Laboratórios Em Democracia: três décadas de investigação científica na AML (1970-2000)

Em poucas áreas da sociedade Portuguesa são as mudanças das últimas décadas tão evidentes como no campo científico. As instituições proliferam, os orçamentos crescem, os investigadores multiplicam-se. Pretendemos discutir as mudanças qualitativas associadas aos gráficos ascendentes dos números da ciência. Qual o significado do crescente protagonismo dos laboratórios associados e a lenta agonia dos laboratórios de estado? Quais as implicações de a maior parte dos investimentos se fazerem através das universidades? Que novos papéis assumiram os investigadores na sociedade portuguesa?

Instituições Científicas; Portugal; Sistema Científico; Ciência e Tecnologia

<p>Este é um trabalho exploratório desenvolvido por uma pequena equipa interdisciplinar com o intuito de perspectivar as transformações recentes no campo da ciência em Portugal.<br />Pretende-se complementar a informação quantitativa já disponível sobre o crescimento do sistema científico português com uma análise às mudanças qualitativas nas instituições e na actividade científica.<br />Com base em estudos de caso (selecção de um leque de unidades de investigação de diferentes tipos e disciplinas científicas), pretende-se examinar os processos de transformação, as opções tomadas, os constrangimentos económicos, sociais e políticos, estruturais ou de contingência, as reconfigurações das carreiras científicas, os novos papéis que assumiram os investigadores na sociedade portuguesa, as novas e velhas figuras institucionais, que marcam o crescimento da ciência em Portugal nas últimas décadas.</p>
15/04/2007
31/12/2009