História: Mudança e continuidade num mundo global

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist), teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT.

Com uma organização curricular inovadora, este programa doutoral contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais – ultrapassando a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.

Estão abertas as candidaturas para a XIII edição do Curso, a iniciar no próximo ano letivo de 2021-2022, podendo estas ser realizadas entre 12 de abril e 16 de julho (em 1.ª fase), e entre 2 de agosto e 3 de setembro de 2021 (em 2.ª fase). As matrículas ocorrerão entre 15 e 17 de setembro, para início de aulas a 20 de setembro de 2021. O Curso funcionará em horário pós-laboral, três fins de tarde por semana. Todas as informações podem ser consultadas neste site. A formalização de candidaturas deverá ser feita online

No âmbito de acordos firmados com outras entidades, os estudantes admitidos à frequência do PIUDHist podem candidatar-se às seguintes bolsas de doutoramento!

Em Portugal, o PIUDHist é o primeiro programa doutoral em História assente numa parceria interuniversitária, reunindo cinco instituições universitárias portuguesas:

Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (FLUL)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Universidade de Évora (UE)

O Grau de Doutor em História é conferido aos estudantes que obtiverem um total de 240 créditos/ECTS através de um documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras:

A obtenção dos 240 créditos é feita ao longo de um programa de trabalhos de quatro anos que se distribui da seguinte forma:
- 60 créditos nos dois primeiros semestres letivos que conferem um Diploma de Estudos Avançados em História e o respetivo suplemento ao diploma, num documento único subscrito pelas quatro Universidades parceiras.
- 180 créditos nos restantes três anos através da elaboração, discussão e aprovação de uma tese, incluindo a participação em 6 seminários semestrais de acompanhamento e respetiva orientação.

1º SEMESTRE

• Seminário de Projecto I 12 ECTS
• Seminário Metodológico 6 ECTS
• Seminários de Especialidade I: 6+6 ECTS (2 de 4 à escolha)

2º SEMESTRE
Obrigatória:

• Seminário de Projecto II 18 ECTS

• Seminário de Especialidade II:

6+6 ECTS (2 de 4 à escolha)

3º a 8º SEMESTRE
Seminário de acompanhamento
Dissertação

Requisitos de admissão
São admitidos como candidatos à inscrição:

os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas, dando-se preferência aos candidatos com experiência de investigação em História.

A título excepcional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

Admissão

Prazos
Candidaturas:

12 de Abril a 16 de Julho de 2021 (1ª fase)

2 de Agosto a 3 de Setembro de 2021 (2ª fase)

Matrícula e inscrição online ou presencial: 15 a 17 de Setembro de 2021

Início das actividades académicas: 20 de Setembro de 2021

Horário do Curso: segundas, terças e quartas-feiras / pós-laboral

Número de Vagas:

Processo de candidatura

Apresentação das candidaturas: Online em

Mais informações através do site:

A candidatura deve ser instruída com os seguintes elementos:
Certificado de Habilitação de Grau de Licenciatura e de Mestrado
Cópia do documento de identificação
Carta de motivação apontando as razões para a escolha do PIUDHIST
Apresentação geral do pré-projecto de doutoramento (título e objectivos, até 1000 palavras)
Tese de mestrado e, se aplicável, outra publicação relevante, em pdf
Duas cartas de recomendação

Critérios de Selecção e Seriação

Os candidatos são seriados de acordo com a pontuação obtida no processo de selecção, baseada no mérito individual. Consideram-se os seguintes critérios:
Classificação de licenciatura: 10%
Classificação de mestrado: 25%
Experiência e capacidade para desenvolver investigação avançada: 35%
Carta de motivação, entrevista e pré-projecto de doutoramento: 30%

A decisão final da seriação das candidaturas será comunicada até uma semana após a data de encerramento do prazo de candidatura.

Os candidatos são seriados pela Comissão Directiva do Programa de Doutoramento.

Emolumentos e Propinas

O emolumento a pagar pela candidatura é de 50€ (cinquenta euros), não havendo lugar à sua devolução, caso o candidato seja excluído ou não seja seleccionado.

Os valores das propinas para o ano lectivo de 2021/2022 são os seguintes:
1.º ano – 1.375 euros.
2.º, 3.º e 4.º anos – 1.200 euros.