Guia do Estudante

Guia do Estudante

Bem-vindos e bem-vindas ao Guia do Estudante! Aqui encontrarão toda a informação necessária para vos guiar durante o vosso percurso académico no ICS-ULisboa, incluindo hiperligações para as várias páginas no nosso website onde se encontram as informações mais atualizadas.

 

Oferta Letiva

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa participa na oferta de vários cursos de doutoramento, mestrado e pós-graduação, muitos destes em associação com outras escolas e universidades. Consulte as páginas abaixo para mais informações sobre os cursos que oferecemos.

Calendário Académico

O Calendário Académico define os períodos letivos, administrativos e de avaliação que decorrem ao longo do ano letivo.

 

Atos Académicos

Os atos académicos compreendem todos os processos envolvidos no percurso académico de um/a estudante no ICS-ULisboa, alguns dos quais se encontram calendarizados no calendário académico. Muitos desses processos encontram-se centralizados na plataforma FenixEdu, o que permite uma consulta atualizada dos dados disponibilizados pelos estudantes e do seu percurso académico enquanto estudantes no ICS-ULisboa.

Dados Pessoais

Os estudantes podem consultar os dados pessoais que foram anteriormente disponibilizados através da plataforma FenixEdu ao selecionar as opções Pessoal > Área Pessoal > Dados Pessoais. É da responsabilidade dos estudantes manter os seus dados atualizados, pelo que, se precisar de efetuar uma atualização, deverá submeter o pedido em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Selecionar a opção Criar > Tipo de Requerimento: Atualização de Dados Pessoais.

Quando os estudantes se inscrevem em elaboração de trabalho final no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é criado um perfil no separador "Pessoas " do nosso website. Neste perfil, além do tema da dissertação, ficam disponíveis os artigos publicados pelo estudante. Para que seja criado este perfil, o pedido deve ser submetido através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Selecionar a opção Criar > Tipo de Requerimento: Perfil - Página do ICS.

Para certificar que o perfil se encontra o mais atualizado possível, devem ser enviadas todas as publicações para producao.cientifica@ics.ulisboa.pt.

Para atualização de outros dados e ficheiros disponibilizados, deve submeter um novo pedido de Perfil - Página do ICS através da plataforma FenixEdu.

Matrícula

Os estudantes devem efetuar a inscrição nos cursos através da plataforma FenixEdu em Aluno > Inscrever > Processos de Inscrição. Os períodos de inscrição encontram-se publicados no Calendário Académico. Uma vez encerrado o período de inscrição, o estudante deve enviar um e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt para que possa ser desbloqueado um processo para "inscrição fora de prazo", que dará lugar ao pagamento de "prática de atos fora de prazo", conforme previsto na Tabela de Emolumentos.

O processo de inscrição no ICS-ULisboa é um processo anual, pelo que os estudantes devem efetuar a sua inscrição para o 1.º e 2.º semestre no início do ano letivo.

O processo de inscrição não se encontra disponível para estudantes a quem esteja aplicado um bloqueio de atos académicos.

Uma vez inscrito/a, o/a estudante pode pedir a alteração da sua inscrição em unidades curriculares dentro dos períodos publicados no Calendário Académico. Este pedido deve ser feito por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt. Pedidos submetidos fora do prazo estipulado ficam sujeitos ao pagamento por "prática de atos fora de prazo", conforme estipulado na Tabela de Emolumentos.

Os estudantes podem pedir a anulação de inscrição em unidades curriculares a qualquer altura do ano letivo.

O pedido de anulação de inscrição em unidades curriculares deve ser submetido por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt. Caso o pedido de anulação resulte numa inscrição num total de 30 ECTS, o estudante poderá requerer a passagem para Regime Geral a Tempo Parcial.

O pedido de anulação da inscrição/matrícula implica a anulação da inscrição em todas as unidades curriculares em que o estudante se encontra inscrito no âmbito de uma matrícula.

Os pedidos de anulação de inscrição/matrícula devem ser submetidos através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Anulação da Inscrição. Relembramos que, conforme previsto no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa, artigo 8.º, n.º 5, o estudante é obrigado a pagar as prestações da propina já vencidas.

Estudantes inscritos no ICS-ULisboa em cursos cujos planos de estudos incluem a frequência de unidades curriculares de opção livre podem requerer a inscrição em unidades curriculares de outras escolas da Universidade de Lisboa ao abrigo do regime de Mobilidade Interna na ULisboa. Este pedido deve ser submetido através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Inscrição em Mobilidade Interna na ULisboa.

Os estudantes podem pedir a atribuição de estatutos que lhes garantam condições específicas, devendo, para tal, aceder à plataforma FenixEdu e submeter o pedido em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Estatuto de Estudante em Regime de Avaliação Especial.

Trabalhador-Estudante

Estudantes com estatuto de Trabalhador-Estudante têm acesso a períodos distintos de avaliação, conforme previsto no Calendário Académico.

  • Trabalhadores por conta de outrem deverão submeter os três últimos recibos de vencimento ou declaração da segurança social da empresa onde trabalham.
  • Trabalhadores por conta própria deverão submeter a declaração de início de atividade e uma declaração da segurança social com as respetivas contribuições.

