Cristina Sá Valentim
Cristina Sá Valentim é antropóloga social-cultural (Licenciatura e Mestrado, Universidade de Coimbra) e Doutorada em Sociologia (programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Bolseira FCT). É Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Investigadora CEEC-FCT 4ª Edição) no Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais. Os seus principais interesses de investigação incluem, entre outros, colonialismo português tardio, trabalho forçado, música popular angolana, património, ecologia cultural, estratégias identitárias, história da antropologia e humanidades digitais. Tem atuado como peer-reviewer em revistas científicas nacionais e internacionais, e avaliadora especializada de candidaturas académicas e não académicas a concursos nacionais e internacionais. Para além da investigação científica, tem desenvolvido várias atividades ligadas à docência e à gestão e divulgação de ciência. Publicou vários artigos em revistas indexadas e de acesso aberto, nacionais e internacionais, com dupla revisão por pares, e em sites online; 2 capítulos de livros e 2 livros (a dissertação de mestrado e a tese de doutoramento). Foi investigadora em vários projetos nacionais e internacionais com equipas multidisciplinares. Apresentou diversos trabalhos em eventos nacionais e internacionais e organizou eventos científicos. A sua tese de doutoramento foi a vencedora da 3ª edição do Prémio Internacional de Investigação Histórica «Agostinho Neto» (2019-2020) organizado pela Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), Angola; o Instituto Afro-Brasileiro de Educação Superior (IABES), Brasil; e a UNESCO, tendo sido publicada em 2022 pela FAAN.
Palavras-Chave: Angola; Arquivos Coloniais Sonoros e Música; Colonialismo Português Tardio; Identidades; Património.
Lista de Publicações selecionadas:
Valentim, Cristina Sá (2022). Sons do Império, Vozes do Cipale. Canções cokwe e Memórias do Trabalho Forçado nas Lundas, Angola. Luanda, Angola: Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN). Acesso para download: https://web.letras.up.pt/catedraagostinhoneto/Publica%C3%A7%C3%B5es.htm
Alves, Fátima; Casaleiro, Paula; Valentim, Cristina Sá; Castro, Paula; Pardal, MA (2021). "Small-scale artisanal fisheries and its networks: The case of Arte Xávega in Portugal.". Marine Policy 128: 104484. http://dx.doi.org/10.1016/j.marpol.2021.104484.
Valentim, Cristina Sá (2019). "“Tribal Folk Music or Angolan Colonial Musical Heritage? A Critical history of the Missão de Recolha de Folclore Musical do Museu do Dundo, Diamang, 1950-1960s”". Bérose - Encyclopédie internationale des histoires de l'anthropologie: 1-18. http://www.berose.fr/article1703.html?lang=fr.
Valentim, Cristina Sá (2018). "Entangled voices, lived songs. Mwambwambwa, a Cokwe song recorded in 1954 at colonial Lunda, Angola". In Pemunta, Ngambouk Vitalis (Ed.), Concurrences in Postcolonial Research. Perspectives, Methodologies, and Engagements, 221-264. Stuttgart, Alemanha: ibidem-Verlag.
Valentim, Cristina Sá (2016). “"Ciwewe". Cultura y poder en una canción "cokwe" del este de Angola colonial, 1955”. Revista de Antropología Social 25, 2. http://dx.doi.org/10.5209/raso.53974.