Estudos de Desenvolvimento

Idioma:
Inglês

O Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (Development Studies - DS) visa fornecer formação de alta qualidade e produzir investigação inovadora sobre os processos de transformação económica, socio-ecológica e política, incluindo um foco na dimensão urbano-rural do desenvolvimento.

O programa de doutoramento foi criado em 2009 no ISEG (Escola Superior de Economia e Gestão). Em 2017, o doutoramento foi restruturado em parceria com quatro escolas de referência da Universidade de Lisboa: ICS (Instituto de Ciências Sociais), ISEG, IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e ISA (Instituto Superior de Agronomia).

O novo programa aborda os principais desafios do desenvolvimento a partir de uma perspetiva disciplinar mais rica incluindo: teorias de desenvolvimento e modernidade, a política e as políticas de desenvolvimento, transições de sustentabilidade e foco no desenvolvimento urbano-rural. O programa coloca a ideia de desenvolvimento do século XXI tendo como plano de fundo o Antropoceno (a época em que o ser humano atinge a capacidade de afetar o seu planeta), e consequentemente uma série de crises e desafios que exigem um questionamento fundamental do paradigma do infinito crescimento e a exploração de caminhos inovadores para o desenvolvimento.

Para mais informações poderá consultar a Brochura ou contactar a coordenação através dos e-mails:
Olivia Bina
Simone Tulumello
Roberto Falanga

Destinatários e saídas profissionais

Todos os interessados em adquirir conhecimento e fazer investigação com uma vista a trabalhar no desenvolvimento internacional e nacional quer no sector público, no sector privado ou em sectores sem fins lucrativos.

As saídas profissionais incluem o ensino e a investigação na área, cargos de gestão e executivos em organizações internacionais e nacionais, consultoria, formação, projetos de investigação, jornalismo, planeamento e desenvolvimento de políticas públicas e avaliação das mesmas, e projetos políticas sociais.

Este doutoramento é ministrado em inglês, mas oferece tutoriais em Português e Inglês.

A tese poderá ser escrita em Português ou inglês.

Estrutura Curricular

O Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento é um programa de três anos no qual os alunos deverão obter um total de 180 ECTS (créditos):

• Unidades Curriculares (60 ECTS);
  • Preparação, submissão e defesa de tese (120 ECTS).

As unidades curriculares são ministradas no primeiro ano do Programa ao longo de 2 semestres:

1.º ANO - 1.º SEMESTRE

1.º ANO - 2.º SEMESTRE

As aulas são ministradas no ICS-ULisboa.

2.º ANO

Unidades Curriculares ECTS
Trabalho de Investigação/Dissertação 60 ECTS

3.º ANO

Unidades Curriculares ECTS
Trabalho de Investigação/Dissertação 60 ECTS

Requisitos

Mestrado nas áreas de Economia, Gestão, Direito, Sociologia, Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais, História, Antropologia, ou qualquer outra área considerada relevante.

Estudantes com média de 16 ou mais (em 20) ou, excecionalmente, com média inferior a 16, mas experiência académica ou profissional relevante.
A seleção feita pela comissão Científica do doutoramento basear-se-á nos seguintes critérios:

• Mestrado e respetiva classificação final;
  • Licenciatura e respetiva classificação final;
  • Experiência académica e profissional relevante;
  • Projeto de investigação.

Candidaturas

Período de candidaturas para o ano letivo 2023/2024

1.ª fase: 12 de Dezembro 2022 a 17 de Fevereiro 2023
2.ª fase: 20 de Março 2023 a 19 de Maio 2023

Candidaturas exclusivamente online através do FenixEdu: https://fenix.ics.ulisboa.pt.

Caso já possua uma conta no ICS deverá utilizar as suas credenciais Campus/Edu para realizar a candidatura. Poderá recuperar o acesso à conta ULisboa em: https://utilizador.ulisboa.pt.

Caso nunca tenha sido estudante do ICS, deverá realizar o registo em: https://fenix.ics.ulisboa.pt/accountCreation.

Caso não se recorde dos dados de acesso ao Fénix do ICS, deverá recuperar o acesso em: https://fenix.ics.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

A candidatura tem um custo de 50 €.

Os candidatos devem formalizar a sua candidatura com os seguintes documentos:

• Certificado de habilitações (Mestrado ou grau académico equivalente);
  • Currículo escolar, científico e/ou profissional;
  • Documentos comprovativos referenciados no Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Projeto de investigação;
  • Cartas de recomendação (2);
  • Comprovativo de competências de nível B1 ou superior de inglês (em caso de não ser nativo de país de língua inglesa);
  • Outros documentos relevantes.

A validação da candidatura implica o pagamento da respetiva taxa.