Os estudantes encontram-se automaticamente inscritos na Época Normal de Avaliação das unidades curriculares em que se encontram inscritos.

No caso de não aprovação a uma unidade curricular, o/a estudante pode pedir a inscrição na Época de Melhoria por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt e mediante o pagamento de uma taxa de 15 € por unidade curricular, conforme estipulado na Tabela de Emolumentos.

Findo o ano letivo, e caso não tenham obtido aprovação a um máximo de 3 unidades curriculares, os estudantes podem pedir a inscrição na Época Especial de Conclusão de Curso por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt e mediante o pagamento de uma taxa de 15 € por unidade curricular, conforme estipulado na Tabela de Emolumentos.

 

A inscrição no 2.º ano de cursos de mestrado e doutoramento constitui o início da elaboração do trabalho final que são objeto de registo no Registo Nacional de Teses e Dissertações (RENATES). A elaboração do trabalho final deve ir ao encontro do estipulado no Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa e do regulamento do curso que frequenta.

Para mais informações sobre a elaboração, registo, formato e outros assuntos relacionados com o trabalho final, consulte a página de Elaboração de Trabalho Final.

Estudantes que tenham frequentado todos os anos curriculares previstos no plano de estudos do curso e que não tenham terminado o trabalho final devem efetuar um pedido de inscrição em prorrogação. Este pedido deve ser submetido através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Requerimento. Devem ser anexados a este pedido, no devido separador, os pareceres favoráveis dos orientadores.

Uma vez autorizada a inscrição em prorrogação, os estudantes devem efetuar o processo de inscrição na plataforma FenixEdu em Aluno > Inscrever > Processos de Inscrição, inscrevendo-se nas unidades curriculares referentes à elaboração do trabalho final do último ano curricular do seu curso.

Para estudantes inscritos em cursos de doutoramento, caso já tenha ultrapassado os cinco anos do registo do tema de trabalho final, que tem início no 2.º ano curricular, devem submeter uma candidatura a reingresso.

Reingresso é o ato pelo qual um/a estudante se matricula novamente num curso em que já tenha ingressado, ou curso que lhe tenha sucedido. Existem duas situações nas quais é necessário apresentar uma candidatura a reingresso:

- Caso tenham interrompido os estudos,

os estudantes devem submeter nova candidatura instruída de toda a documentação prevista para uma candidatura inicial ao curso. A candidatura é depois enviada à Comissão Científica do Curso para avaliação. Caso seja aprovado o reingresso, será feita uma integração curricular, um processo de creditação em procura equivalências entre as unidades curriculares já frequentadas pelo estudante e as unidades curriculares previstas no plano de estudos em voga. No caso de cursos cujo plano de estudos tenha sido alterado durante o período de interrupção de estudos do estudante, poderá ser necessária a frequência de unidades curriculares do 1.º ano para as quais não foram encontradas equivalências no processo de integração curricular.

- Os estudantes de doutoramento que não tenham interrompido os estudos mas tenham terminado os cinco anos de registo do trabalho final previstos no Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa, artigo 30.º, n.º 3,

os estudantes devem submeter uma candidatura instruída de toda a documentação prevista para uma candidatura inicial ao curso, substituindo-se as cartas de recomendação por pareceres dos orientadores que justifiquem o motivo da não conclusão do trabalho final dentro do prazo de cinco anos previsto. A candidatura é depois enviada à Comissão Científica do Curso para avaliação. Caso seja aprovado o reingresso, os estudantes devem proceder à inscrição conforme descrito no separador "Prorrogação".

Será também necessário submeter um novo pedido de Registo do Tema de Tese através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Registo do Tema de Tese.

As candidaturas a reingresso devem ser submetidas através da plataforma FenixEdu em Candidato > Candidaturas, onde deverá selecionar a opção Criar no processo de candidatura denominado Reingresso. As candidaturas devem ser submetidas dentro do prazo previsto no Calendário Académico. Relembramos que, conforme previsto no Calendário Académico, não são autorizadas inscrições no ano letivo presente após o término do ano civil.

O Pedido de Creditação é requerido por estudantes que pretendem ver creditadas, no curso em que estão inscritos:

  • formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores conferentes de grau em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, quer a obtida no quadro da organização decorrente do Processo de Bolonha quer a obtida anteriormente;
  • formação realizada no âmbito dos cursos de especialização tecnológica (CET) e dos cursos técnicos superiores profissionais (CTSP);
  • unidades curriculares realizadas com aproveitamento, nos termos do artigo 46.º-A do RJGDES;
  • formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau académico ministrados em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras;
  • competências não abrangidas pelas alíneas anteriores, nomeadamente resultantes de outra formação, experiência profissional ou vivencial.

Estes pedidos devem ser realizados através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Creditação de Unidades Curriculares.

Os processos de creditação gerem-se pelo estipulado no Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa.

Conforme estipulado no Regulamento do Estudante em Regime Geral a Tempo Parcial da Universidade de Lisboa, artigo 3.º, n.º 1, estudantes inscritos num máximo de 30 ECTS podem requerer a passagem a regime geral a tempo parcial, ao qual é aplicado um valor de propina específico previsto na Tabela de Propinas.

