Insucesso e Abandono Escolares na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos

Insucesso e Abandono Escolares na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos

O insucesso escolar é o ponto de partida e o problema estruturante deste projecto de investigação que se baseia num estudo de caso: a Universidade de Lisboa. Os objectivos para os primeiros dois anos do projecto são os seguintes:

a) examinar e discutir conceitos e teorias que constroem o "insucesso escolar" e o "abandono escolar" (nas suas várias modalidades) como um problema dos sistemas de ensino superior. Será dada uma especial atenção aos debates contemporâneos sobre a "condição juvenil" nas sociedades (e famílias) fortemente individualizadas e onde o "risco" parece reforçar os processos de construção e procura da identidade;

b) serão seleccionados os alunos no momento de entrada na UL (no conjunto da suas 8 faculdades) com o objectivo de se caracterizar do ponto de vista social este universo heterogéneo; será realizado um inquérito a todos os novos alunos do 1º ciclo. É então criada uma base de dados e a informação obtida será submetida a um tratamento estatístico;

c) investigar a relação que existe entre estes resultados e os indicadores de insucesso escolar da UL, ao nível das suas diferentes faculdades e cursos;

d) incluir as perspectivas dos alunos e uma perspectiva longitudinal, para estudar percursos individuais na UL, recorrendo a entrevistas compreensivas a amostras relevantes em relação às questões do "insucesso escolar" e do "abandono escolar".

 

Estatuto: 
Entidade participante
Financiado: 
Não
Entidades: 
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Keywords: 

Níveis Elevados de Ecolaridade, Insucesso Escolar

O insucesso escolar é o ponto de partida e o problema estruturante deste projecto de investigação que se baseia num estudo de caso: a Universidade de Lisboa. Os objectivos para os primeiros dois anos do projecto são os seguintes:

a) examinar e discutir conceitos e teorias que constroem o "insucesso escolar" e o "abandono escolar" (nas suas várias modalidades) como um problema dos sistemas de ensino superior. Será dada uma especial atenção aos debates contemporâneos sobre a "condição juvenil" nas sociedades (e famílias) fortemente individualizadas e onde o "risco" parece reforçar os processos de construção e procura da identidade;

b) serão seleccionados os alunos no momento de entrada na UL (no conjunto da suas 8 faculdades) com o objectivo de se caracterizar do ponto de vista social este universo heterogéneo; será realizado um inquérito a todos os novos alunos do 1º ciclo. É então criada uma base de dados e a informação obtida será submetida a um tratamento estatístico;

c) investigar a relação que existe entre estes resultados e os indicadores de insucesso escolar da UL, ao nível das suas diferentes faculdades e cursos;

d) incluir as perspectivas dos alunos e uma perspectiva longitudinal, para estudar percursos individuais na UL, recorrendo a entrevistas compreensivas a amostras relevantes em relação às questões do "insucesso escolar" e do "abandono escolar".

 

Objectivos: 
<p>Os objectivos para os primeiros dois anos do projecto são os seguintes: </p><p>a) examinar e discutir conceitos e teorias que constroem o "insucesso escolar" e o "abandono escolar" (nas suas várias modalidades) como um problema dos sistemas de ensino superior; </p><p>b) serão seleccionados os alunos no momento de entrada na UL (no conjunto da suas 8 faculdades) com o objectivo de se caracterizar do ponto de vista social este universo heterogéneo; será realizado um inquérito a todos os novos alunos do 1º ciclo. É então criada uma base de dados e a informação obtida será submetida a um tratamento estatístico;</p><p>c) investigar a relação que existe entre estes resultados e os indicadores de insucesso escolar da UL, ao nível das suas diferentes faculdades e cursos;</p><p>d) incluir as perspectivas dos alunos e uma perspectiva longitudinal, para estudar percursos individuais na UL, recorrendo a entrevistas compreensivas a amostras relevantes em relação a estas questões.</p>
State of the art: 
<p>.</p>
Natália Alves
Isabel Margarida André
Coordenador 
Data Inicio: 
01/12/2005
Data Fim: 
01/12/2009
Duração: 
48 meses
Concluído