Engaging Colonial Knowledge - Um Novo Olhar sobre o Conhecimento Colonial

O projecto Engaging Colonial Knowledge - Um Novo Olhar sobre o Conhecimento Colonial explora o significado do colonialismo, dos seus arquivos e formas de conhecimento no âmbito da reconstrução histórica da experiência colonial. Os temas investigados incluem o uso de material textual e visual no estudo de cultura indígenas; o papel efectivo do conhecimento no exercício do governo e no estabelecimento da autoridade; o significado da acção (agency) indígena em sistemas de conhecimento coloniais; a formação da alteridade e diferença cultural; e as relações e processos sociais que explicam a criação e circulação do conhecimento colonial. A noção de conhecimento colonial é abordada como um artefacto histórico e cultural, que surgiu através de actividades práticas. Assim, Engaging Colonial Knowledge - Um Novo Olhar sobre o Conhecimento Colonial procura apresentar uma nova abordagem ao conhecimento colonial, analisando as próprias fontes como produtos históricos e culturais que, ao serem cuidadosamente examinados, nos podem fornecer informações importantes sobre a história colonial e as culturas indígenas do passado. Este projecto surgiu a partir do workshop ‘Beyond Deconstruction - Engaging Colonial Knowledge' que teve lugar no King's College, em Cambridge, em Setembro de 2006. O workshop foi organizado por Ricardo Roque e Kim Wagner e financiado pelo King's College Research Centre da Universidade de Cambridge e pelo George Trevelyan Fund da Faculdade de História da Universidade de Cambridge. No ICS-UL, este projecto tem vindo a transformar-se numa rede de colaborações que inclui investigadores no Reino Unido e nos Estados Unidos da América e que resultará na publicação de um livro.

Conhecimento colonial; Arquivos; Colonialismo; História mundial; Antropologia histórica

<p>O objectivo principal deste projecto é a produção de um livro editado que, reunindo contribuições de historiadores e antropólogos, apresentará investigações recentes sobre os aspectos teóricos e metodológicos relacionados com o uso de material empírico no contexto mais alargado da expansão imperial ocidental na história mundial. Este volume inclui uma selecção das comunicações apresentadas no workshop e uma selecção de ensaios que vem ampliar consideravelmente o seu âmbito e ambição iniciais. O volume aborda, portanto, aspectos do conhecimento colonial numa variedade de períodos e contextos a partir de perspectivas históricas e antropológicas, abrangendo tópicos africanos, asiáticos e americanos e a história dos Impérios Britânico, Dinamarquês, Holandês, Francês, Alemão, Português e Espanhol, desde o século XVI até ao século XX. O livro, com o título provisório de <em>Engaging Colonial Knowledge:</em> <em>Imperial Archives in World History</em>, está actualmente sob contrato com a editora Palgrave Macmillan para integrar a colecção «Cambridge Imperial and Postcolonial Series».</p>
State of the art:
<p>.</p>