos Investigadores
  • Filipa Lowndes Vicente, Representante do Conselho de Gestão
  • Hugo Ferrinho Lopes, Representante dos Estudantes
  • Luísa Rego, Gabinete de Comunicação