Francesco Vacchiano
Francesco Vacchiano é antropólogo e psicólogo clínico com interesses em migrações, antropologia médica e psicológica, processos de construção das fronteiras em Europa (que incluem burocracias e políticas de cidadania e de ‘gestão’ da imigração) e sociedades e instituições do Norte da África (com particular referencia à experiencia social dos jovens). Tem vindo a integrar a investigação e a prática clínica na área da saúde mental e migração (etnopsicologia), desenvolvendo a sua atividade profissional em Itália e em Portugal. Tem efectuado pesquisas em Marrocos, Tunísia e na região do Mediterrâneo sobre alguns dos principais perfis da mobilidade humana contemporânea (‘menores não acompanhados’, refugiados e ‘vítimas de tráfico’) e sobre as políticas e práticas da sua inclusão / exclusão.
Atualmente estuda as expectativas relacionadas à migração e ao ativismo no norte da África.
Tem lecionado em programas de antropologia, psicologia, trabalho social, estudos mediterrânicos e sobre Norte de África em Itália, Espanha, Portugal e Suíça.
É investigador principal do projeto exploratório “Globalmente Sensível: Revolta, Cidadania e Expectativas para o Futuro no Norte da África”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2015-2020) e investigador na iniciativa de investigação-ação “Integra. Entre a biomedicina e as terapias locais”, financiado pelo programa FIAM do Fundo Italiano de Cooperação Internacional (2015-2018).
Publicações disponíveis em https://ics.academia.edu/FrancescoVacchiano