As crianças e a internet: Usos e representações, a família e a escola
As crianças e a internet: Usos e representações, a família e a escola
Coordenado por Ana Nunes de Almeida, o projecto as "As crianças e a internet: usos e representações, a família e a escola" é um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Dando voz às crianças, o seu objectivo é conhecer os usos que fazem e as representações que constroem sobre a internet, em dois contextos fundamentais do seu quotidiano: a família e a escola.
Este projecto inspira-se em investigações realizadas desde 2001 por equipas de investigadores da Universitat Oberta de Catalunya sobre a sociedade da informação, coordenadas por Manuel Castells. Numa intenção de cumulatividade, pretende-se assim prosseguir certas linhas temáticas desenvolvidas, o que permitirá a comparação frutuosa de metodologias e de resultados entre países, mas também enriquecê-las teoricamente com a introdução de propostas trazidas para a sociologia pelo "novo paradigma da infância". Considerando a criança um actor competente, produtora e intérprete activa do seu quotidiano, procura-se (dando-lhe voz) descrever, caracterizar e interpretar os usos que faz e as representações que constrói sobre a internet, a partir de dois cenários educativos entre os quais circula: a família e a escola.
O projecto desenvolve-se em três fases. Na primeira (2008), foi feita uma abordagem extensiva e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de alunos de turmas do ensino básico (1º,2º e 3º ciclos), a frequentar escolas públicas e privadas do Continente. Na segunda (2009-2010), uma abordagem compreensiva e a realização de entrevistas em profundidade a uma amostra qualitativa de franjas de crianças (diferenciadas por idade, origens familiares, condições de género e pertença étnica), bem como a seus professores e pais. Tendo em conta o desenvolvimento e avanços do projecto nas fases anteriores, foi decidido conceber uma terceira e nova fase (2011-2012) em que se procedeu a trabalho etnográfico de observação dos usos da internet pelas crianças e discussões em grupo.
O projecto pode inaugurar uma promissora linha de pesquisa em Portugal, que entrelaça (e renova) os contributos dos estudos sobre a sociedade de informação e os estudos sobre a infância. A ampla divulgação dos resultados poderá contribuir para um melhor conhecimento público sobre os usos da internet em Portugal, a sua expansão e apropriação pelas crianças em contexto familiar e escolar.
Infância, Computadores, Jogos, Redes sociais
Coordenado por Ana Nunes de Almeida, o projecto as "As crianças e a internet: usos e representações, a família e a escola" é um estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Dando voz às crianças, o seu objectivo é conhecer os usos que fazem e as representações que constroem sobre a internet, em dois contextos fundamentais do seu quotidiano: a família e a escola.
Este projecto inspira-se em investigações realizadas desde 2001 por equipas de investigadores da Universitat Oberta de Catalunya sobre a sociedade da informação, coordenadas por Manuel Castells. Numa intenção de cumulatividade, pretende-se assim prosseguir certas linhas temáticas desenvolvidas, o que permitirá a comparação frutuosa de metodologias e de resultados entre países, mas também enriquecê-las teoricamente com a introdução de propostas trazidas para a sociologia pelo "novo paradigma da infância". Considerando a criança um actor competente, produtora e intérprete activa do seu quotidiano, procura-se (dando-lhe voz) descrever, caracterizar e interpretar os usos que faz e as representações que constrói sobre a internet, a partir de dois cenários educativos entre os quais circula: a família e a escola.
O projecto desenvolve-se em três fases. Na primeira (2008), foi feita uma abordagem extensiva e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de alunos de turmas do ensino básico (1º,2º e 3º ciclos), a frequentar escolas públicas e privadas do Continente. Na segunda (2009-2010), uma abordagem compreensiva e a realização de entrevistas em profundidade a uma amostra qualitativa de franjas de crianças (diferenciadas por idade, origens familiares, condições de género e pertença étnica), bem como a seus professores e pais. Tendo em conta o desenvolvimento e avanços do projecto nas fases anteriores, foi decidido conceber uma terceira e nova fase (2011-2012) em que se procedeu a trabalho etnográfico de observação dos usos da internet pelas crianças e discussões em grupo.
O projecto pode inaugurar uma promissora linha de pesquisa em Portugal, que entrelaça (e renova) os contributos dos estudos sobre a sociedade de informação e os estudos sobre a infância. A ampla divulgação dos resultados poderá contribuir para um melhor conhecimento público sobre os usos da internet em Portugal, a sua expansão e apropriação pelas crianças em contexto familiar e escolar.