EUROPEAN VALUES STUDY 3 - 1999/2000

EUROPEAN VALUES STUDY 3 - 1999/2000

O European Values Study (EVS) foi criado em 1978, pela Fundação Europeia para o Estudo dos Valores. Os seus principais objectivos prendem-se com o estudo dos padrões de valores nos países europeus, no sentido de conhecer semelhanças e diferenças entre eles e compreender as direcções e eventuais mudanças de valores nas sociedades europeias.



A primeira edição do projecto teve lugar em 1981. A segunda edição em 1990, contou já com a participação de Portugal, através do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Os resultados do estudo foram publicados em 1993, num livro intitulado ?Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural? (coord. Luís de França).



O presente estudo corresponde à terceira edição do European Values Study, e a sua coordenação coube à equipa das Atitudes Sociais dos Portugueses do ICS-UL.



As perguntas que orientam este estudo são as seguintes:



- Partilham os europeus um conjunto homogéneo de valores?

- Estão os valores a mudar na Europa?

- Quais as direcções de eventuais mudanças?



O questionário que está na base deste estudo encontra-se dividido nas seguintes áreas temáticas:



1 Valores religiosos e morais;

2 Valores familiares;

3 Valores políticos;

4 Valores económicos e laborais.

Estatuto: 
Proponent entity
Rede: 
European Values Study
Keywords: 

Valores

Atitudes sociais

Estudos comparativos

Mudança

O European Values Study (EVS) foi criado em 1978, pela Fundação Europeia para o Estudo dos Valores. Os seus principais objectivos prendem-se com o estudo dos padrões de valores nos países europeus, no sentido de conhecer semelhanças e diferenças entre eles e compreender as direcções e eventuais mudanças de valores nas sociedades europeias.



A primeira edição do projecto teve lugar em 1981. A segunda edição em 1990, contou já com a participação de Portugal, através do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Os resultados do estudo foram publicados em 1993, num livro intitulado ?Portugal, Valores Europeus, Identidade Cultural? (coord. Luís de França).



O presente estudo corresponde à terceira edição do European Values Study, e a sua coordenação coube à equipa das Atitudes Sociais dos Portugueses do ICS-UL.



As perguntas que orientam este estudo são as seguintes:



- Partilham os europeus um conjunto homogéneo de valores?

- Estão os valores a mudar na Europa?

- Quais as direcções de eventuais mudanças?



O questionário que está na base deste estudo encontra-se dividido nas seguintes áreas temáticas:



1 Valores religiosos e morais;

2 Valores familiares;

3 Valores políticos;

4 Valores económicos e laborais.

Objectivos: 
Estudar numa perspectiva comprartiva os padrões de valores nos países europeus, no sentido de conhecer semelhanças e diferenças entre eles e compreender as direcções e eventuais mudanças de valores nas sociedades europeias.
State of the art: 
Os valores referem-se a princípios gerais e abstractos que guiam e justificam as atitudes, opiniões e comportamentos (Rokeach, 1973; Schwartz, 1996). Os valores tornam desejáveis determinadas formas de pensar, sentir e agir e menos desejáveis ou mesmo indesejáveis orientações alternativas. Os valores são conceptualizados como sendo organizados de forma hierárquica e, muitas vezes, geradores de dilemas. Do ponto de vista empírico, os valores são geralmente estudados a partir de escalas de julgamento em que se pede às pessoas para hierarquizarem proposições ou palavras que são indicadores de valores (e.g., Rokeach), ou para optarem por um valor num conjunto de outros valores (e.g., Inglehart), ou ainda para avaliarem o grau de importância ou de rejeição que deve ser conferido a um valor (e.g., Schwartz). No presente estudo, os valores são indirectamente inferidos das respostas a proposições atitudinais ou a perguntas de opinião, ou ainda a perguntas sobre intenções comportamentais.
André Freire
José Manuel Leite Viegas
Diniz Lopes
Marcus Lima
António Caetano
Susana Tavares
Loek Halman
Rita Reis
António Teixeira Fernandes
Coordenador 
Start Date: 
01/08/1999
End Date: 
01/12/2003
Duração: 
48 meses
Closed