Criatividade Profissionalização
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Num tempo em que novos desafios se colocam à sociedade contemporânea, este livro contribui de forma valiosa para a análise das transformações nas subjectividades dos jovens, sugerindo novas concepções sobre a criatividade e a profissionalização.
De que modo os jovens conseguirão potenciar a sua criatividade para responder aos desafios profissionais? É em torno desta questão que se centram os contributos deste livro, a partir de pesquisas de campo, realizadas em Portugal e no Brasil, com jovens que actuam em áreas empresariais, artísticas e culturais. Estarão em foco os redesenhos e os dilemas da criatividade contemporânea; as artes de tatuar como design corporal; a profissionalização da criatividade na internet (talentos on-line); a alquimia da interconectividade entre os jovens criadores de histórias em quadradinhos; as vivências do hip-hop entre o amadorismo e a profissionalização; enfim, a orquestração do tempo nas práticas profissionais contemporâneas.
Apresentação | p.19 |
Introdução - Dinâmicas de organização do sector cultural e criativo, reputação e carreiras artísticas Vera Borges e Pedro Costa |
p.21 |
Parte I Artistas, reputação e mercados de trabalho |
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Capítulo 1 - Minimum income requirements of creative artists: some empirical results David Throsby e Anita Zednik |
p.37 |
Capítulo 2 - Talent and inequalities: what do we learn from the study of artistic occupations? Pierre-Michel Menger |
p.49 |
Capítulo 3 - Mercado, formação e sucesso: actores e bailarinos entre persistência e desilusão Vera Borges e Cícero Roberto Pereira |
p.77 |
Parte II A criatividade no seu contexto: dinâmicas institucionais e territoriais |
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Capítulo 4 - The microeconomics of public choice in developing economies: a case study of one Mexican village Tyler Cowen |
p.97 |
Capítulo 5 - Do musical ao profissional (vai-e-vem). Experiências artísticas e profissionais nas músicas rap e electrónicas Morgan Jouvenet |
p.111 |
Capítulo 6 - O meio urbano e a génese da criatividade nas actividades culturais Pedro Costa, Bruno Vasconcelos e Gustavo Sugahara |
p.121 |
Parte III Novos desafios e dilemas na organização do sector criativo |
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Capítulo 7 - Incentivos e direitos dos autores que trabalham em televisão: reflexões sobre a evolução das formas de remuneração dos autores no tempo da internet Françoise Benhamou |
p.153 |
Capítulo 8 - Apropriedade intelectual e o novo paradigma de organização do cluster da música: motivações dos agentes e criatividade Pedro Costa, Nuno Teles e Bruno Vasconcelos |
p.161 |
Capítulo 9 - Dilemas económicos e desafios organizacionais nas artes performativas: uma análise empírica das estruturas teatrais apoiadas na região de Lisboa e Vale do Tejo Vera Borges, Pedro Costa e Susana Graça |
p.183 |
Conclusão - E agora? Perspectivas para desenvolvimentos futuros Vera Borges e Pedro Costa |
p.203 |
José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa. Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). Tem dirigido vários projetos internacionais em diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual.