As ciências da classificação antropológica em "Timor Português"

As ciências da classificação antropológica em "Timor Português"

Este projeto visou compreender as histórias interligadas da classificação antropológica de povos indígenas e do colonialismo português, ao longo do século XX. Estudou-se estes processos focando as ciências da classificação antropológica do período colonial tardio. Ou seja: os regimes epistémicos e as disciplinas científicas dirigidas à ordenação das diferenças e afinidades biológicas, linguísticas e sócio-culturais entre populações humanas. Assim, o estudo vai considerar um conjunto diverso de métodos e tradições disciplinares da “antropologia”, desde abordagens bio-antropológicas (craniologia; antropometria; sero-antropologia, etc.) a perspectivas sócio-culturais (tais como filologia comparativa; antropologia social e cultural). É central a este projecto a hipótese de que a classificação antropológica e a ordem social e colonial devem ser tratadas como temas entrelaçados e processos interdependentes. Trata-se esta hipótese ampla através de um enfoque num caso empírico revelador: o trabalho de militares, funcionários, missionários e académicos portugueses investido na classificação e no mapeamento das “raças”, “línguas” e “culturas” de Timor Leste – designado por “Timor Português” durante o período coberto por este projeto.

 

Estatuto: 
Entidade proponente
Financiado: 
Sim
Entidades: 
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Keywords: 

História da antropologia, Classificações científicas, Colonialismo português Sec.XX, Timor Leste

Este projeto visou compreender as histórias interligadas da classificação antropológica de povos indígenas e do colonialismo português, ao longo do século XX. Estudou-se estes processos focando as ciências da classificação antropológica do período colonial tardio. Ou seja: os regimes epistémicos e as disciplinas científicas dirigidas à ordenação das diferenças e afinidades biológicas, linguísticas e sócio-culturais entre populações humanas. Assim, o estudo vai considerar um conjunto diverso de métodos e tradições disciplinares da “antropologia”, desde abordagens bio-antropológicas (craniologia; antropometria; sero-antropologia, etc.) a perspectivas sócio-culturais (tais como filologia comparativa; antropologia social e cultural). É central a este projecto a hipótese de que a classificação antropológica e a ordem social e colonial devem ser tratadas como temas entrelaçados e processos interdependentes. Trata-se esta hipótese ampla através de um enfoque num caso empírico revelador: o trabalho de militares, funcionários, missionários e académicos portugueses investido na classificação e no mapeamento das “raças”, “línguas” e “culturas” de Timor Leste – designado por “Timor Português” durante o período coberto por este projeto.

 

Objectivos: 
<p>- Identificação e análise de documentação sobre conhecimento antropológico de Timor, produzida por oficiais, funcionários, e missionaries coloniais entre 1894 e 1975.</p><p>- Identificação e análise de documentação sobre antropologia produzida acerca de Timor por praticantes da escolar de "antropologia colonial" liderada por A. Mendes Correia, entre 1934  e 1960.</p><p>-Identificação e análise de documentação sobre as campanhas da Missão Antropológica de Timor, lideradas por António de Almeida, de 1953 a 1975.</p><p>- Identificação e análise de documentação sobre conhecimento sobre antropologia cultural e social produzida sobre Timor entre a 2ª Guerra Mundial e 1975.</p>
State of the art: 
This project focuses on the connected histories of the anthropological classification of indigenous populations, on the one hand; and colonial encounters, ideologies, and imperial expansion, on the other. This is a central subject in the common history of science and empires, and of anthropology and colonialism in particular, but one which has been marginally addressed by historians in the context of Portuguese late imperialism, let alone of East Timorese history. <br />Since the 1970s, there is a growing interest in the study of anthropology and colonialism, across the history of science, anthropology, and colonial studies. British, French and German colonial anthropologies have been the object of a number of important studies (Asad, 1973; Stocking, 1991; Pels &amp; Salemink, 1999&lt;, Zimmerman, 2001). Scholarly interest in &lsquo;other' histories of anthropology, however, seems to be growing, and recent literature calls for comparative and more inclusive histories of anthropology (Bremen &amp; Shimuzu, 1999; Handler, 1999; Ribeiro &amp; Escobar, 2006; Kucklik, 2007). Yet, Portuguese colonial anthropology has been virtually absent in English-speaking historiography. Even in national academia, it has been overshadowed by scholarly interest in &quot;nation-building&quot; anthropologies (Leal, 2000) and as such remained practically unstudied until recent years (Roque, 2001a).<br />This project is committed to understand anthropological science in relation to the heterogeneity and complexities of colonial projects and encounters (Thomas 1994), thus avoiding simplistic and moralistic views of the associations between &quot;anthropology&quot; and &quot;colonialism&quot; during the Portuguese imperial regime (cf. Margarido, 1975; Gallo, 1988; Pereira, 1989). Roque's previous research on colonial anthropology in Portugal and Goa has shown how connections between physical anthropology, race constructs, and colonial power have to be understood in practice as contingent and equivocal events (Roque, 2001a; 2003); disjunctions between local and metropolitan programmes and practitioners should also be considered (Roque, 2006). Yet, further historical work is needed in order to address fully the critical issue of Portuguese anthropology's interaction with late colonialism, as well as to bring out the broader analytic consequences of the Portuguese case for the history of science and anthropology. In another work, the PI has shown that craniometry and race classification in colonial Timor must be seen in connection with the manifold local cultural and political intimacies between Portuguese and Timorese collectives (Roque, 2009). These insights also require further research with regard to other modes of anthropological knowledge in Portuguese Timor. <br />This project will approach Portuguese colonial anthropology in the wider context of an international history of anthropology and empires. We consider that historical scholarship on Portuguese science has yet to move beyond parochial understandings to consider historically its broader international connections (Roque, 2001b; Nunes &amp; Roque, 2008). We thus intend to develop a fresh analysis of Portuguese anthropology's history that accounts for its transnational dimension. The research team has already been working in this direction. Delgado Rosa has produced a carefully researched account of totemic debates in European anthropology showing the prevailing significance of this theme across distinct anthropological traditions and authors (Rosa, 1995; 2002; 2003). Vasconcelos's analysis of the common history of spiritualism and the anthropology of religion has shown how anthropological themes cut across various epistemological zones - such as religion itself (Vasconcelos, 2008). Roque has approached the formation of Portuguese physical anthropology through a close attention to its connections with anthropology and anthropologists in late nineteenth century France (Roque, 2001b). Further research, however, is required on the involvement of Portuguese anthropology with wider debates, as well as on the nature and significance of international connections throughout the 20th century.
Parceria: 
Não Integrado
Coordenador 
Data Inicio: 
01/04/2010
Data Fim: 
30/09/2013
Duração: 
42 meses
Concluído