Crise colonial e encontros miméticos em perspectiva histórica e antropológica

Este projecto visa explorar, da perspectiva da antropologia histórica, as estratégias coloniais e indígenas para lidar com crises resultants de encontros coloniais. Em particular, tencionamos concentrar esforços na compreensão da dimensão mimética dos encontros coloniais, abordando-os como um processo inter-cultural. Adicionalmente, o grupo irá investir numa reflexão teórico-metodológica prévia sobre a prática de metodologias de arquivo em etnografia histórica.

Este objectivo será perseguido através de um conjunto de estudos de caso, a desenvolver sobre os membros da equipa, em torno a contextos de colonização na Ásia e em África, nos séculos XIX e XX.

Fundação das Universidades Portuguesas
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
Rede:
Two-year joint project with the MPI-Social Anthropology (Germany) under the Acções Integradas Luso-Alemãs Program

Mimetismo colonial, Crise, Teorias do arquivo

O projecto terá como foco privilegiado três focos temáticos e teóricos: <ul><li>1. O colonialismo como processo instável e heterogéneo, marcado por processos interculturais.</li><li>2. O papel de práticas miméticas no desenvolvimento das relações coloniais.</li><li>3. O significado metodológico e teórico da documentação colonial para o estudo etnográfico das crises coloniais e do mimetismo.</li></ul>
Rede Internacional
Patrice Ladwig