Filosofia da Ciência

Filosofia da Ciência

O Programa de Doutoramento FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade é uma iniciativa interdisciplinar que tem como eixo o estudo e a investigação do mundo científico, tecnológico e artístico na sua interacção com os processos sociais. Cruza ramos do saber como a reflexão filosófica da ciência, a sociologia do conhecimento, da ciência e da tecnologia, a pesquisa bioética e os estudos artísticos. O programa reúne uma ampla parceria de universidades e faculdades: da Universidade de Lisboa, o Centro de Filosofia das Ciências, o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto Superior Técnico, Instituto de Sistemas e Robótica, e as Faculdades de Ciências, de Belas-Artes, de Direito, de Letras e de Medicina; do Instituto Politécnico de Lisboa, a Escola Superior de Música; a Universidade de Aveiro; e da Universidade de Sevilha, o Grupo de Lógica, Linguagem e Informação.

O Programa recebeu financiamento para 5 bolsas anuais (2 nacionais e 3 mistas), num total de 20 bolsas durante o período 2014-2017.

O Programa de Doutoramento tem início no ano lectivo 2014-2015 e conta com a participação de um corpo docente reconhecido nas áreas da Filosofia, da Sociologia, do Direito, da Medicina, das Ciências e das Artes. O principal objectivo é a formação ao mais elevado nível académico de estudiosos e investigadores diversificados abrangendo profissionais das áreas referidas. A estrutura curricular compreende cinco domínios de especialização: Lógica e Filosofia da Ciência; Filosofia da Tecnologia; Ciência e Sociedade; Arte e Ciência; Bioética. Este plano curricular garante aquisição de conhecimentos nas áreas de especialidade. Ao longo do mesmo, os doutorandos serão acompanhados na sua investigação.

Mais informação disponível brevemente.