Observa Observatório de Ambiente, Território e Sociedade

OBSERVA - Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do  Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) promove a comunicação recíproca entre investigação científica e sociedade nas áreas do ambiente e do território.

A missão do OBSERVA é articular projectos e actividades do Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade (GIATS) com diversos tipos de públicos, através da divulgação de resultados, promoção de debates e workshops, realização de acções de formação, publicação de estudos, fornecimento de informação útil à definição de políticas públicas e disseminação de conhecimento sobre ambiente, território e sociedade ao público em geral. O OBSERVA realiza também inquéritos de âmbito nacional e mantém uma base de dados sobre temas de ambiente e território.

As suas atividades incidem sobre um campo necessariamente vasto e complexo, abordando diversas áreas temáticas relacionadas com o ambiente e o território: participação e cidadania; avaliação das políticas públicas; papel dos media e da educação para a sustentabilidade; práticas de consumo e alimentares; transições urbanas; estudo das representações, atitudes e comportamentos face ao ambiente, ao clima, à energia e ao território. Tem actualmente a função de contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030).

Observa