ESTÁGIOS DE VERÃO | Ciência Viva - 2020

Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º      Área Sociologia
Data: de 10-08-2020 a 21-08-2020      Horário: Manhã + Tarde

Descrição:

Não deve haver uma única pessoa que não tenha já encontrado ou visto 17 quadradinhos coloridos alinhados ao lado uns dos outros, com um desenho no meio. Quase todos saberão que os 17 quadradinhos coloridos correspondem aos célebres 17 ODS, ou melhor, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS surgiram porque a ONU, ou seja, o conjunto dos quase 200 países que existem no mundo, cujo secretário geral é António Guterres, reconheceram a necessidade e urgência de alcançar até 2030, 17 objectivos claros, e que devem ser implementados em todos os países do mundo, orientando políticas nacionais e medidas de cooperação internacional.
Os temas e problemas são tão diversos e importantes como: a erradicação da pobreza e da fome, redução das desigualdades sociais, acesso à saúde, à educação, à água e ao saneamento, combate às alterações climáticas e à degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres, energia acessível e limpa, reforço da igualdade de género, produção e consumo responsáveis e cidades sustentáveis, novos empregos, acesso à justiça, combate à corrupção e instituições fortes que protejam os bens comuns.
Os ODS foram aprovados em 2015 e são eles que constituem a esperança para construirmos um mundo melhor para toda a Humanidade esteja ela onde estiver, tenha ela o grau de desenvolvimento que tiver, seja ela quem for. Isto porque se trata de um desenvolvimento que respeite e regenere o ambiente, invista numa economia mais verde e tenha em conta o bem-estar de todas as sociedades.
Os 17 ODS, que estão depois especificados em 169 metas, são um plano de acção para o mundo. Ânimo, pois!

Este estágio tem por finalidade explorar os ODS através das ferramentas das ciências sociais. Iremos explorar os projetos que o ICS tem em curso sobre ODS, procurar e analisar dados, fazer trabalho de campo sobre o tema e experimentar as ferramentas disponíveis, como é o caso de um jogo inspirado nos ODS.

LInk para candidaturas: https://www.cienciaviva.pt/ocjf/2020/inscricao.asp?accao=showmenualuno

1º dia de estágio
Local de encontro: Instituto de Ciências Sociais ULisboa     Hora: 09:30