O pedido de passagem para Regime Geral a Tempo Parcial deve ser submetido através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Requerimento.

A contagem dos prazos para a entrega e para a defesa dos trabalhos finais de mestrado e de doutoramento pode ser suspensa, por decisão do órgão legal e estatutariamente competente da Escola, por situações que ocorram no decurso do prazo para a entrega e para a defesa dos trabalhos finais:

  • Parentalidade;
  • Doença grave e prolongada ou acidente grave do estudante;
  • Assistência a membro do agregado familiar que sofra de doença grave e prolongada;
  • Outras situações previstas na Lei ou socialmente atendíveis.

Os períodos de suspensão não suspendem o pagamento de propina durante a inscrição em anos curriculares, sendo que o referido período é acrescido ao prazo para entrega do trabalho final dentro de período de prorrogação.

Os pedidos de Suspensão da Contagem de Prazos devem ser submetidos através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Requerimento.

Para mais informações sobre este tipo de pedidos, deve consultar o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa, artigo 10.º.

O bloqueio de atos académicos é aplicado a estudantes que se encontram em, pelo menos, uma das seguintes situações:

  • Estudantes que tenham uma dívida para com o ICS ou qualquer outra Escola da Universidade de Lisboa. Conforme previsto no Regulamento de Propinas do ICS, artigo 11.º, n.º 4.º, o não pagamento de propinas implica a suspensão de atos académicos, como processos de inscrição, bem como a inibição de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.
  • Devedores da Biblioteca do ICS. Os estudantes que não tenham a sua ficha regularizada na Biblioteca ficam inibidos de proceder à sua inscrição nos anos letivos.

Bolsas de Investigação FCT

Para efeitos de concessão e renovação das bolsas de investigação da FCT, é necessário apresentar o comprovativo de inscrição e um parecer da instituição de acolhimento. Estes documentos devem ser solicitados através da plataforma FenixEdu:

  • Comprovativo de Inscrição: Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Comprovativo de Inscrição.
  • Parecer da Instituição de Acolhimento: Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Parecer da Instituição de Acolhimento [FCT].

De acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, artigo 18.º, as bolsas garantem o pagamento dos custos de formação às instituições onde os bolseiros se encontram inscritos. Para garantir que lhe é atribuído o estatuto de bolseiro e que a dívida referente aos custos de formação é devidamente atribuída à FCT, deve submeter o seu contrato de bolsa e os subsequentes contratos de renovação através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar Tipo de Requerimento: Contrato FCT.

Atos Financeiros

Os estudantes podem consultar, a qualquer momento, a sua conta corrente através da plataforma FenixEdu em Aluno > Consultar > Visualizar Conta. Neste local, encontrarão informação atualizada sobre as suas dívidas e respetivas referências de pagamento, podendo imprimir as faturas e recibos.

Os estudantes devem efetuar os pagamentos dos itens de dívida em uma de duas modalidades:

  • Através de referência multibanco: As referências para pagamento de dívidas no ICS encontram-se disponíveis na plataforma FenixEdu em Aluno > Consultar > Visualizar Conta > no separador Referências para pagamento.
  • Com cartão de crédito: Através da plataforma FenixEdu, é possível efetuar pagamentos com cartão de crédito em Aluno > Consultar > Visualizar Conta > selecionando a opção Efetuar Pagamento Online. A plataforma aceita cartões de crédito virtuais emitidos através de aplicações como PayPal, RevolutMBWay, entre outros.

Caso o/a estudante verifique que tem um valor em crédito na sua conta corrente com o ICS, pode submeter um pedido de reembolso através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Pedido de Reembolso.

Os estudantes que se encontram temporariamente impossibilitados de efetuar pagamento de propinas podem requerer um plano de regularização de dívida através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Plano de Pagamento. Estes pedidos são regulamentados pelo Regulamento dos Planos de Regularização de Dívidas por não Pagamento de Propinas da Universidade de Lisboa.

Caso uma entidade se encarregue do pagamento da propina de um estudante, o estudante deve entrar em contacto com o Serviço de Gestão Académica (gestao.academica@ics.ulisboa.pt) para informar quais os valores que serão pagos e se é necessário a emissão de faturas com dados requeridos pela entidade. Informamos ainda que, caso seja necessário incluir quaisquer dados nas faturas, esses dados devem ser comunicados previamente ao pagamento das dívidas a que se referem.

Certificação

Documento que comprova a aceitação de um estudante num curso após processo de seriação de candidaturas. Este documento indica em que ano letivo o estudante ingressa no curso.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Declaração de Aceitação.

Custo: Gratuito

Documento que comprova a inscrição de um estudante num ano letivo e num dado curso e que lista todas as unidades curriculares em que se encontra inscrito.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Comprovativo de Inscrição.

Custo: Gratuito

Declaração que comprova que o estudante tem a sua dívida saldada com o ICS.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Declaração de Não Dívida.

Custo: Gratuito.

Documento emitido em papel oficial que comprova a inscrição de um estudante num ano letivo e num dado curso e que lista todas as unidades curriculares em que se encontra inscrito.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Certidão de Inscrição.

