Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Programa de Acção Educativa para o Futuro

Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Programa de Acção Educativa para o Futuro

A resolução 57/254 das Nações Unidas proclama a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), a começar em Janeiro de 2005. O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal.
Pretende-se equipar indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. O programa de acção proposto será centrado em três vectores fundamentais - diagnóstico; inovação/intervenção; comunicação - e integrará as dimensões nacional, regional e local. Assumirá o envolvimento de diversas instâncias da sociedade civil, levando em conta o enorme desnível existente no país em termos de educação, informação e sensibilização para o desenvolvimento sustentável.

Estatuto: 
Entidade participante
Financiado: 
Não
Rede: 
Décadas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
Keywords: 

Sustentabilidade, Educação, Ambiente, Desenvolvimento

A resolução 57/254 das Nações Unidas proclama a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), a começar em Janeiro de 2005. O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal.
Pretende-se equipar indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. O programa de acção proposto será centrado em três vectores fundamentais - diagnóstico; inovação/intervenção; comunicação - e integrará as dimensões nacional, regional e local. Assumirá o envolvimento de diversas instâncias da sociedade civil, levando em conta o enorme desnível existente no país em termos de educação, informação e sensibilização para o desenvolvimento sustentável.

Objectivos: 
O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal. Pretende-se equipar os indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) é uma visão da educação que procura um balanço entre o bem-estar humano e o bem-estar económico com respeito pelas tradições culturais e pelos recursos naturais.
State of the art: 
A EDS &eacute;, pois, uma ferramenta fundamental para melhorar os padr&otilde;es de consumo e de produ&ccedil;&atilde;o, para abrir caminho &agrave; investiga&ccedil;&atilde;o e ao desenvolvimento de tecnologias mais equilibradas ambientalmente e para capacitar as popula&ccedil;&otilde;es de todas as idades a lidarem melhor com os desafios lan&ccedil;ados pelos problemas do Desenvolvimento Sustent&aacute;vel. Desenvolvendo um esquema internacional de implementa&ccedil;&atilde;o da DEDS, a UNESCO procura fomentar a consciencializa&ccedil;&atilde;o ambiental, bem como fazer passar o conceito e as mensagens da EDS; dinamizar a integra&ccedil;&atilde;o da EDS nas pol&iacute;ticas, nas estrat&eacute;gias e nos planos nacionais de educa&ccedil;&atilde;o; promover padr&otilde;es de consumo e de produ&ccedil;&atilde;o sustent&aacute;veis e identificar e partilhar pr&aacute;ticas inovadoras. <br />Como se afirma na Declara&ccedil;&atilde;o dos Ministros do Ambiente da Regi&atilde;o da Comiss&atilde;o Econ&oacute;mica para a Europa sobre Educa&ccedil;&atilde;o para o Desenvolvimento Sustent&aacute;vel (UNECE: 2003, ECE/CEP/102/ver.1), a coopera&ccedil;&atilde;o internacional em mat&eacute;ria de Educa&ccedil;&atilde;o para o Desenvolvimento Sustent&aacute;vel pode favorecer tamb&eacute;m a compreens&atilde;o m&uacute;tua, refor&ccedil;ar a confian&ccedil;a entre na&ccedil;&otilde;es e o respeito dos valores culturais; desenvolver as rela&ccedil;&otilde;es de amizade e a toler&acirc;ncia entre na&ccedil;&otilde;es; contribuir para a paz, para a seguran&ccedil;a e para o bem-estar das popula&ccedil;&otilde;es em geral. <br />Assim, uma EDS passar&aacute;: <br />- pelo fomento do envolvimento dos mais variados parceiros, real&ccedil;ando a natureza global da EDS, atrav&eacute;s de consultas t&atilde;o alargadas quanto poss&iacute;vel; <br />- por uma ac&ccedil;&atilde;o trans-sectorial e interdisciplinar de forma a garantir a integra&ccedil;&atilde;o dos contributos de todos os parceiros; <br />- por adoptar uma abordagem bottom-up que permita real&ccedil;ar perspectivas, experi&ecirc;ncias e desafios postos no terreno pelos interessados; <br />- por agir segundo os dados da experi&ecirc;ncia, envolvendo o uso de casos de sucesso de boas pr&aacute;ticas e abordagens inovadoras, combinando resultados de investiga&ccedil;&atilde;o e pesquisa com as experi&ecirc;ncias a decorrer no campo; <br />- por ligar as v&aacute;rias actividades a decorrer no &acirc;mbito da DEDS com outro tipo de iniciativas/processos j&aacute; decorridos, incluindo Education for All, a D&eacute;cada das Na&ccedil;&otilde;es Unidas para a Literacia&nbsp;e os Objectivos do Mil&eacute;nio das Na&ccedil;&otilde;es Unidas. <br />Desta estrat&eacute;gia resultar&aacute; a produ&ccedil;&atilde;o de recomenda&ccedil;&otilde;es aos governos para melhorar e dinamizar a integra&ccedil;&atilde;o da EDS com as respectivas pol&iacute;ticas, estrat&eacute;gias e planos de educa&ccedil;&atilde;o nos variados n&iacute;veis em que se desenrolam, nomeadamente atrav&eacute;s de: <br />- Ac&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas para refor&ccedil;ar os compromissos assumidos no &acirc;mbito EFA, da D&eacute;cada das Na&ccedil;&otilde;es Unidas para a Literacia&nbsp;e dos Objectivos do Mil&eacute;nio das Na&ccedil;&otilde;es Unidas; <br />- Directrizes para os governos para a adop&ccedil;&atilde;o e integra&ccedil;&atilde;o nos sistemas nacionais de uma abordagem hol&iacute;stica e transdisciplinar da EDS; <br />- Redes internacionais, regionais e nacionais, com a abrang&ecirc;ncia necess&aacute;ria para n&atilde;o deixar de fora qualquer eventual parceiro interessado, incluindo as universidades e sociedade civil; <br />- Programas para &aacute;reas cr&iacute;ticas (menor disponibiliza&ccedil;&atilde;o de recursos) de consciencializa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica sobre educa&ccedil;&atilde;o para o desenvolvimento sustent&aacute;vel a todos os n&iacute;veis, contando com informa&ccedil;&atilde;o e as tecnologias de comunica&ccedil;&atilde;o, os media e outras fontes; <br />- Capacidades nacionais para a EDS ? incluindo recursos humanos (e.g., professores, formadores, decisores?) e infra-estruturas (e.g., documenta&ccedil;&atilde;o, meios de forma&ccedil;&atilde;o e meios de investiga&ccedil;&atilde;o).

DEDS

Coordenador ICS 
Data Inicio: 
02/12/2004
Data Fim: 
01/12/2014
Duração: 
120 meses
Concluído