Culturas de Resiliência à Catástrofe entre Crianças e Jovens

CUIDAR é um projeto europeu que pretende aumentar a resiliência das crianças, dos jovens e das sociedades urbanas às catástrofes e permitir que os profissionais de resposta a emergências vão ao encontro das necessidades das crianças e jovens de forma mais eficaz.

Para uma gestão eficaz dos desastres e para a redução do risco que lhes está associado, a sensibilidade cultural é essencial. Contudo, os planos de gestão de desastres tendem a olhar para as populações afetadas, maioritariamente, como vítimas e como um grupo homogéneo. Salvo raras exceções, as crianças e os jovens são invisíveis enquanto participantes ativos e envolvidos no processo de planeamento nacional e internacional de emergência em caso de catástrofe, tais como eventos climatéricos extremos/inundações/fogos florestais/terramotos e outras crises ambientais influenciadas pela ação humana.

A abordagem participativa do projeto CUIDAR encorajará a integração da experiência e dos significados dos eventos para as crianças nos planos de emergência, algo que é cada vez mais necessário, face ao aumento da vulnerabilidade às catástrofes, nomeadamente, devido às alterações climáticas e à ocorrência de fenómenos extremos um pouco por toda a Europa. As vulnerabilidades a este tipo de catástrofes são inúmeras, desde os impactos diretos das cheias, ondas de calor, secas e movimentação de vertentes, até aos impactos indiretos sobre a saúde ligados aos ecossistemas, como sejam as doenças infeciosas, a escassez de alimentos, a saúde mental e o empobrecimento cultural, incluindo ainda o deslocamento de populações e os conflitos.

São objetivos do CUIDAR:

• Compreender melhor a perceção de risco, as necessidades e as capacidades das crianças e dos jovens nas sociedades urbanas em relação às catástrofes.
  • Fortalecer a compreensão das crianças em relação às emergências e às ações que podem desenvolver para se prepararem, para prepararem as suas famílias e as suas comunidades.
  • Aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as necessidades das crianças e dos jovens em situações de catástrofe entre os profissionais de resposta a emergências e entre os decisores políticos.
  • Estimular uma comunicação mais eficaz entre os profissionais de resposta a emergências, as crianças e os jovens em contexto urbano.
  • Melhorar a estrutura de gestão de catástrofes, as políticas e as práticas, de forma a integrar as necessidades particulares das crianças e jovens quando envolvidas em situações de catástrofes urbanas.

O projeto CUIDAR consiste num conjunto de tarefas (“Work packages”) interligadas:

• Revisão de informação sobre investigação e políticas e práticas de gestão das catástrofes em relação a crianças e jovens
  • Diálogos com crianças e jovens para compreender a sua perceção de risco, fortalecer a sua resiliência e capacitá-los para comunicar aos profissionais de resposta a emergência as suas perceções, prioridades e necessidades em situações de catástrofe.
  • Exercícios de aprendizagem mútua com as crianças, os jovens e os profissionais de resposta a emergências, com o intuito de sensibilizar e influenciar as políticas e os planos locais sobre catástrofes, para que incluam as necessidades e as capacidades das crianças e dos jovens.
  • Sensibilização e comunicação fazendo uso do diálogo, a nível nacional, com os decisores políticos, de forma a comunicar as necessidades, prioridades e capacidades das crianças e dos jovens em situações de catástrofe e influenciar as políticas e a prática. Fomentar igualmente o diálogo ao nível europeu, para partilhar as experiências e as iniciativas de cada país.
  • Desenvolver uma Estratégia Europeia para o envolvimento das crianças e dos jovens em situações de catástrofe.

Facebook: https://www.facebook.com/cuidarpt/

Twitter: https://twitter.com/CUIDARProject

Entidade participante
Comissão Europeia
Rede:
Lancaster University, Save the Children UK, Save the Children Italia, Universitat Operta de Catalunya e University of Thessaly

Risco, Alterações climáticas, Proteção civil, Participação

São objetivos do CUIDAR:

Facebook: https://www.facebook.com/cuidarpt/

Twitter: https://twitter.com/CUIDARProject

7. Levar a cabo um programa de divulgação eficaz com a participação das crianças.
State of the art:
xxxxx