Custo: 10 €
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documento emitido em papel oficial que comprova a matrícula num dado curso. O documento faz referência apenas ao ano letivo de matrícula, ou seja de ingresso no curso.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Certidão de Matrícula.

Custo: 10 €
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documento que descreve os conteúdos programáticos definidos para uma unidade curricular num dado ano letivo. Este documento é necessário para efetuar pedidos de creditação noutros estabelecimentos de ensino superior.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Certificado de Carga Horária.

Custo: 7,5 € por unidade curricular, até um limite máximo de 150 €.
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documento que descreve os resultados obtidos em unidades curriculares que o estudante tenha frequentado no âmbito de: inscrições em cursos conferentes de grau; inscrições em cursos não conferentes de grau; inscrições em unidades curriculares isoladas; inscrições em Escolas do ICS.

Pedido: Os pedidos de Certidão de Aproveitamento devem ser enviados por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt.

Custo: 10 €
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documento que comprova a aprovação da componente curricular de um curso de mestrado ou de doutoramento (1.º ano curricular) com descrição dos resultados obtidos às várias unidades curriculares.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Diploma Componente Curricular.

Custo: 80 €
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documento que comprova a aprovação um curso de pós-graduação, com descrição dos resultados obtidos às várias unidades curriculares.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Diploma de Conclusão (PG).

Custo: 80 €
Aplica-se taxa de urgência e taxa de tradução conforme disposto na Tabela de Emolumentos.

Documentos que comprovam a obtenção de grau de Mestre ou Doutor após aprovação da prova académica. Estes documentos são emitidos pela Universidade de Lisboa.

Pedido: Na plataforma FenixEduPessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Certidão de Registo e Carta de Curso.

Custo: Certidão de Registo 38 €
  Certidão de Registo (2.ª Via) 25 €
  Carta de Curso de Mestrado 125 €
  Carta de Curso de Mestrado (2.ª Via) 80 €
  Carta de Curso de Doutoramento 175 €
  Carta de Curso de Doutoramento (2.ª Via) 80 €

Nota: Os documentos poderão ser requeridos em português ou em inglês, sem acréscimo de preço.

Documento bilingue complementar e integrante de um diploma (carta de curso, carta magistral, carta doutoral ou diploma de um curso não conferente de grau incluído num ciclo de estudos) que visa contribuir para melhorar a transparência internacional e o reconhecimento académico e profissional equitativo das qualificações (diplomas, graus, certificados, etc.), através da identificação da seguinte informação:

  • Descrição do sistema de ensino superior português e do seu enquadramento no sistema educativo à data da obtenção do diploma.
  • Caracterização da instituição que ministrou o ensino e que conferiu o diploma.
  • Caracterização da formação realizada (grau, área, requisitos de acesso, duração normal, nível) e dos seus objetivos.
  • Inclusão de informação detalhada sobre a formação realizada e os resultados obtidos.
  • Inclusão de informação complementar sobre atividades extracurriculares, devidamente certificadas, a acrescentar ao percurso curricular do estudante.

Pedido: A emissão do suplemento deve ser requerida por e-mail para gestao.academica@ics.ulisboa.pt.

Custo: 1.ª Via - Gratuita | 2.ª Via - 25 €

Outros Pedidos

A sala de doutorandos (sala 1.10) dispõe de 36 cacifos a atribuir anualmente aos estudantes do ICS. A utilização dos cacifos deve ser feita em conformidade com as normas estabelecidas no Regulamento de Utilização dos Espaços e Recursos para Estudantes nos artigos 6.º, 7.º e 8.º.

Os pedidos de atribuição de cacifo devem ser submetidos através da plataforma FenixEdu em Pessoal > Serviços > Requerimentos > Seleciona a opção Criar > Tipo de Requerimento: Cacifo.

Elaboração do Trabalho Final

O ingresso no 2.º ano curricular dos cursos de mestrado e doutoramento corresponde ao início de desenvolvimento do trabalho final de curso.

Conforme estipulado no artigo 30.º do Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa, o trabalho final é objeto de registo nos 60 dias úteis após o ato da inscrição no ciclo de estudos, caso não esteja prevista a frequência do curso de doutoramento, ou nos 60 dias após a conclusão do curso de doutoramento caso este esteja previsto.

O registo do tema do trabalho final deve ser submetido através da plataforma FenixEdu ao selecionar as opções Pessoal > Serviços > Requerimentos > Selecionar a opção Criar > Tipo de Requerimento: Registo do Tema de Tese. Conforme previsto no Calendário Académico, após inscrição no 2.º ano curricular, o estudante deve submeter o registo do tema do trabalho final até 30 de novembro.

Os estudantes responsabilizam-se pela atualização deste registo, pelo que devem submeter uma atualização do registo do tema do trabalho final, no mesmo local, sempre que se alterar alguma das suas componentes (título, palavras-chave, orientadores, ramo/especialidade, entre outros).

O registo do tema de tese, para doutoramentos, tem a validade de 5 anos letivos. Findo este prazo, os estudantes que não tenham concluído o trabalho final e que desejam prosseguir com a sua elaboração devem submeter uma candidatura a reingresso no curso e efetuar um novo registo.

Consulte aqui todas as informações relativas ao registo, elaboração e entrega do trabalho final.

