Quando o Ndoki foi Enfeitiçado: Feitiçaria e Cura nas Religiões Pajé / Tambor de Mina (Brasil) e Palo Monte (Cuba)

Quando o Ndoki foi Enfeitiçado: Feitiçaria e Cura nas Religiões Pajé / Tambor de Mina (Brasil) e Palo Monte (Cuba)

O projecto, que possui uma natureza multi-facetada, irá observar os sistemas de construção de identidade em duas religiões de origem negra africana (Palo Monte ou Regla Conga, em Cuba, e Pajé ou Tambor de Mina, no Maranhão, Brasil) orientado por duas categorias centrais: a linguagem e a territorialidade.

Portanto, trata-se de um estudo comparativo que irá utilizar dados recolhidos durante os anos em que se efectuaram investigações de campo no Brasil e também em Cuba. Partindo de um conhecimento empírico, este trabalho irá contribuir para se compreender melhor as relações internas da coesão de grupo que são bastante estigmatizadas no panteão das religiões de origem africana, ou seja, o modo como recorrem a criações identitárias de resistência como forma de reconhecimento de uma etnicidade e de uma história.

Estatuto: 
Entidade proponente
Financiado: 
Não

O projecto, que possui uma natureza multi-facetada, irá observar os sistemas de construção de identidade em duas religiões de origem negra africana (Palo Monte ou Regla Conga, em Cuba, e Pajé ou Tambor de Mina, no Maranhão, Brasil) orientado por duas categorias centrais: a linguagem e a territorialidade.

Portanto, trata-se de um estudo comparativo que irá utilizar dados recolhidos durante os anos em que se efectuaram investigações de campo no Brasil e também em Cuba. Partindo de um conhecimento empírico, este trabalho irá contribuir para se compreender melhor as relações internas da coesão de grupo que são bastante estigmatizadas no panteão das religiões de origem africana, ou seja, o modo como recorrem a criações identitárias de resistência como forma de reconhecimento de uma etnicidade e de uma história.

Objectivos: 
É frequentemente referido que tanto a tradição religiosa Pajé como a Palo Monte ocupam uma posição relativamente marginal na comunidade religiosa mais ampla e, num sentido mais alargado, o mesmo se observa na comunidade social. É observado ainda que possuem geralmente um prestígio inferior, independentemente da sua inegável popularidade, e que a prática dessas religiões é geralmente associada a pessoas marginais. <p>Assim, ao responder à questão central colocada por este projecto, "Qual é a posição do saber dos Pajés e Paleros no contexto da religião Afro-Cubana/Brasileira e no seio da comunidade como um todo?", este estudo irá contribuir para uma melhor compreensão das relações internas de coesão de grupo, ou seja, o modo como recorrem a criações identitárias de resistência como forma de reconhecimento de uma etnicidade e de uma história.</p>
Parceria: 
Não Integrado
Coordenador ICS 
Referência externa 
PROJ71/2009
Data Inicio: 
10/12/2007
Data Fim: 
10/12/2010
Duração: 
36 meses
Concluído