Objectivos:
O objectivo é consagrar a integração do desenvolvimento sustentável nos vários sistemas e a todos os níveis de ensino, sejam de âmbito nacional, regional ou internacional, quer tenham cariz formal ou informal. Pretende-se equipar os indivíduos e sociedades com competências, perspectivas, conhecimento e valores para que possam viver e trabalhar de uma forma sustentável. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) é uma visão da educação que procura um balanço entre o bem-estar humano e o bem-estar económico com respeito pelas tradições culturais e pelos recursos naturais.
State of the art:
A EDS é, pois, uma ferramenta fundamental para melhorar os padrões de consumo e de produção, para abrir caminho à investigação e ao desenvolvimento de tecnologias mais equilibradas ambientalmente e para capacitar as populações de todas as idades a lidarem melhor com os desafios lançados pelos problemas do Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvendo um esquema internacional de implementação da DEDS, a UNESCO procura fomentar a consciencialização ambiental, bem como fazer passar o conceito e as mensagens da EDS; dinamizar a integração da EDS nas políticas, nas estratégias e nos planos nacionais de educação; promover padrões de consumo e de produção sustentáveis e identificar e partilhar práticas inovadoras. <br />Como se afirma na Declaração dos Ministros do Ambiente da Região da Comissão Económica para a Europa sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (UNECE: 2003, ECE/CEP/102/ver.1), a cooperação internacional em matéria de Educação para o Desenvolvimento Sustentável pode favorecer também a compreensão mútua, reforçar a confiança entre nações e o respeito dos valores culturais; desenvolver as relações de amizade e a tolerância entre nações; contribuir para a paz, para a segurança e para o bem-estar das populações em geral. <br />Assim, uma EDS passará: <br />- pelo fomento do envolvimento dos mais variados parceiros, realçando a natureza global da EDS, através de consultas tão alargadas quanto possível; <br />- por uma acção trans-sectorial e interdisciplinar de forma a garantir a integração dos contributos de todos os parceiros; <br />- por adoptar uma abordagem bottom-up que permita realçar perspectivas, experiências e desafios postos no terreno pelos interessados; <br />- por agir segundo os dados da experiência, envolvendo o uso de casos de sucesso de boas práticas e abordagens inovadoras, combinando resultados de investigação e pesquisa com as experiências a decorrer no campo; <br />- por ligar as várias actividades a decorrer no âmbito da DEDS com outro tipo de iniciativas/processos já decorridos, incluindo Education for All, a Década das Nações Unidas para a Literacia e os Objectivos do Milénio das Nações Unidas. <br />Desta estratégia resultará a produção de recomendações aos governos para melhorar e dinamizar a integração da EDS com as respectivas políticas, estratégias e planos de educação nos variados níveis em que se desenrolam, nomeadamente através de: <br />- Acções específicas para reforçar os compromissos assumidos no âmbito EFA, da Década das Nações Unidas para a Literacia e dos Objectivos do Milénio das Nações Unidas; <br />- Directrizes para os governos para a adopção e integração nos sistemas nacionais de uma abordagem holística e transdisciplinar da EDS; <br />- Redes internacionais, regionais e nacionais, com a abrangência necessária para não deixar de fora qualquer eventual parceiro interessado, incluindo as universidades e sociedade civil; <br />- Programas para áreas críticas (menor disponibilização de recursos) de consciencialização pública sobre educação para o desenvolvimento sustentável a todos os níveis, contando com informação e as tecnologias de comunicação, os media e outras fontes; <br />- Capacidades nacionais para a EDS ? incluindo recursos humanos (e.g., professores, formadores, decisores?) e infra-estruturas (e.g., documentação, meios de formação e meios de investigação).