 

A elaboração de tese de doutoramento em cotutela internacional aplica-se aos doutorandos da Universidade de Lisboa que, no âmbito da elaboração de tese de doutoramento em programas doutorais congéneres reconhecidos como tal pela ULisboa e por uma instituição universitárias estrangeira parceira, realizem essa componente dos programas doutorais sob a orientação de, pelo menos, um professor de cada universidade.

O período total de trabalho a ser definido no convénio deve compreender um período de 2 a 5 anos, e a elaboração do convénio pressupõe que o doutorando tenha obtido aprovação no respetivo programa de doutoramento (1.º ano curricular), estando apto à inscrição em elaboração de tese.

Para mais informações, deve consultar o Regulamento de Elaboração de Tese de Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional da Universidade de Lisboa.

O Doutoramento Europeu é um título associado ao grau de Doutor conferido por universidades europeias, não constituindo em si um grau académico. A Universidade de Lisboa atribui este título ao abrigo do Regulamento para Atribuição pela Universidade de Lisboa do Título de Doutoramento Europeu.

Podem requerer a atribuição do título os estudantes que cumpram as seguintes condições:

  1. O estudante deve estar inscrito num doutoramento no Instituto de Ciências Sociais;
  2. O estudante deve ter realizado um período de investigação não inferior a um trimestre, para preparação da tese de doutoramento, numa universidade ou numa instituição de investigação de outro país europeu que não Portugal, que deverá ser devidamente certificado pela mesma;
  3. A constituição do júri para a prova pública de doutoramento deve incluir um membro de uma instituição de ensino superior de um país europeu que não seja Portugal e ter obedecido à legislação em vigor, bem como à regulamentação relativa à atribuição do grau de doutor pela Universidade de Lisboa;
  4. O presidente do júri ter obtido dois pareceres positivos relativamente à tese apresentada, emitidos por dois professores pertencentes a duas instituições de ensino superior de dois países europeus que não Portugal, pareceres que deverão ser explicitamente referidos na ata da primeira reunião do júri, da qual farão parte integrante;
  5. Na prova de doutoramento, uma parte da defesa pública da tese ter decorrido numa língua oficial europeia que não a portuguesa, o que deve igualmente constar explicitamente na ata da prova pública.

Para requerer a atribuição deste título, deverá ser entregue, juntamento com o pedido de admissão a provas académicas, um requerimento dirigido ao Reitor da Universidade de Lisboa e o comprovativo do período de investigação realizado nas condições do n.º 2 acima referido.

Para mais informações, deve consultar a página da Universidade de Lisboa sobre o Doutoramento Europeu.

Propinas e Emolumentos

O Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa regula as matérias associadas aos custos da formação que os estudantes devem comparticipar através do pagamento de uma taxa de frequência às instituições onde estão matriculados, designada por propina. Os emolumentos respetivos a cada ato académico são periodicamente fixados em tabela própria.

 

Bolsas de Apoio

As bolsas de apoio às atividades de investigação dos doutorandos são apoios financeiros para apresentação de comunicações em conferências internacionais, estadias de curta duração em universidades estrangeiras e realização de trabalho de campo.

 

Seguro Escolar

Em caso de acidente, o estudante deve apresentar o formulário de Participação de Sinistro por Acidentes Pessoais junto da seguradora, depois de validado pelo Serviço de Gestão Académico. Este documento deverá ser acompanhado por um atestado médico passado na unidade de cuidados de saúde a que o estudante se dirigiu.

Apólice: Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa)
NIF: 506 101 347
N.º ES64523925
E-mail: sinistros.pt@willistowerswatson.com

 

Recursos ICS

A conta institucional da ULisboa é criada quando o/a estudante passa a ter um vínculo com qualquer escola da Universidade de Lisboa. Esta conta permite o acesso a recursos tais como:

  • E-mail (através do Gmail)
  • Office365
  • Plataforma Zoom
  • Espaço na OneDrive
  • Rede wireless (Eduroam)
  • VPN (via Global Protect)

Quando o utilizador cessa o vínculo institucional a conta ULisboa mantém-se, apesar de perder funcionalidades (Office365, por exemplo).

As credenciais que o/a estudante definir para a conta institucional passarão a ser as suas credenciais de acesso à plataforma FenixEdu (através da opção "Login ULisboa").

Relembramos que todas as comunicações internas serão feitas para as contas institucionais, pelo que o/a estudante deve garantir o seu acesso à conta. Caso seja necessário, pode recuperar o seu acesso à conta através do Portal do Utilizador onde deve colocar o seu e-mail pessoal com o qual efetuou o seu registo inicial na ULisboa. Também poderão ativar o encaminhamento automático de e-mails seguindo as indicações disponíveis aqui.

Para mais informações sobre a conta ULisboa, consulte https://www.ulisboa.pt/info/area-pessoal.

A conta ICS é uma conta de acesso local que expira quando o vínculo ao Instituto de Ciências Sociais termina. Esta conta permite o acesso a recursos internos do ICS, tais como:

  • Computadores ICS (Sala 2.06, piso 2)
  • Rede sem Fios (Eduroam)
  • Base de dados da Biblioteca ICS
  • VPN (via Global Protect)
  • Impressoras multifunção
    • Com a exceção do piso 1, todos os restantes pisos do edifício do ICS dispõem de impressoras multifunções.
    • Cada estudante dispõe de uma quota de 1.000 impressões anuais.

