Fábio Rafael Augusto
Fábio Rafael Augusto é doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). No seu projeto de doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo European Research Council (ERC), procurou dar conta das dinâmicas relacionais e organizacionais de diversas iniciativas de apoio alimentar existentes em Portugal. Concluiu a licenciatura (2012) e o mestrado (2014) em Sociologia na Universidade da Beira Interior (UBI).
Ao serviço do ICS-ULisboa, destaca-se o seu papel no Conselho de Escola (2020-2022), no Grupo de Reflexão ‘Inclusão Social’ da Missão Continente (2021-2022) e na Comissão Organizadora Local do XI Congresso Português de Sociologia (2020-2021). Atualmente, integra o Conselho Pedagógico e a Comissão de Extensão Universitária do ICS-ULisboa, bem como o Conselho Estratégico da Missão Continente e a secção temática “Sociedade Civil, Economias Alternativas, Voluntariado” da Associação Portuguesa de Sociologia.
Ao longo dos últimos anos, desenvolveu atividade enquanto docente no Instituto Politécnico de Santarém. Num primeiro momento (2018-2020), lecionou uma cadeira introdutória às Ciências Sociais na Escola Superior de Saúde. Entre 2022 e 2024, desempenhou funções de Professor Adjunto Convidado no curso de Educação Social da Escola Superior de Educação. Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e integra o corpo docente do Doutoramento em Sociologia OpenSoc, em representação do ICS-ULisboa.
A sua carreira de investigação pauta-se pela participação nos projetos «TRANSE-AC: Social and Environmental Transition», apoiado pela FCT (2016-2017), «Families and Food in Hard Times», financiado pelo ERC (2016-2018) e «VAX-TRUST: Addressing vaccine hesitancy in Europe», suportado pela Comissão Europeia (2022-2024). Recentemente, foi-lhe atribuído um contrato pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC, 6ª Edição), que apoia o seu projeto “Bringing Care from the Margins to the Centre of Food Poverty”, sediado no ICS-ULisboa.
Tem participado ativamente na produção e apresentação dos mais variados tipos de outputs científicos (i.e., livros, artigos, capítulos, relatórios, atas, recensões, research & policy briefs e recursos pedagógicos), dirigidos tanto a públicos académicos como não-académicos. Entre as suas obras, destacam-se os livros: “Alimentação em tempos de crise” (2019) e “Practical and Ethical Dilemmas in Researching Sensitive Topics with Populations Considered Vulnerable” (2020).
Em reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido, recebeu quatro prémios de mérito académico e sete distinções relativas ao seu mérito científico. A este respeito, destaca-se a obtenção do prémio ERICS (Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais) nas edições relativas a 2021 e 2022.
As suas áreas de interesse são caracterizadas pela pesquisa de temas sensíveis junto de populações vulneráveis. Embora possua experiência na mobilização de métodos mistos, a sua especialização reside em abordagens qualitativas. As áreas temáticas exploradas incidem sobre questões relacionadas com a alimentação, incluindo ajuda alimentar, desigualdade, pobreza, exclusão social e questões de saúde.
Tese / Dissertação
Este projeto de doutoramento (financiamento: ERC e FCT) visa compreender e analisar o papel social desempenhado por três iniciativas de apoio alimentar a atuarem em Portugal - Organização de Redistribuição de Alimentos (ORA), Cantina Social e Mercearia Social.
Artigo em Revista
Revista/Editor
Livro/Autor
Livro/Editor
Capítulo de Livro
Policy Brief
Recensão
Acta
Outro
Designação | Encontro | Data |
---|---|---|
Through the looking glass: the emotional journey of the volunteer ethnographer when researching sensitive topics with vulnerable populations | 3rd World Conference on Qualitative Research | 18/10/2018 |