Seminário GI Diversidades

Seminários GI
Qui . 9 Mar . 11h00
Seminário GI Diversidades
Vânia Pedro (Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique)
Organização:
GI Diversidades

No próximo dia 09 de março, quinta-feira , das 11:00h às 12h45, temos mais um seminário do GI Diversidades.

O seminário contará com a presença de Vânia Pedro, Directora Adjunta da Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura de Moçambique, que irá apresentar e discutir o tema: "Ser ou tornar-se? Identidade e pertença de mulheres iniciadas nos ritos de iniciação Makonde".

O seminário poderá ser acompanhado por meio da plataforma Zoom, através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97151649311

--- Mais sobre a apresentação e a investigadora ---

Vânia Pedro
Instituto Superior de Artes e Cultura – Moçambique

Nesta apresentação, proponho-me reflectir sobre a identidade de mulheres iniciadas nos ritos Makonde que não são originárias desse grupo etnolinguístico. A partir dos resultados da minha pesquisa de doutoramento, onde analisei o diálogo entre a identidade étnica Makonde e a identidade nacional moçambicana dos Makonde residentes no bairro PSK, na província de Maputo, constato que os ritos de iniciação são a instituição social central para esse grupo, onde se define afiliação e pertença, ou seja, é através dos ritos de iniciação que se torna makonde no geral e que se torna homem ou mulher em particular.  Um aspecto que emergiu durante a pesquisa, que não abordei em profundidade, mas é um actual work in progress é saber em que medida as mulheres de outros grupos etnolinguísticos ou nacionalidades que são iniciadas nos ritos Makonde se reconhecem e são reconhecidas como membros desse grupo etnolinguístico. Que mecanismos de pertença e integração são destinados a essas mulheres? Depois da iniciação como é que elas se comportam e se relacionam com os Makonde e não só?

Vânia Pedro é licenciada em Antropologia, Mestrada em Saúde Pública pela Universidade Eduardo Mondlane e Doutorada em Antropologia Social e Cultural, especialidade de Antropologia da Etnicidade e do Político pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Possui experiência de docência, investigação e consultoria de 16 anos. Neste momento é docente das disciplinas de Antropologia e Teoria da Cultura no Instituto Superior de Artes e Cultura, onde exerce as funções de Directora Adjunta da Faculdade de Estudos da Cultura para a área de Investigação e Extensão. Vânia Pedro tem como áreas de interesse as identidades, a relação entre a etnicidade e as migrações, os ritos de iniciação, a Saúde Sexual e Reprodutiva, as relações de género e a relação entre a cultura e a saúde.