Efeitos das ideologias multiculturalista e colour-blind: moderação da identificação e ameaça grupal

Uma das questões fundamentais que se coloca no contexto das relações culturais no quadro dos processos migratórios diz respeito aos efeitos das orientações ideológicas dominantes sobre a qualidade dessas mesmas relações culturais. Esta pesquisa visa analisar as consequências de duas abordagens ideológicas sobre as "relações inter-étnicas" na avaliação que a maioria faz das minorias. Estas abordagens são a ideologia multiculturalista (no sentido de uma ideologia que promove o valor da diversidade como princípio fundamental) e a ideologia "Colour-blind" (no sentido de uma ideologia que promove a individuação, associada à des-categorização, e sustenta que cada indivíduo deve ser visto como único). A avaliação dos efeitos destas ideologias é feita no quadro das relações entre os portugueses brancos (maioria) e imigrantes africanos negros (minoria). Esta pesquisa pretende contribuir para alargar o estudo das consequências das ideologias sobre relações inter-étnicas. Especificamente, consideramos o papel moderador de variáveis críticas no estudo das relações intergrupais, através da articulação da identificação endogrupal e da ameaça ao valor cultural do endogrupo. A articulação teórica destas variáveis será enquadrada pela pesquisa prévia sobre identidade social e a abordagem cognitiva dos efeitos da categorização nas relações intergrupais.

Esta projecto nasce na sequência de pesquisas precedentes, nomeadamente das publicadas nos seguintes trabalhos:

- Vala, J., Lopes, D., Lima, M., & Brito, R. (2002). Cultural differences and hetero-ethnicization in Portugal: the perceptions of black and white people. Portuguese Journal of Social Sciences, 1(2), 111-128.

- Pereira, C. (2007). Relação entre preconceito e discriminação: Modelo da Discriminação Justificada. Tese de doutoramento não publicada. ISCTE, Lisboa.

- Vala, J.; Lopes, D.; Lima, M. . (2008). Black Immigrants in Portugal: LusoTropicalism and Prejudice. Journal of Social Issues, 64, 287-302.

- Vala, J., Pereira, C., Costa-Lopes, R. (2009).Is the attribution of cultural differences to minorities a expression of racial prejudice? International Journal of Psychology, 44: 1, 20-28.

- Costa-Lopes, R. (2009). Similarity and Dissimilarity in immigration contexts: different dimensions, different processes. Tese de doutoramento não pubicada. ISCTE, Lisboa.

Conflitos Intergrupais, Cooperação Intergrupal, Migrações, Identidade Social

<p>Esta pesquisa procura analisar as consequências de duas ideologias "inter-étnicas" (multiculturalismo e color-blind) na avaliação que a maioria faz das minorias. Por oposição à pesquisa até agora realizada que focou o impacto directo daquelas ideologias na avaliação de minorias, consideramos o papel moderador de duas variáveis criticas: identificação com o endogrupo e a ameaça ao valor cultural do grupo. </p>
Rui Costa-Lopes
01/09/2007