Psicologia Social

Psicologia Social

A Psicologia Social é um dos ramos das ciências sociais que mais tem avançado no conhecimento do comportamento humano individual e coletivo, com impactos noutros ramos da Psicologia, na Economia, na Ciência Política, na Sociologia e nas Ciências da Vida e da Saúde. Um dos traços distintivos da Psicologia Social é a inovação e exigência metodológicas. 
Fazer um Doutoramento em Psicologia Social significa entrar numa comunidade de excelência, orientada para a investigação sobre as fronteiras da relação entre o indivíduo e a sociedade. 
Um Doutoramento em Psicologia Social permite não só prosseguir uma carreira de investigação fundamental como também desenvolver investigação aplicada às decisões no campo das políticas públicas e no mundo empresarial.

O LiSP –Programa Doutoral Interuniversitário em Psicologia Social de Lisboa
Este Programa (LiSP) é a melhor opção para quem deseja prosseguir os seus estudos nesta área. O LiSP é um programa doutoral financiado pela FCT e que envolve as seguintes instituições:

- Instituto de Ciências Sociais (ULisboa)
- Faculdade de Psicologia (ULisboa)
- Departamento de Psicologia Social (IUL-ISCTE)
- Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / IUL-ISCTE)
- ISPA – Instituto Universitário.

O financiamento pela FCT garante, à partida, quatro bolsas aos melhores candidatos a este programa.

Este programa, que tem o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) como Instituição Coordenadora, - e como atual coordenador geral o Prof. Sven Waldzus do ISCTE-IUL -  tem como objetivo formar investigadores de elevado nível teórico e metodológico em facetas diversas e complementares no domínio da Psicologia Social e combina as competências de ensino e investigação das instituições de excelência que o integram, beneficiando ao mesmo tempo das sinergias e recursos logísticos criados por esta colaboração. O programa confere o grau de Doutor em Psicologia, na especialidade em Psicologia Social.

 

Para mais informações sobre este programa doutoral interuniversitário consulte o site www.lisp.pt 

Ao reunir três programas de doutoramento (envolvendo as cinco instituições) que receberam a acreditação da A3ES, a estrutura curricular do LiSP terá como base as já existentes nesses programas de doutoramento, e irá incluir três tipos de disciplinas:

a) Tópicos de Pesquisa Avançada em Psicologia Social - visa proporcionar formação avançada, envolvendo os alunos em debates científicos com investigadores nacionais e internacionais, quer em apresentações orais dirigidas a um público científico mais alargado, quer através de seminários de pesquisa mais exclusivos e intensivos.

b) Competências Académicas e Métodos Avançados em Psicologia Social – visa proporcionar formação avançada em competências académicas fundamentais para a pesquisa em ciências sociais, em geral, e para a pesquisa em Psicologia Social, em particular. Organiza-se em seminários, dinamizados por vários membros da equipa docente e por especialistas convidados, e abrange a formação em todos os aspetos do trabalho científico autónomo. Estes cursos envolvem também oportunidades de experiência em supervisão de pesquisa e aulas particulares (por exemplo, a estudantes de mestrado), bem como a gestão científica (como a organização de conferências).

c) Seminário de Projecto em Psicologia - tem como objetivo o contínuo avanço do projeto de investigação individual dos alunos, bem como o intercâmbio científico intensivo com outros investigadores que trabalhem no mesmo tema ou em temas relacionados.

Os Seminários e atividades do curso estarão abertos a estudantes de todos os anos curriculares, mas:

· Os cursos a) e b) serão concentrados no primeiro ano, para capacitar os alunos a definirem o seu programa de pesquisa. No final do primeiro ano, os estudantes devem apresentar o seu projeto de investigação definitivo.
· O tópico referido em c) refere-se ao acompanhamento do aluno no desenvolvimento do seu trabalho de investigação.

Esta estrutura curricular é compatível, permitindo ao mesmo tempo as sinergias entre os planos curriculares dos programas de doutoramento existentes e credenciados nas cinco instituições de acolhimento envolvidas. Isto significa que os três programas doutorais que o LiSP congrega oferecem disciplinas que permitem obter os créditos necessários em cada ano. O aluno pode optar por obter a totalidade dos créditos em disciplinas oferecidas apenas na sua instituição ou obter a totalidade ou parte dos créditos nas disciplinas oferecidas nas outras instituições.

A cada ano é disponibilizada a tabela onde estão descritas as ofertas de disciplinas de cada instituição organizadas pelos três tipos definidos acima.

Admissão

O LiSP funciona como uma federação dos três programas doutorais existentes em Psicologia Social.
Para concorrer ao LiSP, terá que concorrer a um destes três programas.

Independentemente do programa que escolher, estes são os três passos que devem ser seguidos preliminarmente:
1)  Escolher um/a orientador/a (consulte aqui a lista de potenciais orientadores)
2) Contactar, por e-mail, o potencial orientador, de forma a iniciar o desenvolvimento de projeto
3) Informar-se sobre as datas de concurso para cada programa e dirigir-se à universidade do seu/sua orientador/a para concorrer ao programa

Para mais informações sobre o processo de candidatura em cada programa consultar o website específico de cada programa:
Para informações sobre o Programa do ISCTE, clique aqui
Para o Programa da Universidade de Lisboa (FP/ICS), clique aqui
Para o Programa do ISPA, clique aqui

 

 

Mais informações sobre o LiSP (em inglês) consulte www.lisp.pt

Coordenador