Jovens artistas portugueses e os seus mercados de trabalho

Este projecto é uma pesquisa em sociologia da arte e da cultura, conduzida o mais próximo possível do terreno, partindo de materiais empíricos diversos. O objectivo deste estudo é compreender quem são os jovens artistas portugueses e examinar as características do seu mercado de trabalho no teatro, cinema, dança, música e artes plásticas. A organização geral deste projecto obedece a três aproximações distintas, mas interdependentes: a produção de dados e a sua análise estatística, partindo do inquérito aos jovens que saíram das escolas de arte superiores universitárias; as entrevistas aprofundadas, de carácter biográfico, realizadas junto dos jovens e as entrevistas de carácter temático, realizadas junto dos responsáveis de instituições chave. Por fim, a análise documental das fontes escritas produzidas pelos Ministérios da Cultura, Juventude, Educação, Trabalho e Finanças, sindicatos e associações; e ainda, as informações recolhidas nos documentos oficiais públicos, fontes estatísticas correntes e documentos não oficiais como a imprensa.

Entidade participante

Profissões artísticas

Mercado de trabalho

1/ Avaliar a importância das novas gerações na mudança artística dos mundos das artes performativas, música e artes plásticas; <br>2/ Examinar a evolução da actividade artística desenvolvida pelos jovens; <br>3/ Apreciar as suas modalidades de socialização, profissionalização e inserção no mercado; <br>4/ Descrever as suas experiências de aprendizagem amadoras e escolares; <br>5/ Apreender a importância dos seus primeiros trabalhos como meios de aprendizagem pela experiência e acumulação de competências em situação de trabalho; <br>6/ Discutir as formas de ligação dos alunos ao mundo do trabalho, através dos professores e das estratégias activas de trabalho dos primeiros; <br>7/ Apreciar os mecanismos e a eficácia das políticas culturais públicas do Estado e das câmaras municipais.
State of the art:
O quadro teórico principal que sustenta o actual programa de investigação segue toda a reflexão teórica e as pesquisas empíricas de um conjunto de autores americanos, ingleses, franceses e portugueses: Eliot Freidson, Howard Becker, Raymonde Moulin, Pierre-Michel Menger, Catherine Paradeise, entre outros. Em Portugal, salienta-se a importância dos trabalhos coordenados por Maria de Lourdes Lima dos Santos (2003), João Ferreira de Almeida (et al., 2003), José Machado Pais (1995, 1999), Vítor Sérgio Ferreira (et al., 1999), para citar apenas alguns dos autores e responsáveis por alguns dos estudos e linhas de investigação do Observatório Permanente da Juventude. <br>Além disso, este programa de investigação beneficia também dos contributos das investigações mais recentes, nacionais e estrangeiras, em universos como o teatro, a dança, o cinema, a escultura, a pintura, as artes plásticas, a arquitectura, a música. <br>Para a realização do presente trabalho identificam-se os contributos de uma sociologia atenta ao artista e à sua aprendizagem da gestão da incerteza e risco, às suas condições de profissionalização, produção das obras, acumulação de saberes, funcionamento das organizações artísticas, inovação e originalidade. <br>Assim sendo, com este projecto: analisam-se as diferentes trajectórias individuais de carreira dos jovens artistas ? como aparecem, desaparecem ou se desenvolvem no mundo das artes ? e os seus destinos colectivos no mercado de trabalho; observa-se como é que se cruzam as novas e as velhas formas de fazer, as novas e as velhas regras do jogo; os percursos que se fundem, reorganizam, aqueles que emergem, coexistem e concorrem para a redefinição das fronteiras de cada um dos mundos artísticos. E ainda: como é que os jovens artistas procuram novos estilos, se associam e se demarcam de outros artistas, enfim, constroem as suas identidades profissionais e estéticas. <br>Em geral, examina-se quem são os jovens artistas, a forma como se organiza o seu mercado de trabalho e as principais condições que favorecem a segmentação deste último: a entrada das novas gerações, as diferentes experiências pessoais, a evolução técnica e tecnológica, a ?invasão? de outros mundos artísticos, as novas actividades e divisão do trabalho, os novos universos de discurso. Desta forma, ao estudar o mercado de trabalho dos jovens artistas apreende-se o que é que pode ser a carreira do actor / realizador/ bailarino / músico / artista plástico e aprecia-se como é que o mercado determina as suas oportunidades e o campo de possibilidades a partir das quais os jovens artistas constroem as suas carreiras, em Portugal. <br>Em particular, descreve-se, por um lado, a organização e funcionamento interno do mercado de cada um dos mundos das artes, as suas redes de cooperação, segmentos de trabalho e formas de concorrência; por outro lado, precisam-se as condições de entrada e inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, a maneira como mobilizam os seus recursos pessoais e competências técnicas, e as suas formas de organização no mercado de trabalho artístico.
Pierre-Michel Menger
Charles Gadea