As informações referentes à criação e acesso à conta encontram-se disponíveis na plataforma FenixEdu. Depois de alterada a senha, caso não consiga aceder, deverá entrar em contacto com helpdesk@ics.ulisboa.pt.

O ICS dispõem de duas salas de estudo, abertas das 8h30 às 21h00:

  • Sala 1.10, no piso 1, com 18 lugares de trabalho e cacifos individuais. Os cacifos devem ser requisitados através da plataforma FenixEdu.
  • Sala 2.06, piso 2, com 9 lugares e computadores cujo acesso é garantido com a conta ICS.

A utilização dos espaços deve ser feita em conformidade com o Regulamento de Utilização dos Espaços e Recursos para Estudantes.

Biblioteca

A Biblioteca do ICS tem como funções primordiais a aquisição, o tratamento documental, a reprodução e difusão dos acervos documentais bem como a responsabilidade da adoção de medidas para a sua preservação e conservação. Tratando-se de uma biblioteca de Investigação e Ensino Superior segue o paradigma das bibliotecas atuais, sendo as mesmas, veículos de mudança na promoção e desenvolvimento de novos serviços e ferramentas no acesso à informação. Promove assim serviços relacionados com a gestão de conteúdos digitais, formação de utilizadores, e a gestão e validação de dados e indicadores de investigação científica.

De modo a poder usufruir deste serviço e respetivos recursos, o novo estudante deverá deslocar-se à Biblioteca, a qual, por sua vez, finalizará a ficha de utilizador, cruzando os dados recebidos via Fénix, com o sistema Khoa.

Horário: Segunda a Sexta, das 9h30 às 17h30.

Contactos: biblioteca@ics.ulisboa.pt / 217 804 732

  1. Definição da estratégia de desenvolvimento nas diversas envolventes, designadamente em relação à aquisição de monografias para o fundo geral, assinaturas de revistas/base de dados e equipamentos e novos serviços;
  2. Organização de processos de aquisição/permuta/oferta de todo o fundo documental;
  3. Catalogação, classificação, indexação e cotação de documentos;
  4. Cumprimento das normas existentes sobre empréstimo, reprodução e difusão dos acervos documentais e em zelar pela adoção de medidas para a sua preservação e conservação;
  5. Cumprimento das normas de tratamento da documentação e proceder ao seu tratamento técnico;
  6. Assegurar o serviço de empréstimo interbibliotecas e cooperar com serviços e instituições afins na partilha de informação e de recursos;
  7. Curadoria da produção científica do Instituto (receção, tratamento e validação);
  8. Contribuição para a visibilidade da produção científica do ICS-ULisboa através da disponibilização de publicações em repositórios e outras bases de dados;
  9. Promoção, cumprimento e divulgação das políticas nacionais e internacionais relativas à Ciência Aberta;
  10. Recolha de dados bibliométricos.

Domiciliário (ICS)

O/A estudante pode requisitar até 10 livros, em simultâneo pelo prazo máximo de 1 (um) mês. Caso existam utilizadores interessados na consulta de obras em empréstimo, garante-se o período de empréstimo de 1 (uma) semana, findo o qual a Biblioteca envia email com o título Pedido de devolução.

Pode ser realizada uma renovação por e-mail ou telefone, pelo mesmo período, antes da data expirar e desde que não exista reserva para outro utilizador.

Domiciliário (ISCTE)

O/A estudante pode requisitar diretamente uma publicação bastando, para tal, indicar o nome, de acordo com as normas e prazos vigentes na Biblioteca do ISCTE.

Interbibliotecas

Sempre que um documento não faça parte do fundo documental pode ser solicitado à Biblioteca, via e-mail, a qual, por sua vez, verá qual a possibilidade de empréstimo nacional ou internacional.

A Biblioteca tem disponível para devolução de livros o cacifo Biblioteca Fora de horas, sito no piso 0. Em alternativa, as publicações podem ser deixadas na receção.

A Biblioteca procede à aquisição de materiais necessários às atividades de investigação e de ensino. O/A estudante poderá formalizar uma aquisição de bibliografia através do formulário disponível para o efeito em: https://www.ics.ulisboa.pt/biblioteca/forms/aquisicao-monografias

Na proposta de aquisição, deverão ser sempre indicados o nome e curso que o/a estudante frequenta. Os pedidos de aquisição podem ser enviados até 15 de outubro, transitando para o ano seguinte as propostas que tenham sido rececionadas posteriormente.

Assim que a obra se encontre disponível para levantamento, ou caso não seja possível a satisfação do pedido, será enviado um e-mail pela Biblioteca.

A biblioteca disponibiliza uma série de bases de periódicos e e-books, subscritas em nome próprio, ou em consórcio com outras escolas/bibliotecas da ULisboa. Todos os recursos se encontram disponíveis via página biblioteca. Poderá ter acesso a bases como: J-stor, Cambridge Histories Online, Oxford Handbooks Online, Taylor and Francis, etc. Disponível também o Ebsco Discovery Service (EDS), o qual permite pesquisa a todos os recursos ULisboa em simultâneo.

