História: Mudança e continuidade num mundo global

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist), teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT.

Com uma organização curricular inovadora, este programa doutoral contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais – ultrapassando a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.

Em Portugal, o PIUDHist é o primeiro programa doutoral em História assente numa parceria interuniversitária, reunindo cinco instituições universitárias portuguesas:

No âmbito de acordos firmados com outras entidades, os estudantes admitidos à frequência do PIUDHist podem candidatar-se às seguintes bolsas de doutoramento.

O Grau de Doutor em História é conferido aos estudantes que obtiverem um total de 240 créditos/ECTS através de um documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras:

A obtenção dos 240 créditos é feita ao longo de um programa de trabalhos de quatro anos que se distribui da seguinte forma:
- 60 créditos nos dois primeiros semestres letivos que conferem um Diploma de Estudos Avançados em História e o respetivo suplemento ao diploma, num documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras.
- 180 créditos nos restantes três anos através da elaboração, discussão e aprovação de uma tese, incluindo a participação em 6 seminários semestrais de acompanhamento e respetiva orientação.

1º SEMESTRE

• Seminário de Projecto I 12 ECTS
• Seminário Metodológico 6 ECTS
• Seminários de Especialidade I: 6+6 ECTS (2 de 4 à escolha)

2º SEMESTRE
Obrigatória:

• Seminário de Projecto II 18 ECTS

• Seminário de Especialidade II:

6+6 ECTS (2 de 4 à escolha)

3º a 8º SEMESTRE
Seminário de acompanhamento
Dissertação

Requisitos de Admissão

São admitidos como candidatos:

a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas, dando-se preferência aos candidatos com experiência de investigação em História.

b) A título excecional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

Candidaturas

Período de candidaturas para o ano letivo 2022/2023

Early Bird: 1 de fevereiro a 18 de março de 2022
1.ª Fase: 5 de abril a 6 de maio de 2022