Análise de Dados Qualitativos Assistida por MAXQDA

Análise de Dados Qualitativos Assistida por MAXQDA

Local: 
Online
Data: 
29/06/2020 a 03/07/2020
Horário: 
10:00 - 13:00
Idioma: 
Português
Créditos: 
3 ECTS

Objectivos

O objetivo central deste curso é facultar uma formação em análise de dados qualitativos assistida por computador que garanta um conhecimento das principais ferramentas e recursos atualmente disponíveis, assim como das principais tendências nesta área. Uma componente conceptual e epistemológica forte e diversificada, será combinada com uma formação prática e operacional, que permitirá aos participantes apreender as opções existentes e dessa forma direcionarem corretamente o seu trabalho. Será dado destaque particular à análise de conteúdo enquanto abordagem metodológica capaz de dialogar com uma ferramenta microinformática de suporte ao processo de investigação e de análise de dados.

Neste curso, haverá espaço para a realização de operações com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo entrevistas, grupos focais, imagens, dados tabulados, diplomas legais, recolhas de imprensa, referências bibliográficas, ficheiros de áudio ou vídeo, ou ainda dados advindos de novas fontes de dados digitais, tais como páginas internet ou redes sociais. Atividades de prática assistida serão combinadas com um conjunto alargado de materiais de suporte, incluindo a disponibilização de tutoriais detalhados para referência futura.

Nesta modalidade de regime de ensino à distância, será utilizada a plataforma Moodle para gestão de conteúdos de formação. O curso contará de 15 horas de contacto, regime síncrono através de plataforma de videoconferência. O ensino será acompanhado por materiais devidamente ajustados a este formato. Aos participantes, será dada a possibilidade de realização de um pequeno projeto de análise de dados qualitativos de acordo com os seus interesses de investigação ou profissionais. Tal projeto será discutido durante as sessões da tarde. Aos participantes, é garantido o auxílio para a realização das tarefas propostas. A obtenção de ECTS fica sujeita à apresentação de trabalho final. O curso não está sujeito a avaliação sumativa.

Destinatários

O curso destina-se estudantes do ensino superior, a docentes, a investigadores, a quadros superiores de empresa, a especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que pretendam obter conhecimentos em termos de metodologia de investigação científica na análise de dados qualitativos e que utilizem ou pretendam vir a utilizar aplicações para a realização de análise de dados qualitativos de diferente tipologia.

Bibliografia

Bardin, Laurence (2014). Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70.

Bernard, Harvey Russel; Ryan, Gery Wayne (2010). Analyzing Qualitative Data: Systematic Approaches. London: SAGE Publications.

Fielding, Nigel; Lee, Raymond (1998), Computer Analysis and Qualitative Research. London: SAGE Publications.

Gibbs, Graham R. (2007), Analyzing Qualitative Data. London: SAGE Publications.

Krippendorff, Kimberly (2004). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Kuckartz, U. (2014). Qualitative Text Analysis: A Guide to Methods, Practice & Using Software. London: SAGE Publications.

Kuckartz, U., & Rädiker, S. (2019). Analyzing qualitative data with MAXQDA: Text, audio, and video. London: SAGE Publications.

Lewins, Ann; Silver, Christina (2014), Using Software in Qualitative Research: A Step-by-Step Guide. London: SAGE Publications.

Michael Huberman & Matthew B. Miles (Eds.) (2002). The Qualitative Researcher's Companion. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Neuendorf, K. A. (2002). The Content Analysis Guidebook. London: SAGE Publications.

Silverman, David (2013). Doing Qualitative Research. London: SAGE Publications.

 

Francisco Freitas [ff@combo.pt] (MAXQDA Certified Professional Trainer) [http://www.maxqda.com/workshoptrainer/francisco-freitas]

Dia 1 | 10h00-13h00:
Aspetos epistemológicos e conceptuais da investigação com recurso a dados qualitativos, recursos de apoio

Atividades/Conteúdos
-Epistemologia da análise de dados qualitativos;
-Objetivos e domínios de aplicação;
-Etapas da análise de dados qualitativos;
-Procedimentos de análise de conteúdo
-Construção de grelhas de análise;
-Implicações e particularidades da utilização aplicações na análise de dados qualitativos;
-Repositórios de dados qualitativos;
-Ferramentas para gestão e manipulação de dados qualitativos.

