Conferência ICS 2022

Conferências e Colóquios
Sex . 30 Set . 00h00 a 23h59
ICS
Conferência ICS 2022

Reserve na agenda o dia 30 de setembro. No Ano Europeu da Juventude, a Conferência ICS 2022 tem como tema "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança?"

Especialistas nacionais e internacionais juntam-se no Instituto de Ciências Sociais para refletir sobre a condição juvenil no contexto português e europeu, focando as dificuldades que os jovens enfrentam num contexto de precariedade, as novas formas de participação cívica e as perceções que têm sobre injustiças e desigualdades geracionais.

Texto dos organizadores, Maria Manuel Veira e Vítor Sérgio Ferreira:

"Os jovens vivem, hoje, em Portugal, um contexto de rápidas e profundas mudanças.

Por um lado, a precariedade, a mobilidade e a conectividade são condições estruturais que afetam cada vez mais os percursos juvenis e as transições para a idade adulta, ainda que de forma desigual. Por outro, a perceção de problemas comuns e globalizados entre os mais jovens tem gerado uma discussão pública e política sobre questões de desigualdade, sustentabilidade e justiça sob um ponto de vista geracional, quando se olha para o futuro.

Ao mesmo tempo que se equaciona a emergência de uma potencial geração em mudança, a (re)ação dos jovens perante os desafios que têm pela frente fragmenta-se em múltiplas formas de participação social e de exercício de cidadania. Neste cenário, o objetivo da conferência “Jovens de hoje e aqui: uma geração em mudança?” é fomentar a discussão entre a comunidade científica e várias forças da sociedade civil sobre: 1) as formas como os jovens estão a fazer as suas transições para a idade adulta e os desafios que estão a enfrentar em condições de ampla precariedade, mobilidade e conectividade; 2) as (re)ações que os jovens estão a desenvolver em termos de participação cívica e política perante as novas condições com que se defrontam; 3) as perceções sobre quais são, como se explicam e como se estão a combater as (in)justiças e desigualdades entre diferentes gerações, considerando os cenários futuros construídos no presente.

Nesta Conferência ICS2022 será dada particular atenção à condição juvenil no contexto português e europeu, focando as mudanças que a mesma tem atravessado – e que o recente contexto pandémico acelerou -  as formas como os jovens as percecionam e com elas lidam. Questionar essa condição possibilita também abrir pistas de conhecimento sobre a estrutura social do País e as suas mais recentes mudanças num contexto marcado pela incerteza."