O acesso aos recursos eletrónicos realiza se por IP nas instalações do ICS, e por WebVPN sempre que se encontre fora devendo para tal proceder à instalação da mesma. Instruções em: https://www.ulisboa.pt/info/vpn

Mediante marcação através do endereço de e-mail biblioteca@ics.ulisboa.pt, é possível agendar ações de formação de apoio aos estudantes para pesquisas bibliográficas no catálogo e motor de busca EDS, bem como em bases de dados assinadas e em softwares de gestão bibliográfica (Mendeley e Zotero). São também prestados esclarecimentos sobre onde publicar, editoras e sistemas de classificação através do trabalho desenvolvido com as plataformas Web of Knowledge, Scopus e Capes.

A Biblioteca apoia também na criação e gestão de perfis de investigação Orcid e Google Scholar. 

Os estudantes que afiliem ao Instituto de Ciências Sociais podem entregar na Biblioteca a produção cientifica, suporte papel, ou envio formato PDF, para o e-mail producao.cientifica@ics.ulisboa.pt, ou fazer o auto depósito da mesma no Repositório mediante inscrição prévia. O ICS segue as predisposições nacionais e europeias relativas ao Acesso Aberto e toda a produção cientifica do ICS é depositada no Repositório ULisboa, o qual se revela uma excelente ferramenta na gestão individual das publicações.

Normas para afiliação institucional ICS:

1) Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, Av. Professor Aníbal de Bettencourt 9, 1600-189 Lisboa, Portugal
ou
2) Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Av. Professor Aníbal de Bettencourt 9,
1600-189 Lisboa, Portugal.

A Biblioteca divulga toda a produção científica do ICS através de Boletim Bibliográfico enviado à comunidade via mailing list. Procede  também à divulgação de novidades nas vitrines interiores e exteriores da Biblioteca, bem como exposição de livros autor/ICS e artigos em publicação periódica em áreas externas à biblioteca.
A Biblioteca alimenta ainda a sua página de Facebook com  novidades: https://www.facebook.com/biblioteca.icsul.

Horários e Contactos dos Serviços

O Serviço de Gestão Académica tem a seu cargo a gestão administrativa da oferta letiva do ICS, o apoio aos órgãos de governo e o tratamento e circulação de informação de interesse académico. Os pedidos de emissão de documentos como certificados e certidões devem ser efetuados através da plataforma FenixEdu. O serviço funciona no piso 2, gabinetes 2.04 e 2.05.

Horário de atendimento: Terça, Quinta e Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Contactos: gestao.academica@ics.ulisboa.pt / +351 217 804 764

O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação funciona no piso 2, gabinete 2.11. Os pedidos de suporte devem ser feitos por e-mail para o endereço helpdesk@ics.ulisboa.pt.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Contacto: helpdesk@ics.ulisboa.pt 

O Arquivo de História Social (AHS) foi criado em 1978 com o objetivo de salvaguardar documentação de movimentos sociais que se encontrava em risco. Desde então, tem sido enriquecido com numerosas coleções de elevado valor histórico que recebem tratamento arquivístico adequado. Atualmente, o AHS disponibiliza fontes importantes para o estudo da história dos séculos XVIII, XIX e XX.

As coleções do AHS abarcam diferentes temáticas, tais como anarquismo, colonialismo, feminismo, classes trabalhadoras, movimentos nacionalistas africanos, organizações estudantis ou o processo revolucionário português. O AHS tem ainda à sua guarda a documentação de casas senhoriais e agrícolas bem como uma importante coleção de propaganda da II Guerra Mundial.

A Base de Dados do AHS, de livre acesso online, contém mais de 12 mil registos e cerca de três mil documentos digitalizados a que correspondem cerca de 15 mil imagens.

Horário de atendimento: Segunda a Quarta, das 9h30 às 17h30, e Quinta até às 13h com marcação prévia
Contactos: ahsocial@ics.ulisboa.pt / +351 217 804 728

O Arquivo de História Social está situado no espaço da Biblioteca do ICS.

A Biblioteca do ICS tem como funções primordiais a aquisição, o tratamento documental, a reprodução e difusão dos acervos documentais bem como a responsabilidade da adoção de medidas para a sua preservação e conservação. Tratando-se de uma biblioteca de Investigação e Ensino Superior segue o paradigma das bibliotecas atuais, sendo as mesmas, veículos de mudança na promoção e desenvolvimento de novos serviços e ferramentas no acesso à informação. Promove assim serviços relacionados com a gestão de conteúdos digitais, formação de utilizadores, e a gestão e validação de dados e indicadores de investigação científica.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 9h30 às 17h00
Contactos: biblioteca@ics.ulisboa.pt / +351 217 804 732

A Imprensa de Ciências Sociais é uma editora universitária portuguesas criada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Publica trabalhos de pesquisa e ensaios em ciências sociais, designadamente nas áreas da sociologia, história, antropologia, ciência política, psicologia social, relações internacionais e economia, bem como em domínios e temas interdisciplinares.

A Imprensa de Ciências Sociais encontra-se filiada na Associação Portuguesa de Editores Livreiros (APEL) e na Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (APEES).

Horário de atendimento: Segunda, Terça, Quinta e Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Contactos: imprensa@ics.ulisboa.pt / +351 217 804 761

A Análise Social é a principal revista portuguesa em ciências sociais e na área dos estudos sobre Portugal. Durante mais de meio século, a revista manteve o seu cariz inovador devido à capacidade para atrair trabalhos que resultam de investigação de topo, tanto teórica como empiricamente, e à originalidade e importância dos temas abordados.

A Análise Social é uma revista multidisciplinar, especializada nas áreas da Sociologia, da História, da Antropologia, da Ciência Política e da Psicologia Social. Publica-se quatro vezes por ano e está indexada em diversas bases de dados. Tem um rigoroso sistema de arbitragem científica. Esta revista proporciona o acesso público livre e imediato a todo o seu conteúdo.

Horário de atendimento: Segunda, Terça, Quinta e Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Contactos: analise.social@ics.ulisboa.pt / +351 217 804 761

A Imprensa de Ciências Sociais possui uma livraria situada no átrio do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00

Estudar e Viver na ULisboa

Atualmente, a ULisboa é a maior universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento. Elenca-se aqui um conjunto de informações que certamente serão úteis para o vosso percurso académico no ICS e na Universidade de Lisboa.

 

O Cartão de Estudante - Caixa IU é fornecido pela Caixa Geral de Depósitos e é o cartão de débito que identifica os estudantes da Universidade de Lisboa. Pode usá-lo para:

  • Pagamentos em milhares de estabelecimentos comerciais, em Portugal e no estrangeiro;
  • Consultas de conta bancária e levantamentos de dinheiro;
  • Compras na internet via MBNet.

Com este cartão, que não tem anuidades, tem ainda descontos em mais de 280 parceiros que pode conhecer na página da Caixa IU.

Na Universidade, o cartão facilita a gestão de algumas áreas, nomeadamente a utilização de bibliotecas e, no ICS, das impressoras multifunções.

O cartão pode ser pedido online, através do CaixaOnboarding. Caso não consiga realizar o pedido online, deve dirigir-se a um balcão da Caixa Geral de Depósitos. Caso seja necessário, pode também pedir a renovação do seu cartão ao balcão.

O Provedor do Estudante é um órgão independente da Universidade de Lisboa que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes no âmbito da Universidade.

A Universidade de Lisboa dispõe de um conjunto de 9 Unidades Alimentares. A maioria das Unidades Alimentares permite aos seus utentes optar por um dos pratos disponibilizados entre as opções de refeição de carne, peixe, dieta ou ovolactovegetariano.

A Universidade de Lisboa dispõe de Residências Universitárias para alojar estudantes, docentes e investigadores.

Existem 16 residências universitárias destinadas ao alojamento de estudantes da Universidade de Lisboa inscritos em cursos de licenciatura e mestrado. Os pedidos de alojamento, neste caso, devem ser efetuados diretamente pelos estudantes aos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Estudantes inscritos em cursos de doutoramento ou visitantes devem efetuar o pedido de alojamento por e-mail para o Serviço de Gestão Académica do ICS-ULisboa (gestao.academica@ics.ulisboa.pt).

Situado no Campo Grande e aberto 24 horas por dia, todos os dias, o Caleidoscópio dispõe duma sala de estudo com 175 lugares, uma área de exposições de 140 me um Anfiteatro com capacidade de 72 lugares. Tem ainda acesso à rede sem fios Eduroam e a equipamentos de impressão.

A vivência cultural e associativa é parte integrante da Universidade de Lisboa.

Ao longo do ano, realizam-se, nos vários espaços da ULisboa, inúmeras iniciativas culturais que abrangem exposições, concertos, conferências, seminários, congressos, entre outros eventos. Saiba mais na Agenda Cultural da ULisboa.

A Universidade de Lisboa integra um conjunto de unidades especializadas que visam promover o desporto, saúde e bem-estar junto da sua comunidade académica. Pode encontrar informação mais detalhada em:

O parque de estacionamento público da Cidade Universitária é gerida pela EMEL e dispõe de uma avença mensal especial para a comunidade da ULisboa. Para mais informações, deve-se consultar http://lisbonproject.net/estacionamentocidadeuniversitaria.com/index.html.

A Universidade de Lisboa integra vários espaços verdes na cidade de Lisboa que constituem um valioso património natural, histórico e científico, destacando-se o Jardim Botânico da Ajuda, a tapada da Ajuda, o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim Botânico Tropical. Para mais informações, visita a página dos Jardins da Universidade de Lisboa.

Os Museus da ULisboa têm um papel importante não só na conservação como na divulgação de coleções científicas, dinamizando igualmente a vida cultural da Universidade e da cidade de Lisboa.

Estes espaços, abertos ao público em geral, contribuem igualmente para uma maior compreensão da história e evolução científica de várias áreas do saber, tais como a Zoologia, Astronomia, Geociências, Mineralogia, Geologia, Antropologia, entre outras.

A programação dos Museus da ULisboa é diversificada, incluindo a realização, ao longo do ano, de exposições, visitas guiadas, conferências, bem como outras ações educativas, culturais e de lazer.