Andy Inch
Nasci em Edimburgo e licenciei-me em Literatura Inglesa e História Moderna na University of Saint-Andrews (1995-1999). Ensinei Inglês no Japão, Espanha e Reino Unido antes de obter um mestrado (2005) e doutoramento (2009) em Planeamento Urbano pela Oxford Brookes University, UK.
Durante o ano académico de 2009-2010 fui ‘lecturer' em Planeamento e Estudos Urbanos na Heriot-Watt University em Edimburgo, UK. De 2010-2016 fui ‘lecturer' no Department of Urban Studies and Planning na University of Sheffield, UK. Durante estes anos, lecionei nas áreas do planeamento e estudos urbanos ao nível da licenciatura, mestrado e doutouramento.
Ainda em Sheffield, comecei-me a interessar no modo como a pesquisa participativa pode ajudar os cidadãos a planear soluções para os complexos desafios sócio-espaciais que enfrentam. Juntamente com o Dr. Lee Crookes, fundei o Westfield Action Research Project (WARP), uma parceria comunidade-universidade que visou desenvolver novas formas do educação e pesquisa mais participativa em Sheffield, UK.
Desde Setembro de 2016 sou investigador pós-doc no Instituto de Ciências Sociais da ULisboa onde integro o grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade.
A minha investigação centra-se na interseção entre o planeamento e desenvolvimento urbano, ciência politica e à administração pública. Até à data, tenho vindo a desenvolver projectos em duas áreas especifícas da teoria e prática do planeamento urbano:
1. As dimensões ideológicas, políticas e culturais das tentativas de reformar os sistemas e práticas de planeamento, nomeadamente na forma como as ideias e práticas de planeamento urbano são remodeladas e como os vários atores respondem à mudança.
2. Oposição a novos desenvolvimentos urbanos com especial atenção às experiências de mobilização e conflito dos cidadãos e o que nos podem ensinar sobre as políticas de planeamento urbano e seu potencial como meio democrático. Este trabalho baseou-se no meu envolvimento contínuo com a Planning Democracy (<http://www.planningdemocracy.org.uk/),> uma organização não governamental que lida com questões de planeamento territorial na Escócia.
Sou autor de vários artigos e capítulos de livros bem como desenvolvi projetos financiados e atividades de consultoria sobre estes temas. Sou um dos editores de "comment and reviews" da revista Planning Theory and Practice e editor europeu de International Planning Studies.
O meu projeto de investigação de pós-doutoramento no ICS (FCT SFRH / BPD / 110582/2015) baseia-se nestas linhas temáticas, e tem como objectivo explorar a forma como o futuro das cidades, bairros e comunidades poderão ser governáveis de um modo mais democrático e justo.