Quando o Ndoki foi Enfeitiçado: Feitiçaria e Cura nas Religiões Pajé / Tambor de Mina (Brasil) e Palo Monte (Cuba)
Quando o Ndoki foi Enfeitiçado: Feitiçaria e Cura nas Religiões Pajé / Tambor de Mina (Brasil) e Palo Monte (Cuba)
O projecto, que possui uma natureza multi-facetada, irá observar os sistemas de construção de identidade em duas religiões de origem negra africana (Palo Monte ou Regla Conga, em Cuba, e Pajé ou Tambor de Mina, no Maranhão, Brasil) orientado por duas categorias centrais: a linguagem e a territorialidade.
Portanto, trata-se de um estudo comparativo que irá utilizar dados recolhidos durante os anos em que se efectuaram investigações de campo no Brasil e também em Cuba. Partindo de um conhecimento empírico, este trabalho irá contribuir para se compreender melhor as relações internas da coesão de grupo que são bastante estigmatizadas no panteão das religiões de origem africana, ou seja, o modo como recorrem a criações identitárias de resistência como forma de reconhecimento de uma etnicidade e de uma história.
O projecto, que possui uma natureza multi-facetada, irá observar os sistemas de construção de identidade em duas religiões de origem negra africana (Palo Monte ou Regla Conga, em Cuba, e Pajé ou Tambor de Mina, no Maranhão, Brasil) orientado por duas categorias centrais: a linguagem e a territorialidade.
Portanto, trata-se de um estudo comparativo que irá utilizar dados recolhidos durante os anos em que se efectuaram investigações de campo no Brasil e também em Cuba. Partindo de um conhecimento empírico, este trabalho irá contribuir para se compreender melhor as relações internas da coesão de grupo que são bastante estigmatizadas no panteão das religiões de origem africana, ou seja, o modo como recorrem a criações identitárias de resistência como forma de reconhecimento de uma etnicidade e de uma história.