Filipa Lowndes Vicente
Filipa Lowndes Vicente nasceu em Lisboa em 1972. Desde 2009 é Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na área de História. Doutorada pela Universidade de Londres em 2000 (Department of Historical and Cultural Studies, Goldsmiths College), pós-graduada em História da Arte Contemporânea no Goldsmiths College (1995), e licenciada em História/História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994). A sua tese de doutoramento deu origem ao livro Viagens e Exposições: D. Pedro V na Europa do Século XIX (Lisboa: Gótica, 2003) que obteve o "Prémio Victor de Sá de História Contemporânea" em 2004.
Entre 1994 e 2009 viveu em Inglaterra (Londres), EUA (Providence e New Haven), Itália (Florença), e novamente em Inglaterra onde no ano lectivo de 2008-2009, foi investigadora visitante no Departamento de Arte e Arqueologia da School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres. Durante este período beneficiou quer do apoio da FCT, através de bolsas de doutoramento no estrangeiro e de pós-doutoramento, quer do apoio de uma bolsa da Fundação Oriente.
A sua investigação centra-se nos modos de produção do conhecimento nos séculos XIX e XX: a construção e os usos do passado; os cruzamentos entre a cultura visual, material e escrita e o colonialismo; a produção intelectual das elites indianas na Índia colonial Portuguesa e Britânica; o orientalismo indiano, italiano e português; as comparações e cruzamentos coloniais entre o império português e o império britânico; a história das colecções, exposições e museus em contexto colonial; a mobilidade e circulação de pessoas, objectos, ideias e imagens; a história da fotografia; a história do conhecimento e da arte produzida por mulheres.
Os seus trabalhos de investigação histórica correspondem a cinco áreas principais, todas elas marcadas por abordagens transnacionais e transcoloniais.
1. História da cultura na Europa do século XIX: modernidade, progresso, ciência.
4. Fotografia em contexto colonial
5. Historiografia da arte e mulheres artistas
Temas de investigação que tenciona desenvolver no futuro:
* Usos do passado no presente: a cultura material e visual das colónias nas sociedades pós-coloniais.
* Museus, exposições e colecções no espaço colonial português (1860-1960).
* Produção de conhecimento de mulheres em contextos coloniais (séc. XIX-XX).
* Culturas do Nascimento: abordagens históricas e antropológicas sobre o parto e maternidade
Artigo em Revista









Livro/Autor


Livro/Editor
Capítulo de Livro




Dicionário/Editor
Recensão
