Trânsitos: Cultura material, migrações e vida quotidiana

TRANSITOS tem como objetivo estudar os movimentos contemporâneos de pessoas em três continentes. O projeto irá investigar como e em que medida a cultura material e as práticas de consumo estão implicadas nas expectativas, imaginários e experiências dos movimentos atuais de pessoas de e para quatro grandes cidades: Berlim, Lisboa, Luanda e Sydney. O projeto fará uso de uma metodologia mista que compreenderá métodos de pesquisa extensiva (quantitativa e qualitativa) e etnografia. Os campos de pesquisa escolhidos permitirão grande diversidade em termos de contexto (geográfico, económico, político, social, cultural), vínculos bilaterais passados e presentes, e padrões migratórios entre Portugal e Angola, Austrália e Alemanha.

Fundação para a Ciência e Tecnologia
Rede:
Institute of Social Sciences, University of Lisbon (leading partner), University of Bremen, University of Sidney

Cultura material, Migrações, Vida quotidiana, Etnografias comparadas

.