EUROPEAN VALUES STUDY 3 - 1999/2000
EUROPEAN VALUES STUDY 3 - 1999/2000
O European Values Study (EVS) foi criado em 1978, pela Fundação Europeia para o Estudo dos Valores. Os seus principais objectivos prendem-se com o estudo dos padrões de valores nos países europeus, no sentido de conhecer semelhanças e diferenças entre eles e compreender as direcções e eventuais mudanças de valores nas sociedades europeias.
A primeira edição do projecto teve lugar em 1981. A segunda edição em 1990, contou já com a participação de Portugal, através do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Os resultados do estudo foram publicados em 1993, num livro intitulado ?Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural? (coord. Luís de França).
O presente estudo corresponde à terceira edição do European Values Study, e a sua coordenação coube à equipa das Atitudes Sociais dos Portugueses do ICS-UL.
As perguntas que orientam este estudo são as seguintes:
- Partilham os europeus um conjunto homogéneo de valores?
- Estão os valores a mudar na Europa?
- Quais as direcções de eventuais mudanças?
O questionário que está na base deste estudo encontra-se dividido nas seguintes áreas temáticas:
1 Valores religiosos e morais;
2 Valores familiares;
3 Valores políticos;
4 Valores económicos e laborais.
Valores
Atitudes sociais
Estudos comparativos
Mudança
O European Values Study (EVS) foi criado em 1978, pela Fundação Europeia para o Estudo dos Valores. Os seus principais objectivos prendem-se com o estudo dos padrões de valores nos países europeus, no sentido de conhecer semelhanças e diferenças entre eles e compreender as direcções e eventuais mudanças de valores nas sociedades europeias.
A primeira edição do projecto teve lugar em 1981. A segunda edição em 1990, contou já com a participação de Portugal, através do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Os resultados do estudo foram publicados em 1993, num livro intitulado ?Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural? (coord. Luís de França).
O presente estudo corresponde à terceira edição do European Values Study, e a sua coordenação coube à equipa das Atitudes Sociais dos Portugueses do ICS-UL.
As perguntas que orientam este estudo são as seguintes:
- Partilham os europeus um conjunto homogéneo de valores?
- Estão os valores a mudar na Europa?
- Quais as direcções de eventuais mudanças?
O questionário que está na base deste estudo encontra-se dividido nas seguintes áreas temáticas:
1 Valores religiosos e morais;
2 Valores familiares;
3 Valores políticos;
4 Valores económicos e laborais.