José Duarte Ribeiro
José Duarte Ribeiro concluiu a sua licenciatura em Sociologia na Universidade do Porto (2013) e o seu mestrado em Planeamento Urbano e Regional na Universidade de Aveiro (2015). Recentemente, em janeiro de 2023, obteve o doutoramento em Sociologia pela Universidade Técnica do Médio Oriente, Departamento de Sociologia em Ancara, Turquia.
Atualmente, é investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, trabalhando em inovações democráticas e participação cidadã no âmbito do projeto de investigação financiado Horizon Europe "Inclusive Citizenship in a World in Transformation: Co- Designing for Democracy (INCITE-DEM)".
É também Editor da revista RIVAR, editada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile (USACH) e é membro do Comité Executivo da Sociedade Europeia de Sociologia Rural (ESRS).
Colabora de perto com o Comité de Investigação em Sociologia da Agricultura e Alimentação (RC40) da Associação Internacional de Sociologia (ISA). No RC40, trabalhou na organização da conferência "The Food System in the (Post) Pandemic World" na Universidade de Leipzig. Em 2021, foi investigador visitante na Universidade de Ghent (Bélgica) e no mesmo ano também foi professor convidado no departamento de Sociologia da Universidade Técnica do Médio Oriente, no curso de Sociologia Rural.
No passado, trabalhou como docente e como investigador do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Ancara, de 2018 a 2023. Nesse contexto, esteve por um breve período, em 2022, na Universidade Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana) como docente visitante, lecionando sobre Transformação Rural na Turquia, e em 2023 esteve na Universidade de Havana (Cuba) lecionando sobre Mudança Social na Turquia: 1923-2023.
Antes da sua longa estadia na Turquia, trabalhou como assistente no projecto FCT "RURAL MATTERS- Meanings of the Rural in Portugal: between social representations, consumptions and development strategies" na Universidade de Aveiro.
Publicou em revistas internacionais e apresentou diversos de trabalhos em conferências internacionais, em inglês, português e espanhol, especialmente na área de sociologia rural. Na Turquia, trabalhou em temas como movimentos sociais, soberania alimentar, política rural e autoritarismo populista.