Trabalho Artístico

Trabalho Artístico
Os programas de bolsas e apoios à formação e criação nas artes da Fundação Calouste Gulbenkian (2010-2020)
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-790-4
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2024/Set
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
228
Coleção: 
Inquérito
Formato: 
Capa Mole
15,00 €13,50 €

Esta publicação inscreve-se nos estudos da sociologia da cultura e do trabalho artístico. Entrelaça as metodologias quantitativas – inquérito por questionário, com análises estatísticas descritivas e inferenciais – com as qualitativas – entrevistas aprofundadas e snapshots – e a triangulação de dados. O vasto conjunto de artistas que participaram no estudo e os indicadores estruturantes reunidos possibilitam-nos reflexões aprofundadas sobre a relevância social e artística dos programas das bolsas e apoios às artes da Fundação Calouste Gulbenkian.

«Acreditamos que este estudo contribuirá significativamente para uma melhor compreensão das dinâmicas do meio artístico, do seu funcionamento, dos seus pontos fortes e das suas fragilidades, assim como para o reconhecimento do impacto que os apoios da Fundação Gulbenkian têm tido no fortalecimento do panorama artístico português.»

Luís Plácido dos Santos (Bolsas Gulbenkian); Maria de Assis Swinnerton (Gulbenkian Cultura); Miguel Magalhães (Gulbenkian Cultura)

Agradecimentos p.19

Prefácio 

Luís Plácido dos Santos, Maria de Assis Swinnerton, Miguel Magalhães

p.21
Introdução: Trabalho nas artes e dependências institucionais p. 23
   
Capítulo 1 Contextos, aspetos metodológicos e tipos de bolsas e apoios da FCG p. 29
Capítulo 2 Retrato dos artistas e profissionais das artes apoiados pela FCG p. 49
Capítulo 3 Análise dos impactos das bolsas de formação p. 71
Capítulo 4  Análise dos impactos das bolsas e apoios à criação p. 91
Capítulo 5 Impactos e perfis de trabalho dos bolseiros com apoio à formação  p. 107
Capítulo 6 Impactos e perfis de trabalho dos bolseiros com apoios à criação p. 129
Síntese Analítica  p. 151
Conclusão p. 157
Referências bibliográficas p. 161
   
Anexo 1 - Questionário, indicadores, entrevista e dimensões de análise p. 165
Anexo 2 - Base de dados geral ( inquérito) p. 199
Anexo 3 - Bolsas de apoio à formação (inquérito) p. 215
Anexo 4 - Bolsas e apoios à criação (inquérito) p. 221
   
   

 

Vera Borges, doutorada em Sociologia (EHESS e FCSH-UL, 2005), é investigadora no CIES-ISCTE e professora auxiliar convidada no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Especialista na área temática das artes e da cultura, profissões, organizações e mercados de trabalho artístico, tem dirigido e
participado em inúmeros estudos e projetos da Direção Geral das Artes, Ministério da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, FCT e Ordem dos Arquitetos, sobre as instituições culturais, tipos e modalidades de trabalho artístico, espaços e redes de programação cultural, arquivos de teatro, os públicos da cultura e as políticas públicas para a cultura, em Portugal e na Europa.

Cícero Roberto Pereira  doutorado em Psicologia Social pelo ISCTE – Instituto Universitáriode Lisboa (ISCTE-IUL, 2007), é investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem liderado uma linha de pesquisa sobre as dinâmicas sociopsicológicas da discriminação contra grupos minoritários em sociedades formalmente democráticas, utilizando desenhos de pesquisa multi-metodológicos e modelos avançados de análise de dados quantitativos. A sua pesquisa atual abrange tópicos como as ideologias coloniais e pós-coloniais, o efeito do «complexo de vira-lata», o enviesamento intergrupal no investimento de tempo e o processo de comparação social no bem-estar de grupos sociais desfavorecidos.