"In Memoriam Jorge Sampaio"

"In Memoriam Jorge Sampaio"

 

Faleceu hoje o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, uma personalidade destacada da vida pública em Portugal ao longo de mais de meio século, antes e depois do 25 de Abril. Militou contra o regime ditatorial do Estado Novo e contra a guerra colonial nas décadas de sessenta e de setenta e foi candidato a deputado pela oposição. Advogado de profissão, defendeu por diversas vezes em tribunal oposicionistas presos. A sua atividade política prosseguiu sob o regime democrático, tendo sido um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista (MES) e, posteriormente, militante do Partido Socialista, de que foi secretário-geral, e teve uma ação destacada como presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A sua atuação humanista e democrática fez-se sentir aos mais diversos níveis, desde o combate pela erradicação dos bairros de lata no município lisboeta à ação empenhada no combate pela independência de Timor-Leste, e, mais recentemente, no apoio aos refugiados. Opôs-se publicamente à guerra no Iraque.

A sua vida está intimamente ligada à Universidade de Lisboa, onde estudou e de que era Doutor Honoris Causa, pois foi presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito e um líder estudantil na crise de 1962, momento crucial no desenvolvimento da oposição ao Estado Novo. E também, num grau muito menor, mas importante para a nossa comunidade, o ICS, a cujo Conselho de Desenvolvimento Institucional, órgão consultivo do Conselho de Gestão, aceitara presidir desde 2013.
O Conselho de Gestão apresenta, por este meio, as condolências do ICS à família de Jorge Sampaio, ao mesmo tempo que evoca o seu perfil cívico exemplar.

Lisboa, 10 de setembro de 2021
O Conselho de Gestão 

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa