Ana Patrícia Hilário
Ana Patrícia Hilário é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, ao abrigo do Programa Estímulo ao Emprego Científico (1ª Edição) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P) com o projeto “Tornar visível o invisível: compreender as experiências familiares e a gestão da dor crónica na infância” (CEECIND/03970/2017). Neste projeto, pretende compreender de que modo as crianças e as suas famílias em Portugal gerem e experienciam a dor crónica em idade pediátrica.
É uma das coordenadoras nacionais do projeto “VAX.TRUST – Addressing vaccine hesitancy in Europe” financiado pela Comissão Europeia (Grant Agreement N.º 965280). O projeto conta em Portugal com a colaboração da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e está a ser realizado também na Bélgica, Itália, Finlândia, Reino Unido, República Checa e Polónia, pretendendo-se desenvolver recomendações sob o ponto de vista da hesitação vacinal, tanto ao nível nacional, como ao nível Europeu. Mais informações disponíveis aqui: https://vax-trust.eu/
Foi bolseira de pós-doutoramento no âmbito do projeto “TRANSRIGHTS: Gender citizenship and sexual rights in Europe: Transgender lives in transnational perspective” financiado pelo European Research Council (ERC) no ICS-ULisboa. Foi assistente convidada no Instituto Piaget e na Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém. Foi também assistente de investigação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.
Tem publicado o seu trabalho de investigação em diversas revistas indexadas na Scopus e WoS. Obteve em 2021 três prémios científicos ERICS pelas suas publicações. É revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Participou em júris académicos e painéis de avaliação. Tem participado na organização de diversos eventos científicos tanto ao nível nacional como internacional.
Foi co-coordenadora da secção de Sociologia da Saúde e da Doença da Associação Europeia de Sociologia.
Ana Patrícia Hilário doutorou-se em Sociologia da Saúde e da Doença pela Royal Holloway, University of London, em 2015.
As suas principais áreas de interesse são: a Sociologia da Saúde e da Doença, a Sociologia do Género, a Sociologia da Criança, Métodos e Técnicas de Investigação, Pesquisa com Sujeitos Vulneráveis e sobre Temas Sensíveis.
Mais informações podem ser encontradas aqui: https://www.cienciavitae.pt/portal/B713-F6B2-FB76
Artigo em Revista
Revista/Editor
Livro/Editor
Capítulo de Livro
Working Paper
Relatório
Policy Brief
Recensão
