Prémio ECS

Prémio ECS

O Prémio Extensão em Ciências Sociais (Prémio ECS) do ICS-ULisboa surgiu com a perspetiva de reforço da dimensão de Outreach/Extensão do ICS.

Até ao momento, foram já realizadas duas edições deste Prémio. Veja abaixo pormenores sobre essas duas edições.

 

 

3.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS ICS-ULISBOA - 2022

A submissão de candidaturas à 3.ª Edição do Prémio ECS decorrerá de 1 a 30 de setembro de 2022 (23h59).

Consulte aqui o Regulamento do Prémio.

 

VENCEDORES DA 2.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS ICS-ULISBOA

O anúncio dos vencedores da 2.ª edição do Prémio ECS foi feito durante a cerimónia de Abertura do Ano Académico do ICS-ULisboa que decorreu no dia 29 de outubro de 2021.

Nesta 2.ª edição do Prémio ECS foram recebidas treze (13) candidaturas, nas três categorias, e os projetos vencedores foram:

Categoria A - atividades de comunicação e divulgação científica em diferentes suportes (para investigadores).

Prémio atribuído por maioria à candidatura 4A – Withering Refuge (filme-artigo), de Pedro Figueiredo Neto, por potenciar a divulgação e reflexão do conhecimento científico através da utilização de formatos multimodais que alargam o espetro do conteúdo que se transmite e o universo de pessoas a quem se dirige.

O Júri decidiu, ainda, por maioria, a atribuição de uma Menção Honrosa à candidatura 3A – Plantas que produzem pessoas, de Cristiana Bastos, Marta Macedo e Maria Concetta Lo Bosco pela simplificação da mensagem sem compromisso do conteúdo e do rigor.

Categoria B - atividades de extensão para a comunidade (iniciativas orientadas para, ou desenvolvidas com a comunidade e stakeholders).

Atribuído por maioria o prémio à candidatura 1B – Conteúdo em plataforma digital sobre igualdade de género e orientação sexual dirigido a jovens, professores e famílias, de Vanessa Cunha, Susana Atalaia, Rita B. Correia e Leonor B. Rodrigues, pela coprodução efetiva de conhecimento e comunicação envolvendo stakeholders na criação, discussão e divulgação de uma plataforma dirigida a um universo muito alargado de jovens, professores e famílias.

O Júri decidiu ainda, por maioria, a atribuição de uma Menção Honrosa à candidatura 3B – Ibéricos nos campos de concentração e de trabalho do Terceiro Reich, de Antonio Muñoz Sanchez pela magnitude de um trabalho de divulgação que se juntou a um importante arquivo de documentação numa tentativa altamente conseguida de trazer visibilidade a um tema de conhecimento popular muito reduzido.

Categoria Única (estudantes).

Por decisão unânime, o prémio foi atribuído à candidatura 2U – Galeria das Experiências Obstétricas - Divulgação de pesquisa de doutoramento, de Catarina Barata, por uma orientação intrínseca, global e cuidada para com as atividades de extensão transversal a todo o trabalho doutoral.

 

VENCEDORES DA 1.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS ICS-ULISBOA

O anúncio dos vencedores foi feito durante a cerimónia de Abertura do Ano Académico do ICS-ULisboa, que decorreu no dia 06 de novembro de 2020.

Na 1.ª edição do Prémio ECS foram recebidas treze (13) candidaturas, nas três categorias, e os projetos vencedores são:

Categoria A - atividades de comunicação e divulgação científica em diferentes suportes (para investigadores).

Por maioria, Prémio foi atribuído à candidatura POP - Political Observer on Populism, de Luca Manucci, pelo seu papel de cidadania ativa, bem como pelo objetivo de comunicação bidirecional (uso do blog e twitter) numa iniciativa desprovida de recursos financeiros e institucionais.

Categoria B - atividades de extensão para a comunidade (iniciativas orientadas para, ou desenvolvidas com a comunidade e stakeholders).

Por unanimidade foi atribuído Prémio à candidatura Assembleia de Moradores (Bairro 6 de Maio, Bairro da Torre, Bairro da Jamaika) e Caravana pelo Direito à Habitação, de Simone TulumelloSimone Frangella e Roberto Falanga, pela sua originalidade e relevância, através da aproximação entre academia e grupos historicamente subalternizados e colaboração em processos de empoderamento dos mesmos.

Categoria Única (estudantes).

Por decisão unânime, o Prémio foi para Porto de Mós: tempo, espaço e memória – I ciclo de conferências, de Kevin Carreira Soares, pela articulação do rigor científico com o envolvimento de stakeholders locais.

O júri decidiu, ainda, a atribuição de duas Menções Honrosas, na Categoria A, às candidaturas:

  • Sondagens ICS/Iscte-IUL, de Pedro Magalhães, Marina Costa Lobo e Alice Ramos;
  • Apresentação dos Resultados do 2.º Grande Inquérito sobre a Sustentabilidade em Portugal: Barómetro de Desenvolvimento Sustentável), de Mónica Truninger e Luísa Schmidt.

O júri da primeira edição do Prémio ECS foi composto por pessoas externas ao ICS-ULisboa: Cristina Roldão, João Wengorovius Meneses, José Vitor Malheiros e Marta Lourenço, sendo presidido por Rui Costa Lopes, do ICS-ULisboa.