Mafalda Duarte Leitão
Mafalda Leitão é licenciada em sociologia pelo ISCTE-IUL (1992), mestre em Ciências Sociais (2005) e doutorada em sociologia pelo ICS-ULisboa (2018).
Após a licenciatura, trabalhou como socióloga na Portugal Telecom e na AC Nielsen Portugal e foi docente no Instituto Português de Administração e Marketing em 1999/2000. Desde 2006 que colabora em vários projetos de investigação nacionais e internacionais na área das políticas públicas de família, conciliação família/trabalho e igualdade de género; em 2008 passou a integrar a rede International Network on Leave Policies & Research, sendo co-responsável pela elaboração do country note anual sobre Portugal, onde se monitorizam os principais desenvolvimentos da política de licenças em Portugal; e desde 2010, com a fundação do Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP), tem sido responsável pela elaboração dos respetivos relatórios anuais de monitorização dos principais desenvolvimentos em matéria de políticas de apoio à família em Portugal e de tendências demográficas. Foi investigadora auxiliar no ICS-ULisboa no âmbito do Projeto PARENT – Procriação e parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económica, pertencendo ao Grupo de Investigação LIFE - Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas
Os seus interesses de investigação desenvolvem-se em torno do impacto das políticas públicas de família na natalidade e na promoção da igualdade de género na conciliação entre a vida familiar e a vida profissional; interesses já presentes na sua tese de doutoramento sobre a partilha da licença parental inicial bonificada na perspetiva do pai e dos empregadores.
Entre as publicações mais recentes destacam-se:
Leitão, M. (2019). Políticas de Família em 2016 e 2017, Principais Desenvolvimentos. Observatório das Famílias e das Políticas de Família, Lisboa: Observatórios do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Leitão, M. (2018). Natalidade e Políticas de Família. In Desafios Demográficos: A Natalidade. CES – Conselho Económico e Social, Coimbra: Almedina.
Wall, K., Leitão, M. (2018). Portugal country note. In S. Blum, A.Koslowski, A. Macht & P. Moss (Eds.). International Review on Leave Policies and Related Research 2018 (332-344). Available at: https://www.leavenetwork.org/leave-policies-research/. Wall, K., Leitão, M. (2017). Fathers on Leave Alone in Portugal: Lived Experiences and Impact of Forerunner Fathers. In M. O'Brien & K. Wall (Eds.), Comparative Perspectives on Work-Life Balance and Gender Equality Fathers on Leave Alone (pp. 45-67). Switzerland: Springer Open.
Artigo em Revista
Capítulo de Livro

Relatório
Policy Brief
