Fusão Nuclear no discurso mediático português

O Projeto de Estudos Sócio-Económicos implementado no âmbito do Consórcio EUROFusion inclui um Grupo de Estudos Sociais, cujo plano de trabalho para 2014-2018 compreende três dimensões:
- Diálogo e envolvimento de stakeholders sobre energia de fusão
- Avaliar a atitude do público leigo sobre a fusão
- Análise mediática das representações da fusão

1. O «Plano de Trabalho para a implementação do roteiro de fusão em 2014-2018" reconhece o desenvolvimento de um diálogo com a sociedade civil da UE sobre energia de fusão como um pré-requisito para a implementação bem sucedida do DEMO. Na comunidade de fusão, bem como em outras comunidades científicas, há um reconhecimento generalizado da necessidade de um maior envolvimento dos stakeholders e do público em geral. Envolvendo as partes interessadas na inovação e grandes projectos de I&D pode trazer muitos benefícios, tais como garantir que os esforços representam uma variedade de perspectivas; aumentar a transparência; aumentando o apoio de decisores-chave; capacitar os membros da comunidade para serem envolvidos nas atividades do projeto; sensibilização do público; melhorar os esforços de coordenação. Esta tarefa compreenderá diversas dimensões: aumentar a sensibilização (inquéritos e focus groups com professores e estudantes de física), melhorar a estratégia de comunicação da Eurofusion (abordagem multi-método a criadores e receptores dos conteúdos de comunicação da Eurofusion), diálogos com sociedade civil informada (workshops, painéis deliberativos) e avaliação técnica da tecnologia de fusão (inquérito Delphi a peritos em fusão).
2. Um dos pontos de foco para a pesquisa sociológica a ser realizada dentro do período de 2014-2018 diz respeito a sensibilização do público e aceitação da energia de fusão. Avaliar a atitude do público leigo sobre a fusão foi identificado como um tema importante a ser abordado no programa SES. Para isso, as principais ferramentas previstas são a concepção, execução e análise de uma seção especial dedicada à energia de fusão a serem incluída .num inquérito por questionário à opinião pública a ser realizado na Bélgica (2015) e da implementação de inquéritos CATI ou online em vários países europeus
3. Os principais objetivos da análise mediática sobre fusão são: adquirir mais conhecimento sobre a compreensão do público sobre tecnologias de fusão através do estudo dos quadros de media dessas tecnologias nucleares tanto nos meios de comunicação clássicos, tais como jornais em países seleccionados, e as redes sociais ; desenvolver "instrumentos de comunicação", que são de uso prático, a fim de contribuir para a qualidade do debate público sobre tecnologias de fusão nuclear.
Este projecto é financiado ao abrigo Eurofusion. É coordenado por CIEMAT (Ana Prades), com a participação de SCK-CEN (Bélgica) e ENEA-FRX. O ICS participa abrigo de um acordo com IPFN-IST, o parceiro português na Eurofusion.

Entidade participante
Eurofusion
Rede:
Eurofusion

Fusão, Envolvimento de stakeholders, Sensibilização e aceitação, Análise de media

- Diálogo e envolvimento de stakeholders sobre energia de fusão
- Avaliar a atitude do público leigo sobre a fusão
- Análise mediática das representações da fusão

De acordo com o documento "Eletricidade a partir da Fusão - Um roteiro para a realização da energia de fusão" (EFDA 2012), as atividades de investigação socioeconómica sobre energia de fusão destinam-se a ajudar na manutenção de uma perspetiva de longo prazo e optimizando as estratégias para a penetração de mercado da fusão.<br />O grupo de Estudos Sociais, no âmbito do projeto de Estudos Sócio-Económicos (SES) visa desenvolver pesquisa sobre as dimensões sociais da fusão nuclear. Os seus objetivos principais são:<br />1. Conhecer a aceitação social da energia de fusão e os fatores que a condicionam.<br />2. Contribuir para a concepção do DEMO tendo em conta os aspectos sociais da energia de fusão.<br />5. Usar esta informação para criar envolvimento com a comunidade de energia.
State of the art:
xxxx