Call for papers: Inteligência Artificial e Big Data: Quotidianos, Direitos Humanos, Democracia

Outros
Dom . 15 Set h (Todo o dia)
Call for papers: Inteligência Artificial e Big Data: Quotidianos, Direitos Humanos, Democracia
Organização: 
ICS-ULisboa

As questões relacionadas com inteligência artificial e big data suscitam transformações e dilemas no quotidiano das sociedades, nos direitos humanos, na democracia e na própria investigação científica. O carácter transversal dos temas reforça a importância de estimular a reflexão e o debate, contribuindo assim para a compreensão destas questões e do seu impacto na sociedade. Este é o objectivo principal desta conferência de carácter interdisciplinar e cuja comissão organizadora associa o Instituto de Ciências Sociais a outras entidades da Universidade de Lisboa – Faculdades de Direito e de Ciências e Instituto Superior Técnico – e ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e ao Centro Nacional de Cibersegurança. Pretende-se ainda alargar o debate à sociedade em geral, conjugando a componente académica com a dimensão de outreach e envolvendo diversos agentes para além da academia, como os media noticiosos e as comissões de ética, entre outros.
A Comissão Organizadora convida à submissão de propostas de comunicação sobre questões relacionadas com as consequências do tratamento computacional de dados e informação em diversas dimensões das sociedades contemporâneas, como, por exemplo, produção de conhecimento para ciência, cultura, economia, política, educação, saúde, ambiente, arte, etc. Temas de interesse incluem, mas não se limitam aos seguintes:

● a ubiquidade da mediação digital (redes sociais e outras plataformas digitais) e as suas implicações
● a modelação do espaço e a delimitação entre esferas privada e pública
● a partilha de informação e a (re)construção de identidades, estilos de vida e percursos geracionais
● a tensão entre os direitos à segurança e à liberdade
● o direito à privacidade e a protecção de dados pessoais
● as campanhas (políticas e outras) e a angariação de visibilidade e reconhecimento social
● a polarização política e consumo dos media
● a reconfiguração do ethos das profissões que lidam com produção e difusão de informação
● o estudo quantitativo da realidade social
● os contributos e desafios para os diversos campos científicos e a produção de novos métodos e teorias

Keynote speakers confirmados
Ana Paiva, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
Klaus Günther, Goethe-Universität (Frankfurt)
Mireille Hildebrandt, Vrije Universiteit Brussel e Radboud University
Steve Fuller, University of Warwick

Datas importantes
- 15 de Setembro: Envio de propostas de comunicação
- 10 de Outubro: Notificação de aceitação ou rejeição das propostas de comunicação

Para mais informação e submissões consultar aqui (or here for the English version)