Jovens actores da mudança social: UP2YOUTH

UP2YOUTH é um projecto financiando pela UE e que tem como objective estudar os jovens enquanto agentes de mudança social. Ao mesmo tempo que as suas transições para a vida adulta são marcadas por riscos e incertezas, os jovens desenvolvem estratégias de coping que, por sua vez, afectam as estruturas sociais. Tal é especialmente visível no trabalho, na família e no exercício de cidadania, sendo estes os principais temas abrangidos pelo projecto UP2YOUTH. Contudo, estas estratégias dependem do raio de acção facultado pelas políticas governamentais, no sentido de serem um contributo para a integração social ou para o desenvolvimento de perspectivas biográficas de significados subjectivamente atribuídos.

Rede:
EGRIS

.

<p>Estudar os jovens como actores de mudança social, por um lado, implica analisar igualmente em que condições os jovens podem ser incluídos no exercício de um estatuto pleno de cidadania. Por outro lado, significa deixar de parte a perspectiva que considera que os jovens são simplesmente afectados pela mudança social enquanto agentes passivos, e identificar até que ponto estes desempenham um papel activo nestes processos ao reforçarem ou modificarem as estruturas a partir de estratégias individuais de <em>coping</em> e de diferentes estilos de vida. Deste modo, é feita uma análise comparativa de nível secundário em relação a quatro principais dimensões sobre os três sub-temas.</p>
State of the art:
<p>.</p>