Rotinas, reflexividade e mudança no consumo de energia associado ao uso dos media electrónicos pelos adolescentes em tempo de escassez
Rotinas, reflexividade e mudança no consumo de energia associado ao uso dos media electrónicos pelos adolescentes em tempo de escassez
Os jovens têm uma relevância crescente enquanto consumidores e agentes activos nas famílias e na sociedade. Apesar de haver um número considerável de estudos que mostram a relevância e as consequências dos seus processos de socialização, a atenção dada ao seu consumo de energia é ainda escassa. Além disso, na medida em que os adolescentes reproduzem nas suas vidas quotidianas valores dominantes, tais como os da cultura de consumo, assim como transformações sociais e culturais de vanguarda, a análise das suas práticas fornece perspectivas valiosas sobre a emergência de mudanças no consumo de energia.
Um tipo de consumo energético que tem crescido significativamente, estimando-se que venha a tornar-se uma parte substancial da electricidade usada em casa, relaciona-se com o uso de media electrónicos. Embora tenha sido observado que mudanças nas práticas quotidianas relacionadas com estas tecnologias podem aumentar consideravelmente a energia consumida, o impacto energético do seu uso na vida quotidiana não foi ainda adequadamente estudado.
Uma vez que os jovens tendem a ser responsáveis por parte significativa dos consumos energéticos das famílias, em larga medida devido ao uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, este projeto tem como objetivo principal analisar as tendências atuais de evolução das práticas quotidianas dos jovens associadas aos media eletrónicos num contexto de escassez económica. Dada a relevância que as práticas de consumo assumem como forma de expressão identitária durante a adolescência, bem como a centralidade que estas tecnologias adquiriram no quotidiano dos adolescentes, o projeto centra-se nesta faixa etária.
Propõe-se a adoção de uma abordagem inovadora, baseada na teoria das práticas, que apresenta vantagens analíticas relativamente a outras abordagens ao permitir relacionar as ações da vida quotidiana dos indivíduos com os sistemas sociotécnicos e as infraestruturas, de modo a compreender melhor a complexidade dos processos de mudança e continuidade. Nesta perspetiva, as práticas de consumo de energia através dos media eletrónicos são analisadas como entidades construídas historicamente, moldadas por infraestruturas materiais e disposições institucionais e quotidianamente apropriadas pelos indivíduos de acordo com as suas interpretações do que é normal e aceitável.
A metodologia proposta tem um carácter qualitativo, incluindo entrevistas em profundidade com jovens e entrevistas com os seus grupos de amigos.
Os resultados do projeto irão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre as práticas de consumo dos adolescentes, especialmente em contextos de escassez económica. No final do projeto a devolução dos resultados à população analisada poderá contribuir para a reflexividade dos jovens sobre os seus consumos energéticos e eventuais mudanças nas suas práticas no sentido da redução ou eficiência. Os resultados poderão também informar o desenho de políticas públicas que tenham como objetivo promover a redução do consumo de energia.
Projeto Rotinas, reflexividade e mudança no consumo de energia associado ao uso dos media eletrónicos pelos adolescentes em tempo de escassez - EXPL/IVC-SOC/2340/2013 - Financiado pela FCT
Consumo de energia, Media electrónicos, Prácticas, Jovens
Os jovens têm uma relevância crescente enquanto consumidores e agentes activos nas famílias e na sociedade. Apesar de haver um número considerável de estudos que mostram a relevância e as consequências dos seus processos de socialização, a atenção dada ao seu consumo de energia é ainda escassa. Além disso, na medida em que os adolescentes reproduzem nas suas vidas quotidianas valores dominantes, tais como os da cultura de consumo, assim como transformações sociais e culturais de vanguarda, a análise das suas práticas fornece perspectivas valiosas sobre a emergência de mudanças no consumo de energia.
Um tipo de consumo energético que tem crescido significativamente, estimando-se que venha a tornar-se uma parte substancial da electricidade usada em casa, relaciona-se com o uso de media electrónicos. Embora tenha sido observado que mudanças nas práticas quotidianas relacionadas com estas tecnologias podem aumentar consideravelmente a energia consumida, o impacto energético do seu uso na vida quotidiana não foi ainda adequadamente estudado.
Uma vez que os jovens tendem a ser responsáveis por parte significativa dos consumos energéticos das famílias, em larga medida devido ao uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, este projeto tem como objetivo principal analisar as tendências atuais de evolução das práticas quotidianas dos jovens associadas aos media eletrónicos num contexto de escassez económica. Dada a relevância que as práticas de consumo assumem como forma de expressão identitária durante a adolescência, bem como a centralidade que estas tecnologias adquiriram no quotidiano dos adolescentes, o projeto centra-se nesta faixa etária.
Propõe-se a adoção de uma abordagem inovadora, baseada na teoria das práticas, que apresenta vantagens analíticas relativamente a outras abordagens ao permitir relacionar as ações da vida quotidiana dos indivíduos com os sistemas sociotécnicos e as infraestruturas, de modo a compreender melhor a complexidade dos processos de mudança e continuidade. Nesta perspetiva, as práticas de consumo de energia através dos media eletrónicos são analisadas como entidades construídas historicamente, moldadas por infraestruturas materiais e disposições institucionais e quotidianamente apropriadas pelos indivíduos de acordo com as suas interpretações do que é normal e aceitável.
A metodologia proposta tem um carácter qualitativo, incluindo entrevistas em profundidade com jovens e entrevistas com os seus grupos de amigos.
Os resultados do projeto irão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre as práticas de consumo dos adolescentes, especialmente em contextos de escassez económica. No final do projeto a devolução dos resultados à população analisada poderá contribuir para a reflexividade dos jovens sobre os seus consumos energéticos e eventuais mudanças nas suas práticas no sentido da redução ou eficiência. Os resultados poderão também informar o desenho de políticas públicas que tenham como objetivo promover a redução do consumo de energia.
Projeto Rotinas, reflexividade e mudança no consumo de energia associado ao uso dos media eletrónicos pelos adolescentes em tempo de escassez - EXPL/IVC-SOC/2340/2013 - Financiado pela FCT