Arrojado, lúcido e necessário, Órfãos do Império. Heranças Coloniais na Literatura Portuguesa Contemporânea é um estudo de charneira entre a crítica pós-colonial e a reconceptualização da literatura portuguesa contemporânea sob a égide de uma herança colonial e imperial que ainda hoje em dia assombra a sociedade portuguesa. Combinando leituras críticas de obras variadas, mas todas cruciais no seu registo da sociedade portuguesa, com um leque distinto, extenso e importante da mais atual teoria crítica, este estudo impõe-se pela sua originalidade, pelo seu forte contributo para os Estudos Portugueses e pelo diálogo internacional contínuo que estabelece com vertentes críticas ainda menos referidas em Portugal. De leitura obrigatória para todos os estudiosos da literatura contemporânea, este livro seminal e urgente constituirá um marco importante na crítica literária atual.
Paulo de Medeiros, University of Warwick, UK
Recensão de Vicente Valentim, J. (2022), Ferreira, Patricia Martinho. "Órfãos do Império: Heranças coloniais na literatura portuguesa contemporânea". Diacrítica, 35(3), 302-305. https://doi.org/10.21814/diacritica.755
Recensão de Miguel Martins. In Revista Colóquio/Letras. Recensões Críticas, n.º 209, Jan. 2022, pp. 265-267.
Recensão de Sérgio Guimarães de Sousa. In Jornal de Letras, Artes e Ideias, Ano XLI, n.º 1318, 7 a 20 de Abril 2021, p. 28.
Notícia em Jornal do Fundão, por Lúcia Reis ( 04-02-2021).