Insucesso e Abandono Escolares na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos
Insucesso e Abandono Escolares na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos
O insucesso escolar é o ponto de partida e o problema estruturante deste projecto de investigação que se baseia num estudo de caso: a Universidade de Lisboa. Os objectivos para os primeiros dois anos do projecto são os seguintes:
a) examinar e discutir conceitos e teorias que constroem o "insucesso escolar" e o "abandono escolar" (nas suas várias modalidades) como um problema dos sistemas de ensino superior. Será dada uma especial atenção aos debates contemporâneos sobre a "condição juvenil" nas sociedades (e famílias) fortemente individualizadas e onde o "risco" parece reforçar os processos de construção e procura da identidade;
b) serão seleccionados os alunos no momento de entrada na UL (no conjunto da suas 8 faculdades) com o objectivo de se caracterizar do ponto de vista social este universo heterogéneo; será realizado um inquérito a todos os novos alunos do 1º ciclo. É então criada uma base de dados e a informação obtida será submetida a um tratamento estatístico;
c) investigar a relação que existe entre estes resultados e os indicadores de insucesso escolar da UL, ao nível das suas diferentes faculdades e cursos;
d) incluir as perspectivas dos alunos e uma perspectiva longitudinal, para estudar percursos individuais na UL, recorrendo a entrevistas compreensivas a amostras relevantes em relação às questões do "insucesso escolar" e do "abandono escolar".
Níveis Elevados de Ecolaridade, Insucesso Escolar
O insucesso escolar é o ponto de partida e o problema estruturante deste projecto de investigação que se baseia num estudo de caso: a Universidade de Lisboa. Os objectivos para os primeiros dois anos do projecto são os seguintes:
a) examinar e discutir conceitos e teorias que constroem o "insucesso escolar" e o "abandono escolar" (nas suas várias modalidades) como um problema dos sistemas de ensino superior. Será dada uma especial atenção aos debates contemporâneos sobre a "condição juvenil" nas sociedades (e famílias) fortemente individualizadas e onde o "risco" parece reforçar os processos de construção e procura da identidade;
b) serão seleccionados os alunos no momento de entrada na UL (no conjunto da suas 8 faculdades) com o objectivo de se caracterizar do ponto de vista social este universo heterogéneo; será realizado um inquérito a todos os novos alunos do 1º ciclo. É então criada uma base de dados e a informação obtida será submetida a um tratamento estatístico;
c) investigar a relação que existe entre estes resultados e os indicadores de insucesso escolar da UL, ao nível das suas diferentes faculdades e cursos;
d) incluir as perspectivas dos alunos e uma perspectiva longitudinal, para estudar percursos individuais na UL, recorrendo a entrevistas compreensivas a amostras relevantes em relação às questões do "insucesso escolar" e do "abandono escolar".