Dia 2 | 10h00-13h00:
Introdução ao MAXQDA e gestão de ficheiro de projeto

Atividades/Conteúdos
-Recolha de dados com MAXApp (i.e. recolha de texto, imagem, áudio e/ou vídeo);
-Interface, organização interna e gestão da informação em MAXQDA;
-Criação e gestão de ficheiro de projeto;
-Criação de novos documentos e inserção de dados;
-Transcrição de áudio e/ou vídeo em MAXQDA;
-Preparação e importação de documentos;
-Importação de documentos pré-processados (e.g. grupos de discussão ou questionários);
-Importação de dados bibliográficos;
-Captura e importação de páginas Internet;
-Recolha de dados de Redes Sociais: Twitter e YouTube;
-Operações com dados tabulados.

Dia 3 | 10h00-13h00:
Preparação, análise e categorização de dados

Atividades/Conteúdos
-Categorização e codificação através de grelha de análise;
-Utilização de cores na categorização de dados e Emoticodes;
-Definição de favoritos de códigos
-Codificação pelo parafrasear de informação
-Transformação do Sistema de Códigos
-Ferramentas de anotação e gestão de anotações;
-Pesquisa de informação codificada
-Ligação de documentos;
-Trabalho em equipa com MAXQDA;
-Referenciação de dados em MAXQDA;
-Definição de variáveis, importação e exportação.

Dia 4 | 10h00-13h00:
Pesquisar, consultar e definição de critérios de análise

Atividades/Conteúdos
-Pesquisa e recuperação de informação;
-Pesquisas lexical simples e pesquisa alargada/complexa;
-Ativação por variável e ativação por cores;
-Transformação de códigos em variáveis;
-Autocodificação de dados e de resultados;
-Exportação e importação de dados;
-Comparação de grupos;
-Sumários e grelhas de análise;
-Gráficos, estatísticas, processamento quantitativo de informação;

Dia 5 | 10h00-13h00:
Reportar de achados e conclusões

Atividades/Conteúdos
-Extração de informação tabulada;
-Extração de livro de códigos;
-Ferramentas visuais: implementação e teste;
-Exportação de resultados;
-Tabelas de resultados predefinidas;
-Partilha e impressão de conteúdos;
-Resumos;
-Relatórios.

Para as sessões de projeto pessoal (tutoria) - Acompanhamento individual (período da tarde, sob agendamento);

Atividades/Conteúdos
-Organização dos participantes em grupos de acordo com interesses ou metodologias de investigação em uso;
-O atendimento será feito por inscrição e gerido através da plataforma Moodle;
-Cada estudante deverá apresentar uma proposta de trabalho (i.e., projeto de investigação);
-Será facultado apoio individualizado à implementação dos projetos de investigação;
-Os projetos devem ser realizados com recurso ao material empírico de cada participante;
-Aconselhamento e teste de funcionalidades específicas ajustadas ao trabalho em questão;
-É garantida a confidencialidade de todas as propostas de trabalho.

Resumo: 5 sessões síncronas, mínimo de 15 horas de contacto. A obtenção dos 3 ECTS fica sujeito à apresentação de um projeto final em MAXQDA até 7 dias após final do curso.

Requisitos

Para a frequentar o curso, o candidato deverá ter 18 ou mais anos de idade e enquadrar-se no público-alvo definido. Em caso de preenchimento da totalidade das vagas, para a seriação será dada preferência a candidatos a preparar teses ou dissertações que envolvam projetos de investigação relacionados com as temáticas propostas. É recomendável um bom domínio da língua inglesa para domínio da bibliografia de suporte. Requerido acesso à Internet.

Os participantes deverão utilizar o seu próprio computador pessoal (Windows ou Macintosh). Não é recomendável o recurso a Netbooks.

Software necessário: MAXQDA (condições especiais para todos os participantes: serão facultadas licenças temporárias do programa + materiais promocionais) + browser + aplicação para utilizar folhas de cálculo. Serão listadas aplicações a instalar previamente e partilhadas as instruções necessárias.

Linguagem de instrução: português e/ou inglês (caso o nº de inscritos de língua estrangeira o justifique).

Inscrições

Propinas: 200 €
Pagamento no ato da inscrição: 30€ (a descontar ao total da propina)

Comunidade ICS: 50% de desconto no valor total da propina

O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável

A escola só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito.

Coordenador