EuroLifeNet: Ambiente, Saúde e Cidadania
EuroLifeNet: Ambiente, Saúde e Cidadania
O Projecto EuroLifeNet visa experimentar e testar uma metodologia participativa de monitorização da exposição pessoal a partículas finas, procurando desencadear a mobilização e a sensibilização ambiental e fortalecer as raízes de uma cidadania responsável e duradoura entre os participantes do projecto (maioritariamente alunos do ensino secundário) e, através deles, das suas famílias.
A componente nuclear deste projecto consiste na solicitação de dados científicos sobre exposição pessoal a micropartículas em suspensão na atmosfera feita pelo núcleo de investigadores à rede nacional de escolas aderentes, utilizando como colaboradores de produção científica um grupo relativamente disperso de alunos, inicialmente seleccionado em função do local de residência e do meio de transporte utilizado na deslocação para a instituição de ensino. Cada um destes alunos transporta durante 24 horas um medidor de partículas portátil e um GPS e regista sistematicamente no "diário de bordo" os ambientes frequentados e os percursos efectuados durante as campanhas de monitorização da qualidade do ar, contributo essencial para a interpretação dos dados recolhidos.
A vertente sociológica consiste na análise dos efeitos na população estudantil participante, tentando aferir como o envolvimento neste projecto-piloto contribui para modelar os valores e as representações sociais relativas à qualidade do ar e conferir visibilidade à temática.
Poluição atmosférica, Ciência, Cidadania
O Projecto EuroLifeNet visa experimentar e testar uma metodologia participativa de monitorização da exposição pessoal a partículas finas, procurando desencadear a mobilização e a sensibilização ambiental e fortalecer as raízes de uma cidadania responsável e duradoura entre os participantes do projecto (maioritariamente alunos do ensino secundário) e, através deles, das suas famílias.
A componente nuclear deste projecto consiste na solicitação de dados científicos sobre exposição pessoal a micropartículas em suspensão na atmosfera feita pelo núcleo de investigadores à rede nacional de escolas aderentes, utilizando como colaboradores de produção científica um grupo relativamente disperso de alunos, inicialmente seleccionado em função do local de residência e do meio de transporte utilizado na deslocação para a instituição de ensino. Cada um destes alunos transporta durante 24 horas um medidor de partículas portátil e um GPS e regista sistematicamente no "diário de bordo" os ambientes frequentados e os percursos efectuados durante as campanhas de monitorização da qualidade do ar, contributo essencial para a interpretação dos dados recolhidos.
A vertente sociológica consiste na análise dos efeitos na população estudantil participante, tentando aferir como o envolvimento neste projecto-piloto contribui para modelar os valores e as representações sociais relativas à qualidade do ar e conferir visibilidade à temática.